Conteúdos

– Leitura e compreensão textual;
– Meio ambiente;
– Arte Moderna.

Objetivos

– Demonstrar autonomia durante situações de leitura, fazendo-a de forma crítica, sensível e prazerosa.

– Apresentar pensamento crítico e responsabilidade nas diferentes situações sociais e ambientais, utilizando a leitura e a reflexão sobre as mesmas.

– Utilizar diferentes linguagens como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação a partir de obras da escritora Christina Dias.

– Experimentar diferentes formas artísticas a partir de materiais, técnicas, instrumentos e recursos capazes de favorecer a relação entre observar e realizar um trabalho de Arte.

– Pesquisar sobre o meio ambiente através de comparativos da vida de animais com situações cotidianas, fomentando o aprendizado de valores, aguçando os sentidos.

1ª Etapa: Introduzindo o tema

Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.



• Inicie a aula lendo para os alunos o livro “O ARMÁRIO DO JOÃO-DE-BARRO” da escritora, Christina Dias. Converse com os alunos sobre o que compreenderam do texto e aborde o conceito de sustentabilidade contextualizando a história com informações disponíveis no link 3, aba Para organizar seu trabalho e saber mais.



• Proponha a atividade do anexo 1 para trabalhar a compreensão e interpretação de texto.



• Em seguida, pesquise com o grupo informações sobre o pássaro joão-de-barro (nome popular, nome científico, descrição, habitat, alimentação e considerações), utilizando o link 1, aba Para organizar seu trabalho e saber mais. Proponha que os alunos façam comparações entre os tipos de casa, tanto as de bicho com as de gente.



• Você poderá propor que eles construam uma casa de passarinho utilizando materiais recicláveis.

2ª Etapa: Oficina de reciclagem de papel

• Realize uma oficina de reciclagem de papel semente seguindo as instruções disponíveis no link 4 da aba Para organizar seu trabalho e saber mais.



• Depois, proponha que os alunos escrevam sonhos e ideias no papel semente, conforme o livro trabalhado na 1ª etapa.



• Você poderá também plantar os papéis com o grupo e propor a construção de um jardim sensorial, tendo como inspiração o livro “UM JARDIM PARA PÉTALA”, da escritora Christina Dias.

3ª Etapa: Oficina de mosaicos

• Leia para a turma o livro “INSTRUÇÕES PARA CONTRUIR UMA FLOR”, da escritora Christina Dias. Depois peça aos alunos que reflitam sobre a Arte Moderna, tendo como inspiração as obras de Gaudí e Casa da Flor, de Gabriel Joaquim dos Santos. Mais informações no link 5, aba Para organizar seu trabalho e saber mais.



• Aproveite o tema para trabalhar com a construção de mosaicos utilizando vidros coloridos e materiais de descarte. 

4ª Etapa: Jardim sensorial

• Nesta etapa estimule a criação de um jardim sensorial em parceria com a comunidade escolar. Para isso proponha o plantio de sementes, plantas e arbustos tendo como referência o link 2, explorando os sentidos, da aba Para organizar seu trabalho e saber mais. Incentive a preservação das espécies nativas na região, flora e fauna e componha o jardim com as casinhas de pássaros elaborados pelos alunos.

5ª Etapa: Avaliação

• Finalizando, estimule os alunos para que se percebam integrantes, dependentes e agentes transformadores, valorizando atitudes que contribuam para a conservação do meio, através de autoavaliação, reflexão e novas propostas de ação.

Materiais Relacionados

1- Pesquisa sobre o pássaro joão-de-barro. Disponível.

2- Exploração dos sentidos por meio da Botânica. Breve explicação sobre tipos de plantas específicas para aguçar cada sentido. Disponível.

3- Sustentabilidade. Site de atualidades e propostas sustentáveis. Disponível.

4- Como reciclar papel. Disponível.

5- Contextualização do livro “Instruções para construir uma flor”, da escritora Christina Dias. Documentário disponível

 

Arquivos anexados

  1. Formação de leitores: da compreensão à contextualização

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.