Conteúdos

Este plano de aula para os anos iniciais do ensino fundamental trata da formação de frases, buscando apoiar o(a) professor(a) na estruturação de aulas que auxiliem na compreensão dos elementos básicos da frase, suas funções e a estrutura de diferentes tipos de frases.

Objetivos

  • Conhecer os elementos básicos da frase;
  • Entender a estrutura das frases afirmativas, negativas e interrogativas; e
  • Compreender como se dá a construção de frases em língua portuguesa.

Conteúdos/Objetos do conhecimento:

  • Elementos da frase;
  • Estrutura das frases afirmativas, negativas e interrogativas; e
  • Formação de frases.

Palavras-chave:

Língua portuguesa. Formação de frases.

Previsão para aplicação:

2 aulas (50 min/aula).

1ª Etapa: O que é uma frase?

Para dar início à aula, pergunte aos seus alunos se eles sabem o que é uma frase. Deixe que compartilhem suas hipóteses com a turma e medie o debate se for necessário.

Depois disso, conte aos seus alunos que a frase é um conjunto de palavras que, juntas, expressam uma ideia completa. Dê alguns exemplos de frases simples para facilitar a compreensão – exemplos: a) A menina corre; e b) O cachorro late.

Por fim, peça aos alunos que deem exemplos de frases.

2ª Etapa: Quais são os elementos de uma frase?

Escreva uma frase na lousa e peça que seus alunos tentem descrever cada um de seus elementos.

Exemplo: O gato dorme no sofá.

A partir dessa frase, introduza os elementos básicos de uma frase:

  • Sujeito: quem ou o que realiza a ação – no exemplo, “O gato”.
  • Verbo: a ação ou estado – no exemplo, “dorme”.
  • Complemento: informações adicionais sobre a ação – no exemplo, “no sofá”.

3ª Etapa: Qual a função de cada elemento na construção de frases?

Ainda utilizando uma frase como ponto de partida. Pode ser utilizada a mesma frase do exemplo anterior; desafie a turma a descobrir a função de cada um dos elementos na construção da frase.

Depois disso, explique com detalhes a função dos elementos:

  • Sujeito: indica quem ou o que está realizando a ação.
  • Verbo: descreve a ação ou estado do sujeito.
  • Complemento: completa o sentido do verbo, dando mais informações sobre a ação.

4ª Etapa: Estrutura das frases afirmativas, negativas e interrogativas

Com a ajuda de seus alunos, convertam a frase para as estruturas afirmativa, negativa e interrogativa, e discutam sobre a estrutura de cada uma delas.

Em seguida, explique à turma cada uma das estruturas, conforme as informações abaixo:

Frase afirmativa:

Estrutura básica: sujeito + verbo + complemento.

Exemplo: O gato dorme no sofá.

Frase negativa:

Estrutura básica: sujeito + não + verbo + complemento.

Exemplo: O gato não dorme no sofá.

Frase interrogativa:

Estrutura básica: verbo + sujeito + complemento + ?

Exemplo: O gato dorme no sofá?

5ª Etapa: Propostas de atividades de fixação

Atividade individual:

Distribua folhas com frases incompletas para que os alunos completem com os elementos corretos.

Exemplo: “______ (sujeito) gosta de ______ (complemento).”

Atividade em grupo:

Divida a turma em pequenos grupos e forneça conjuntos de palavras para que formem frases completas.

Ao final, cada grupo deverá apresentar suas frases para a turma.

Plano de aula elaborado pela professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Crédito da imagem: FG Trade – Getty Images

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.