Conteúdos
• Tecnologias Assistidas: conceito/tipos;
• Comunicação alternativa e aumentativa;
• Recursos de comunicação alternativa: baixa tecnologia e alta tecnologias;
• Exploração e utilização das ferramenta
Objetivos
• Ampliar o repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão, por meio do uso do software livre Hagaquê, como possibilidade de construção de pranchas de comunicação alternativa.
1ª Etapa: Acolhimento e sensibilização
Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.
O início dos estudos dar-se-á através da dinâmica de acolhimento, com boas vindas aos professores cursistas por meio de um vídeo “Flores Desabrochando”, disponível no link 7, aba Para organizar seu trabalho e saber mais. A exibição do vídeo terá como objetivo sensibilizar os professores para a temática a ser trabalhada, o vídeo trata da construção de histórias em quadrinhos.
2ª Etapa: Apresentação do Software HQ – conceito, objetivos, possibilidades de uso na confecção de pranchas comunicativas.
Para introduzir o assunto faça uma sondagem sobre as experiências que os cursistas têm como leitores de HQ. Em seguida, apresente o vídeo “O que são quadrinhos?” disponível no link 8, aba Para organizar seu trabalho e saber mais. Após o vídeo proponha uma discussão usando trechos do vídeo.
Em seguida, apresente o material didático a dar suporte à pesquisa sobre o software de histórias em quadrinho, bem como textos e tutoriais sobre o assunto. A apresentação será feita com telas do PowerPoint em uma exposição dialogada com os participantes.
A história em quadrinhos como recurso pedagógico está disponível no link 2, aba Para organizar seu trabalho e saber mais.
3ª Etapa: Demonstração da atividade de confecção de pranchas no software hq
Nesta etapa será estruturado um miniprojeto, com categorias e subcategorias, para a confecção da prancha modelo com a temática higiene. Para a realização dessa tarefa defina previamente o layout da prancha que será confeccionada e, posteriormente, a construção de um banco de dados com pictogramas para compor as subcategorias em pastas específicas. Ex. na categoria higiene serão selecionadas pastas com subcategorias: lavar as mãos, tomar banho, escovar os dentes, etc.
4ª Etapa: Realização da atividade de confecção de pranchas no software hq com os cursistas
Cada cursista construirá sua prancha com a mediação de professores e estagiários colaboradores do curso.
5ª Etapa: Apresentação das atividades pelos cursistas
Os cursistas, em duplas ou trios, apresentarão as pranchas elaboradas, orientadas pelas categorias escolhidas, conforme a realidade das escolas.
Cada apresentação deverá contemplar: a descrição dos recursos tecnológicos usados, a condição de ajuda à deficiência presente na realidade escolar dos cursistas, identificando de que forma as pranchas produzidas poderão facilitar que as pessoas com deficiência realizem suas atividades escolares de forma similar às pessoas sem deficiência.
6ª Etapa: Encerramento das atividades do dia
A avaliação da aula será feita por meio da “dinâmica da palavra chave”. Cada cursista proferirá uma palavra que representa sua impressão sobre os momentos de aprendizagem vivenciados no decorrer da aula.
Materiais Relacionados
1- Apostilha Hagaquê – esse material poder encontrado no link;
2- Slides com informações importantes sobre histórias em quadrinhos, como produzir, técnicas etc. Pode ser acessado no endereço;
3- Vídeo sobre Quadrinhos, pode ser acessado no youtube;
4- Tutorial do software Hagaquê;
5- Coletânea de textos de diversos autores intitulada “História em Quadrinhos: um recurso de aprendizagem”;
6- Vídeo que trata sobre o tema Comunicação Alternativa;
7- Vídeo Flores desabrochando;
8- Vídeo “O que são quadrinhos?”.