Conteúdos

Energia no cotidiano

Fontes renováveis e não renováveis de energia

Fontes de energia consideradas limpas

Prós e contras da utilizaç&a

Objetivos

Identificar as diferentes fontes de energia utilizadas em nosso cotidiano.

Compreender o significado de fontes de energia renováveis e não renováveis.

Reconhecer os prós e contras, para o ambiente e seres vivos, da utilização de fontes de energia consideradas limpas.

 

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Antes de iniciar, consulte os links sugeridos na área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais



Inicie esse plano de aula com a turma reunida procurando identificar os conhecimentos dos alunos sobre a utilização de energia em seu cotidiano. Esclareça que a energia a qual você se refere não é a energia proveniente do metabolismo e sim da energia que provém do ambiente. Lance perguntas como: em quais atividades diárias vocês utilizam energia proveniente do ambiente? Vocês têm conhecimento qual é a fonte dessa energia? Pagamos para utilizar a energia do ambiente? De que forma são cobradas as taxas referentes à energia que é utilizada em nosso cotidiano?



OBS: Provavelmente os alunos farão menção à energia elétrica que garante o funcionamento de aparelhos eletrodomésticos e iluminação. Explore no decorrer da conversa outros tipos, como o combustível dos automóveis, o gás de cozinha, etc.Finalize esse plano de aula elaborando uma tabela na lousa, juntamente com os alunos. Veja exemplo:



2ª Etapa: Conceituando fontes de energia renováveis e não renováveis

Dando continuidade à discussão da aula anterior, o objetivo dessa etapa é conceituar os termos “energias renováveis” e “não renováveis”. Para isso, confeccione cartões com as diferentes fontes de energia renováveis e não renováveis que possam ser afixados na lousa (use durex dupla face no verso)


Energia do Carvão; 

Energia do Petróleo; 

Energia do Gás Natural; 

Energia do Urânio; 

Energia Hídrica; 

Energia Eólica; 

Energia Solar; 

Energia Geotérmica; 

Energia das Ondas e Marés; 

Energia da Biomassa.



Inicie essa etapa com a turma reunida esclarecendo o conceito de “renovável” e não renovável”. Para isso, tenha por base o texto indicado no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Distribua os cartões entre alguns alunos e divida a lousa em duas colunas (renovável e não renovável). Solicite que os alunos que estão com os cartões, um de cada vez, se dirijam à lousa e afixem o cartão em uma das colunas.



Questione um(a) dos (as) alunos(as) que está sem o cartão se ele(a) concorda com a classificação do(a) colega, justificando a classificação. Pergunte aos demais alunos se todos concordam. Repita esse procedimento até finalizar os cartões.

3ª Etapa: Explorando as fontes de energia consideradas “limpas”

Informe aos alunos que a partir dessa etapa do plano de aula irão se aprofundar no conhecimento das fontes de energia consideradas “limpas”, ou seja, que não causam danos ao ambiente e/ou seres vivos.



No laboratório de informática, com os alunos divididos em duplas, oriente-os a explorar o Objeto Educacional indicado no item 2 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. 

 

4ª Etapa: Todas as fontes de energia consideradas limpas não causam danos ao ambiente e/ou seres vivos?

Dando continuidade à etapa anterior, com os alunos ainda divididos em duplas no Laboratório de Informática, solicite a elaboração de uma tabela, na qual irão elencar os benefícios e malefícios de cada uma das fontes estudadas, tanto para o ambiente como para os seres vivos. Para completar a pesquisa, além do OE, faça a indicação dos links sugeridos no item 3 do tópico “Para organizar seu trabalho…..”. Solicite a construção de uma tabela para sistematizar o conhecimento e circule entre os alunos para esclarecer eventuais dúvidas. Observe o exemplo:



 

5ª Etapa: Exercendo a cidadania

Solicite aos alunos que escolham uma das fontes de energia estudadas na etapa anterior e a comparem com o petróleo, considerado, atualmente, uma fonte de energia altamente poluente, devido à liberação de gás carbônico na atmosfera, quando da combustão de seus derivados.



Em seguida, solicite aos alunos a elaboração de um texto dissertativo, cujo objetivo será defender a utilização da energia limpa ao invés do petróleo. Esclareça os alunos que um texto dissertativo deve defender uma ideia e que é composto de introdução, desenvolvimento e conclusão.

Materiais Relacionados

1) O texto disponível aqui traz definições bastante didáticas dos termos “fontes renováveis de energia” e “fontes não renováveis de energia”.
 
2) O Objeto Educacional disponível aqui apresenta as diferentes fontes de energia que têm sido consideradas limpas e é de fácil compreensão e manuseio.
 
3) Os textos disponíveis aqui e aqui trazem informações sobre os prós e contras da utilização de fontes de energia consideradas limpas, para o ambiente e seres vivos.

 

Arquivos anexados

  1. Fontes de energia

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2 Comentários
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ADRIELLE FERREIRA
6 anos atrás

Muito bom esse material.

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Editor
Instituto Claro
6 anos atrás

Olá Giovana! Este foi publicado em 26 de fevereiro de 2016. Obrigada!

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