Conteúdos
Este plano de aula tem como principal objetivo apresentar a lenda do Saci-pererê.
Objetivos
- Conhecer a lenda do Saci-pererê e a sua origem;
- Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e resolução de problemas; e
- Trabalhar a interdisciplinaridade.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- Cultura brasileira: folclore; e
- Literatura infanto-juvenil.
Palavras-chave:
Literatura infanto-juvenil. Saci-pererê. Folclore brasileiro.
Ano:
Anos iniciais do ensino fundamental.
Previsão para aplicação:
2 aulas (50 min/aula).
Crédito: Colecionador de Sacis
Acesso em: 23 de outubro de 2023.
1ª Etapa: Conhecendo a história e a sua origem
Vocês sabem quem é o Saci-pererê? Já ouviram falar sobre um menino levado de uma perna só?
O que vocês sabem sobre esse personagem tão querido do folclore brasileiro? Quem sabe quando é celebrado o dia do Saci-pererê?
Após um “aquecimento” com a turma a respeito do que os alunos sabem sobre o Saci-pererê, apresente a lenda. Lembre-se de mencionar a data em que celebramos o dia do Saci, 31 de outubro, juntamente com o dia das bruxas.
Sugestão: faça uma leitura compartilhada da história, solicite que cada aluno leia um parágrafo. Para isso, você precisará imprimir e solicitar que os estudantes se sentem em duplas.
Sugestões de textos, disponíveis em:
Acesso em: 23 de outubro de 2023.
Acesso em: 23 de outubro de 2023.
As versões citadas acima possuem bastante similaridade e são compatíveis com a faixa etária dos estudantes (ensino fundamental I).
Após a leitura, incentive a turma a participar dando palpites e sugestões a respeito da origem da lenda do Saci.
As versões citadas acima possuem bastante similaridade e são compatíveis com a faixa etária dos estudantes (ensino fundamental I).
Após a leitura, incentive a turma a participar dando palpites e sugestões a respeito da origem da lenda do Saci.
A origem do Saci-pererê
A lenda do Saci-pererê existe desde o final dos tempos coloniais e tem origem nas aldeias indígenas do Sul do Brasil.
O termo “Saci” vem da expressão tupi sa’si, que está relacionado a um pássaro, conhecido pelos nomes “Saci”, “Matimpererê” ou “Martim-pererê” (em tupi: matintape’re).
Inicialmente, o Saci era retratado como um personagem endiabrado, que possuía duas pernas e um rabo.
A partir da influência africana, ele perde a perna lutando capoeira e adquire o hábito de fumar o pito, ou seja, o cachimbo.
O gorrinho vermelho do Saci-pererê, por sua vez, advém do folclore do norte de Portugal. Era utilizado pelo lendário Trasgo, que possuía poderes sobrenaturais.
A lenda é contada em todas as regiões brasileiras e, por isso, a história modifica-se conforme o local. Em alguns lugares, ele possui nomes diferentes como: Saci-Cererê, Matimpererê, Matita Perê, Saci-Saçurá e Saci-Trique.
Acesso em: 23 de outubro de 2023.
Sugestão de proposta
Para finalizar a primeira etapa (1 aula/50 min), solicite que cada estudante desenhe sua versão do Saci-pererê, utilizando folha sulfite e lápis de cor/canetinha.
2ª Etapa: Fechamento - sugestões de propostas
Para realizar a proposta abaixo, faça parceria com o(a) professor(a) de educação física. Juntos, pensem em um circuito que fará com que os estudantes se sintam em uma floresta, em busca do Saci. Utilizem áreas verdes da escola ou uma praça do bairro – se possível.
Pega-pega Saci
O grupo escolhe quem será o pegador. Os outros participantes fogem, saltando com um pé só, como sacis. Quem colocar os dois pés no chão, para descansar, pode ser pego. O saci que é pego vira, automaticamente, o novo pegador.
Como capturar o Saci em uma garrafa
Materiais necessários: garrafa transparente, vinagre, água e detergente.
O lúdico e o “faz de conta” são ferramentas importantes no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, para esta proposta, use a imaginação para criar um cenário no qual a turma irá em busca do Saci, pois ele está pregando muitas peças pela escola.
Peça que a turma se divida em pequenos grupos, dependendo da quantidade de material disponível. Cada grupo receberá uma garrafa e um pouco de detergente e vinagre, que poderão ser compartilhados. Solicite aos grupos que encham as garrafas com água – podem ir ao pátio ou ao banheiro para fazer isso; depois acrescente algumas gotas de detergente e vinagre. Tampe a garrafa e faça movimentos circulares rápidos. Um redemoinho irá se formar. Quanto mais rápido o movimento, mais visível será o redemoinho.
Pegue essa dica: Passo a passo – redemoinho do Saci no pote
Acesso em: 23 de outubro de 2023.
Bom trabalho e bons estudos!
Plano de aula elaborado pela professora Letícia Baroni Gallo.
Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.