Conteúdos

Costuma-se dizer que o início da filosofia ocidental ocorreu na Grécia Antiga, após o Século V a.C. Foi pelos questionamentos dos filósofos chamados pré-socráticos que teve início, também, aquilo que hoje denominamos ciência. As

Objetivos

Compreender o nascimento da filosofia da ciência

 

Introduzir os questionamentos iniciais acerca da natureza na Grécia Antiga

 

Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais

 

Pesquise o conceito de Arché em http://www.infopedia.pt/$arche

 

Pesquise sobre a filosofia dos pré-socráticos e selecione de 6 a 8 filósofos, conhecendo seus principais pensamentos.

 

Pesquise sobre vulcões em atividade e selecione uma imagem em que seja retratada uma explosão, disponíveis em http://www.essaseoutras.com.br/vulcoes-em-erupcao-as-fotos-mais-incriveis-da-furia-da-natureza-veja

 

Explore os sites http://www.planetario.ufrgs.br/eclipselunar.html e http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u9121.shtml

 

Leia sobre os filósofos pré-socráticos em http://www.mundodosfilosofos.com.br/presocratico.htm e http://www.consciencia.org/temas/pre-socraticos

 

Veja o episódio 7 da Série Cosmos de Carl Sagan. É possível assisti-la com legendas em português (usar a tecla close caption “CC” com tradução) em http://www.youtube.com/watch?v=P8UsxHOgaTU&NR=1

1ª Etapa: Retomando a mitologia e a arché

Retome com os estudantes a diferença entre o pensamento filosófico e o pensamento mitológico. Após a retomada, introduza, então, o momento do surgimento da Filosofia ocidental, informando-os acerca de alguns dos primeiros questionamentos realizados pelos filósofos chamados de pré-socráticos ou filósofos da natureza.

Neste contexto, introduza a noção de filosofia da natureza e de arché. Comente também acerca da constante tentativa do homem grego antigo de explicar os fenômenos naturais por meio da observação e da busca de uma razão única para a constituição de todas as coisas.

2ª Etapa: Pesquisando sobre a passagem da mitologia para a ciência

Peça para os alunos pesquisarem sobre os eclipses. Para realizar a pesquisa, sugira os links:



http://www.planetario.ufrgs.br/eclipselunar.html

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u9121.shtml



Na pesquisa, os alunos deverão coletar noções científicas e mitológicas acerca dos eclipses, diferenciando-as.

Comente alguns dos resultados encontrados, enfatizando a necessidade humana de explicar determinados fenômenos que poderiam ou não afetar a vida em sociedade. Trabalhe com a noção de que o mundo que nos cerca tem diversos mistérios e de que no mundo antigo a própria natureza era o principal objeto de estudo dos filósofos.

 

3ª Etapa: Criando explicações

Proponha aos alunos o seguinte exercício, que terá como resultado final uma teoria com bases racionais:


a) imaginemos que estamos todos no período em que viveram os pré-socráticos e que a ciência ainda não se desenvolveu;

b) imaginemos também que no mesmo dia em que ocorre um eclipse (solar ou lunar), tal como o pesquisado anteriormente, há a erupção de um vulcão (neste momento, seria interessante mostrar imagens de vulcões em erupção).

c) Tal como um filósofo pré-socrático e sem se valer da mitologia, tente criar uma teoria que ligue os dois fenômenos. Lembre-se que a teoria deve ser racional e ter como base fatos observáveis.

Comente algumas das ‘terias propostas’, buscando compreender qual seria o fator responsável pela ligação entre os fatos naturais.

4ª Etapa: Aprofundando e exercitando

Solicite aos alunos que selecionem um dos filósofos pré-socráticos e faça uma pesquisa mais aprofundada acerca do mesmo. O aluno deverá, após a pesquisa, realizar a ligação do filósofo escolhido com o fato analisado da explosão de um vulcão. Para isso, o aluno deve passar pela arché do filósofo e tentar compreender como seria a sua explicação para o fato.

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