Conteúdos
Figuras de linguagem
Objetivos
O projeto é uma boa maneira de trabalhar os sentidos denotativo e conotativo da linguagem com os alunos.
Antes de dar início às etapas consulte a aba “Para Saber Mais”.
1ª Etapa: Contato com o tema de trabalho
Antes de entregar o material aos alunos, leia algumas das frases e converse com a turma sobre a sua construção: o que dizem, que alterações o autor faz, com que objetivo. Apresente o áudio Metomínia. Proponha aos alunos que sugiram outros exemplos de metonímias.
2ª Etapa: Identificação das figuras de linguagem
Comente com o grupo sobre outras figuras e proponha a atividade: organize a sala em 6 grupos e peça que associem cada uma das figuras a dois exemplos.
3ª Etapa: Produção de pequenos textos utilizando as figuras de linguagem
Peça aos alunos que, em grupos, produzam um exemplo de cada figura de linguagem estudada.
4ª Etapa: Produção individual
Solicite a cada aluno que escreva um texto em que utilize, pelo menos, 3 diferentes figuras de linguagem.
5ª Etapa: Socialização
Organize um caderno de textos ou um blog com os textos produzidos.
Dica: Indique também o link em que poderão testar o que aprenderam.
Materiais Relacionados
1. Leia sobre figuras de linguagem:
– Figuras e vícios de linguagem
Ouça o trecho:
Metonímia – com professor Pasquale Cipro.
2. Selecione as figuras de linguagem que trabalhará com seus alunos e imprima uma folha com as figuras escolhidas e a conceituação de cada uma delas. Selecione dois exemplos de frases/textos/poemas que utilizam cada uma das figuras e as escreva em tiras de papel. Faça seis conjuntos com as frases e a lista das figuras selecionadas.
Idealização e Edição Final NET EDUCAÇÃO | Plano de aula: Figuras de Linguagem. Profa. Evaneide Albuquerque.