Conteúdos

Este plano de aula aborda os conceitos relacionados à febre maculosa, tais como: vetor, agente transmissor, ciclo de transmissão, sintomas, tratamento e profilaxia. A sequência traz orientações e um passo a passo de como abordar os conteúdos, links de textos para aprofundamento, sugestões de leituras, vídeos e atividades para apoiar a aprendizagem dos alunos. 

  • Febre maculosa
  • Febre tifoide
  • Febre reumática

Objetivos

  • Conhecer o vocabulário básico para estudo de doenças, como as bacterioses;
  • Compreender o ciclo de infecção e transmissão da febre maculosa;
  • Aprender sobre os sintomas, a profilaxia e o tratamento para a febre maculosa; e
  • Comparar a febre maculosa com outras febres, como a tifoide e a reumática.

Professor(a), para a aplicação deste plano, sugiro a seguinte distribuição dos conteúdos: 

As etapas 1 e 2 podem ser aplicadas, cada uma, em uma aula com 50 minutos de duração. Instigue os alunos, questionando se eles viram as últimas notícias sobre a febre maculosa no interior de São Paulo, e o porquê de ser importante a discussão sobre esse tema. Comece com o vocabulário básico, necesário para compreender o ciclo das doenças. Peça aos alunos que anotem o vocabulário no caderno. Em seguida, a aula pode ser na forma de debate e/ou expositiva dialogada.  Você, professor(a), pode preparar slides com imagens ou apenas fazer uma discussão verbal com alunos, para expor os conteúdos trazidos nas etapas. 

Para a etapa 3, que também pode ser aplicada em uma aula de 50 minutos de duração, sugiro que você, professor(a), inicie com uma breve exposição sobre as características de cada febre e, em seguida trabalhe com 3 estudos de caso, um de cada febre, preparados por você previamente. Solicite aos alunos que descubram de qual febre se trata cada caso, respondendo a perguntas, tais como: quem é o vetor? Qual o agente transmissor? Cite os sintomas, o tratamento e a profilaxia para a doença diagnosticada. Outra ideia, a depender da idade e do nível de aprendizado dos alunos, é solicitar que eles elaborem, em grupos, casos sobre os temas, sob sua orientação. Depois, com os casos prontos e corrigidos por você, os acasos devem ser trocados, ou seja, o grupo elabora a pergunta sobre uma doença e responde às perguntas sobre as duas outras. Essa estratégia didática favorece o aprendizado significativo e a avaliação formativa dos alunos, além de eles gostarem bastante. 

Para a última aula, sugiro o debate e apresentação dos estudos de caso, bem como a resolução dos exercícios contidos na etapa 4. Não esqueça de fazer a correção coletiva dos exercícios.  

Bom trabalho!  

1ª Etapa: Vocabulário básico para saúde pública

Termos importantes para os estudos de bacterioses, viroses, protozooses, verminoses e zoonoses: 

  • Vetor: organismo que transmite o parasita entre dois hospedeiros. 
  • Agente transmissor: é o causador da doença. 
  • Hospedeiro intermediário: é o que apresenta o parasita na fase larval ou em atividade de reprodução assexuada.
  • Hospedeiro definitivo: é o que apresenta o parasita na fase adulta ou em atividade de reprodução sexuada. 
  • Reservatórios naturais: animais silvestres capazes de hospedar um determinado parasita infectante.
  • Ciclo silvestre: envolve vetores e hospedeiros que, geralmente, vivem em regiões silvestres.
  • Profilaxia: formas de prevenir o contágio/transmissão da doença. 

2ª Etapa: Febre maculosa

A febre maculosa é uma doença usualmente fatal, que costuma ser causada pela picada do carrapato estrela infectado com bactérias da família Rickettsia. Tais carrapatos são comuns em animais silvestres, como a capivara. É uma doença infecciosa que apresenta uma erupção característica. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares. Pode haver erupções, geralmente com pele escura ou crosta no local da picada de carrapato. A febre maculosa responde bem ao tratamento imediato com antibióticos, mas para tanto precisa ser diagnosticada rapidamente. A prevenção é o uso de calça e blusa de mangas longas e cor clara, sempre que for necessário andar no meio do mato alto, além de sapatos fechados e do uso de repelentes específicos para carrapatos. Recomenda-se ainda, observar todo o corpo após o contato com o mato e, caso um aracnídeo seja encontrado, retirá-lo da pele sem esmagá-lo com as unhas. Ainda não há vacina para a febre maculosa. 

febre maculosa
Figura 1: Ciclo de transmissão da febre maculosa.
Disponível em: Febre maculosa: entenda o ciclo de transmissão e os sintomas da doença | Bem Estar | G1.

3ª Etapa: Outras febres: reumática e tifoide

As febres reumática e tifoide também são causadas por bactérias, sendo suas principais características: 

Febre reumática (ou reumatismo infeccioso) 

É uma doença considerada rara, que pode resultar de faringite estreptocócica inadequadamente tratada ou de escarlatina. Causada pela bactéria Streptococcus pyogenes, a febre reumática provoca inflamação, especialmente no coração, nos vasos sanguíneos e nas articulações. Os sintomas incluem febre e articulações sensíveis e dolorosas. O tratamento envolve medicação, em alguns casos pela vida inteira.

Febre tifoide ou entérica

É uma doença considerada comum, causada pela bactéria Salmonella thypi, e que pode ser transmitida por alimentos e água contaminados, bem como pelo contato próximo com alguém doente. Recomenda-se vacinas, nas áreas onde a febre tifoide é mais comum. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, dor na barriga e prisão de ventre ou diarreia. O tratamento inclui o uso de antibióticos e a ingestão de líquidos.

4ª Etapa: Exercícios

  1. Diversas doenças bacterianas provocam febre alta como um de seus sintomas. Dentre essas doenças, destaca-se uma enfermidade transmitida pela picada de um carrapato. Marque a alternativa que indica corretamente o nome dessa bacteriose.

a) Febre hemorrágica.
b) Febre reumática.
c) Febre maculosa.
d) Febre tifoide.
e) Febre amarela.

GABARITO: C.

  1. A febre reumática é uma doença bacteriana que pode desencadear problemas graves se não for tratada adequadamente. A respeito dessa doença, marque a alternativa incorreta:

a) A febre reumática pode causar artrite.
b) Danos às valvas cardíacas podem acontecer em pacientes com febre reumática.
c) Crianças e jovens são os mais acometidos pela doença.
d) Na febre reumática, pode ocorrer pancardite, que é uma inflamação generalizada do pericárdio, miocárdio e válvulas cardíacas.
e) A febre reumática é uma doença que se desenvolve após uma infecção por bactérias do gênero Staphylococcus.

GABARITO: E. 

  1. A febre tifoide é uma doença que se caracteriza por desencadear febre, dores de cabeça e diarreia. Marque a alternativa que indica corretamente o agente causador dessa doença.

a) A febre tifoide é causada por um vírus chamado Salmonella thypi.
b) A febre tifoide é causada por uma bactéria chamada Rickettsia rickettsii.
c) A febre tifoide é causada por uma bactéria chamada Salmonella thypi.
d) A febre tifoide é causada por um vírus Rickettsia rickettsii.
e) A febre tifoide é causada por uma bactéria chamada Streptococcus pyogenes.

GABARITO: C.

  1. As doenças bacterianas apresentam as mais variadas formas de contaminação, sendo necessário, portanto, conhecer as formas de transmissão para realizar a prevenção de forma eficaz. Dentre as medidas a seguir, qual delas ajuda a evitar a febre maculosa?

a) Beber sempre água filtrada ou fervida.
b) Não entrar em rios e lagos infestados de caramujos.
c) Colocar mosquiteiros nas camas em locais com grande quantidade de mosquitos hematófagos.
d) Lavar bem as mãos antes das refeições.
e) Evitar locais infestados de carrapatos.

GABARITO: E.

  1. Dentre as doenças bacterianas citadas a seguir, marque aquela que pode ser prevenida bebendo-se sempre água filtrada ou fervida e lavando adequadamente os alimentos.

a) Febre maculosa.
b) Febre reumática.
c) Febre tifoide.
d) Febre amarela.
e) Febre hemorrágica ebola.

GABARITO: C,

Questões e gabarito disponíveis em: Exercícios sobre febre maculosa, reumática e tifoide. Acesso em 20 de junho de 2023. 

Materiais Relacionados

Sugestões de vídeos:

  • Febre maculosa: videográfico explica o que você precisa saber sobre a doença – Jornal O Globo.

Disponível em: Febre maculosa: videográfico explica o que você precisa saber sobre a doença. Acesso em: 20 de junho de 2023.

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.