Conteúdos
Cinema e Educação: Feast
Objetivos
• Reconhecer estruturas narrativas diversificadas;
1ª Etapa: Para início de conversa
As fábulas possuem sentidos morais e educativos. Elas nos mostram, a partir da ação humanizada de animais, o caminho a seguir em situações específicas, segundo a visão de mundo de uma época. Sua estrutura permite o ‘colocar-se’ no lugar de outro. No mundo atual, as fábulas tornaram-se imagéticas, animadas. Assim é que a animação digital passou a adotar a estrutura de fábula em suas curtas histórias.
“Feast”, ou Banquete, é uma animação dos estúdios Disney que foi premiada em 2015 com o Oscar de melhor curta de animação. A história do simpático cãozinho na sua busca por comida e amor nos toca e nos mostra que o colocar-se no lugar do outro, mesmo que isso nos custe perder um pouco de nosso conforto, pode ser recompensador. Assim, trabalhar a moral, a fábula e a narrativa com nossos alunos pode ser bastante saboroso.
2ª Etapa: Preparação para a exibição
Antes de iniciar o filme, interessa conversar com seus alunos sobre o que é uma fábula e como ela opera na cultura. Neste sentido, trabalhe com o conceito de narrativa (podem ser também utilizados os termos estória ou história, desde que fique claro se tratar de uma construção literária) na qual os animais assumem características humanas, como a fala ou os sentimentos humanos, e que suas ações levam a uma educação moral, ou seja, a um ensinamento de como devemos agir em nossa vida em sociedade.
3ª Etapa: Vendo o filme e preenchendo o quadro
Agora é hora de projetar o filme. Como se trata de um filme curto, você pode optar por vê-lo duas vezes com seus alunos. Na primeira, experimente passar o filme sem nenhuma orientação de trabalho. Peça atenção, mas diga que este é um filme bacana e para os alunos aproveitarem a projeção.
Na sequência, entregue uma cópia do ‘material de apoio’ para cada aluno e leia com eles os campos a serem preenchidos. Tire as dúvidas de como se dará o preenchimento. Passe o filme pela segunda vez e então peça para que eles preencham o quadro.
A partir das reflexões de seus alunos, selecione os melhores trechos e resumos, tentando mostrar a todos possibilidades diversas de preenchimento do documento.
4ª Etapa: Conhecendo fábulas brasileiras
Neste momento trabalhe o enriquecimento literário de seus alunos. Pergunte a eles se alguém conhece o “Sítio do Pica-pau amarelo” e se alguém sabe quem foi o seu criador. Lembre-os que o sítio é, antes de uma produção televisiva, um ambiente descrito em um conjunto de livros escritos por Monteiro Lobato. Monteiro Lobato, que virou nome de uma cidade, escreveu contos e fábulas nas quais os animais ganham voz (como o Marquês de Rabicó ou a Cuca), também misturou figuras do folclore brasileiro (o Saci e, novamente, a Cuca) e também utilizou objetos inanimados para participar das tramas (como a boneca Emília ou o Visconde de Sabugosa). Não bastasse, ainda misturou tais personagens com seres humanos, como Pedrinho, Narizinho e a Dona Benta.
Apresente então a seus alunos algumas das fábulas curtas de Monteiro Lobato e peça aos seus alunos para identificarem a moral existente nos textos. O site indicado possui os textos e a moral correspondente. Em sala você pode ler para seus alunos a história ou pedir a alguns alunos que façam a leitura em voz alta, pedindo que não evidenciem o sentido moral. A atividade também pode ser útil para o exercício da leitura e da oralidade
5ª Etapa: Reconhecendo características da fábula em músicas
Para finalizar a parte de exemplificação, enriquecimento cultural e fixação de conceitos, sugere-se que você troque o formato de estímulo, passando para a música. Identifique com os alunos, a partir da música “O Peru”, do Álbum “A arca de Noé”, características de fábula. Esta música trabalha com a figura do Peru praticando atos e tendo sentimentos humanos. Nela o Peru, tentando ser alguém que não é (o pavão), sempre se dá mal. Uma moral como “respeite-se como você é” ou “não busque algo que não é faz parte de você somente pela suposta beleza que este algo proporciona”. Tanto as questões estéticas quanto e natureza propriamente podem ser trabalhadas.
Nesta etapa você pode preparar a sala para ouvir a música e pesquisar um pouco mais sobre outras músicas do álbum, selecionando as músicas preferidas do aluno.
6ª Etapa: Escrevendo uma fábula
Agora é hora de exercitar a escrita. Como finalização do processo, sugira que a sala escreva um conjunto de fábulas bem curtinhas. Cada dupla de alunos escreverá uma fábula a partir da seleção de alguma lição moral (ver abaixo). Assim, você conseguirá organizar as fábulas por ‘capítulos’. Como método, peça aos alunos para selecionarem um animal que conhecem e atribuam características humanas a este animal. Eles podem criar alguns personagens e tentar estabelecer alguns diálogos. De toda forma, tome o exercício como uma forma de avaliar a escrita de seus alunos, a depender do momento de desenvolvimento dos mesmos.
Morais sugeridas (caso você discorde, pode trabalhar com outras ou coletar, na sala, frases com sentido moral):
1 – Devemos valorizar o que temos ao invés de invejar os outros;
2 – Devemos respeitar os outros, pois gostamos que todos nos respeitem.
3 – Todos temos direitos e deveres, assim devemos realizar nossos deveres e respeitar o direito dos outros.
4 – A violência não é uma boa maneira de solucionar problemas
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• Veja antecipadamente o filme “Feast”, pelo Youtube