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Cinema e Educação: Feast

Objetivos

Reconhecer estruturas narrativas diversificadas;

Exercitar a escrita e a leitura;
Utilizar a criatividade para a criação literária;
Compreender o sentido da moral e da ética.
 

1ª Etapa: Para início de conversa

As fábulas possuem sentidos morais e educativos. Elas nos mostram, a partir da ação humanizada de animais, o caminho a seguir em situações específicas, segundo a visão de mundo de uma época. Sua estrutura permite o ‘colocar-se’ no lugar de outro. No mundo atual, as fábulas tornaram-se imagéticas, animadas. Assim é que a animação digital passou a adotar a estrutura de fábula em suas curtas histórias.

 

“Feast”, ou Banquete, é uma animação dos estúdios Disney que foi premiada em 2015 com o Oscar de melhor curta de animação. A história do simpático cãozinho na sua busca por comida e amor nos toca e nos mostra que o colocar-se no lugar do outro, mesmo que isso nos custe perder um pouco de nosso conforto, pode ser recompensador. Assim, trabalhar a moral, a fábula e a narrativa com nossos alunos pode ser bastante saboroso.

 

2ª Etapa: Preparação para a exibição

Antes de iniciar o filme, interessa conversar com seus alunos sobre o que é uma fábula e como ela opera na cultura. Neste sentido, trabalhe com o conceito de narrativa (podem ser também utilizados os termos estória ou história, desde que fique claro se tratar de uma construção literária) na qual os animais assumem características humanas, como a fala ou os sentimentos humanos, e que suas ações levam a uma educação moral, ou seja, a um ensinamento de como devemos agir em nossa vida em sociedade.

 

Neste ponto é importante que você encontre os termos certos para explicar a seus alunos o que é um sentido moral na fábula, a depender do estágio em que eles estão. Neste momento você pode trabalhar com a ideia de conjunto de valores para se viver uma vida plena e feliz. 

 

Lembre os alunos que diversos desenhos infantis trabalham com esta mesma estrutura. A turma do Doki, do Discovery Channel é um ótimo exemplo. A cada episódio há uma questão moral existente na viagem empreendida pela turma.

 

No filme, a noção de consideração à felicidade do próximo – que também pode ser traduzido pelo princípio ético de ‘colocar-se no lugar do outro’ – poderá ser bem explorada. O cãozinho Feast acaba por abrir mão das guloseimas que recebe de seu dono para vê-lo feliz. Ao final, o resultado é positivo para ambos. A noção moral é de que devemos nos importar com os outros, mesmo que tenhamos que abrir mão de algumas de nossas vontades. 

 

Não adiante exatamente esta explicação à sala, pois os alunos terão um tempo para tentar chegar a um valor moral próximo a este. Neste sentido, mostre que a ética leva em consideração o outro na prática das ações da nossa vida.

 

Assim, coloque no quadro as características da fábula antes de iniciar o filme, para que os estudantes possam reparar nas categorias durante a projeção do mesmo. 

 

3ª Etapa: Vendo o filme e preenchendo o quadro

Agora é hora de projetar o filme. Como se trata de um filme curto, você pode optar por vê-lo duas vezes com seus alunos. Na primeira, experimente passar o filme sem nenhuma orientação de trabalho. Peça atenção, mas diga que este é um filme bacana e para os alunos aproveitarem a projeção. 

 

Na sequência, entregue uma cópia do ‘material de apoio’ para cada aluno e leia com eles os campos a serem preenchidos. Tire as dúvidas de como se dará o preenchimento. Passe o filme pela segunda vez e então peça para que eles preencham o quadro.

 

A partir das reflexões de seus alunos, selecione os melhores trechos e resumos, tentando mostrar a todos possibilidades diversas de preenchimento do documento.

 

4ª Etapa: Conhecendo fábulas brasileiras

Neste momento trabalhe o enriquecimento literário de seus alunos. Pergunte a eles se alguém conhece o “Sítio do Pica-pau amarelo” e se alguém sabe quem foi o seu criador. Lembre-os que o sítio é, antes de uma produção televisiva, um ambiente descrito em um conjunto de livros escritos por Monteiro Lobato. Monteiro Lobato, que virou nome de uma cidade, escreveu contos e fábulas nas quais os animais ganham voz (como o Marquês de Rabicó ou a Cuca), também misturou figuras do folclore brasileiro (o Saci e, novamente, a Cuca) e também utilizou objetos inanimados para participar das tramas (como a boneca Emília ou o Visconde de Sabugosa). Não bastasse, ainda misturou tais personagens com seres humanos, como Pedrinho, Narizinho e a Dona Benta.

 

Apresente então a seus alunos algumas das fábulas curtas de Monteiro Lobato e peça aos seus alunos para identificarem a moral existente nos textos. O site indicado possui os textos e a moral correspondente. Em sala você pode ler para seus alunos a história ou pedir a alguns alunos que façam a leitura em voz alta, pedindo que não evidenciem o sentido moral. A atividade também pode ser útil para o exercício da leitura e da oralidade

 

5ª Etapa: Reconhecendo características da fábula em músicas

Para finalizar a parte de exemplificação, enriquecimento cultural e fixação de conceitos, sugere-se que você troque o formato de estímulo, passando para a música. Identifique com os alunos, a partir da música “O Peru”, do Álbum “A arca de Noé”, características de fábula. Esta música trabalha com a figura do Peru praticando atos e tendo sentimentos humanos. Nela o Peru, tentando ser alguém que não é (o pavão), sempre se dá mal. Uma moral como “respeite-se como você é” ou “não busque algo que não é faz parte de você somente pela suposta beleza que este algo proporciona”. Tanto as questões estéticas quanto e natureza propriamente podem ser trabalhadas.

 

Nesta etapa você pode preparar a sala para ouvir a música e pesquisar um pouco mais sobre outras músicas do álbum, selecionando as músicas preferidas do aluno. 

 

6ª Etapa: Escrevendo uma fábula

Agora é hora de exercitar a escrita. Como finalização do processo, sugira que a sala escreva um conjunto de fábulas bem curtinhas. Cada dupla de alunos escreverá uma fábula a partir da seleção de alguma lição moral (ver abaixo). Assim, você conseguirá organizar as fábulas por ‘capítulos’. Como método, peça aos alunos para selecionarem um animal que conhecem e atribuam características humanas a este animal. Eles podem criar alguns personagens e tentar estabelecer alguns diálogos. De toda forma, tome o exercício como uma forma de avaliar a escrita de seus alunos, a depender do momento de desenvolvimento dos mesmos.

 

Morais sugeridas (caso você discorde, pode trabalhar com outras ou coletar, na sala, frases com sentido moral):

 

1 – Devemos valorizar o que temos ao invés de invejar os outros;

 

2 – Devemos respeitar os outros, pois gostamos que todos nos respeitem.

 

3 – Todos temos direitos e deveres, assim devemos realizar nossos deveres e respeitar o direito dos outros.

 

4 – A violência não é uma boa maneira de solucionar problemas

 

Materiais Relacionados

Veja antecipadamente o filme “Feast”, pelo Youtube 

 
Para seu conhecimento, uma grande quantidade dos desenhos do cãozinho Doki pode ser encontrada no link 
 
Navegue antecipadamente pelas fábulas de Monteiro Lobato no site 
 
Para um resumo da biografia de Monteiro Lobato, acesse o site e-biografias no link
 
Para conhecer outras fábulas a partir de uma revista de Educação, acesse
 
Acesse a letra da música “Peru”, do álbum “A Arca de Noé 2” de Paulo Sociedade, Toquinho e Vinícius de Morais no link. A música pode ser ouvida no link
 
SOBRE  O FILME Título Original: “Feast” Gênero. Curta-metragem de animação País e ano de produção: EUA, 2014.  Duração: 6,50 minutos (aprox.) Direção: Patrick Osborne.
 
“Feast” conta a história da vida amorosa de um homem,vista pelos olhos de seu melhor amigo, o cão inston. A história vai sendo revelada ao mesmo tempo em que os laços entre o cão e seu dono vão se estreitando”
 

Arquivos anexados

  1. “Feast” (Banquete)

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