Conteúdos
– Animais ameaçados de extinção no Brasil.
– Principais causas da extinção de animais no Brasil.
– Causas do declínio da população de abelhas no Mundo.
Objetivos
Objetivos do conteúdo conceitual
– Compreender as principais causas da extinção de animais no Brasil.
– Identificar alguns animais ameaçados de extinção no Brasil.
– Reconhecer que existe um declínio na população de abelhas no Mundo.
– Compreender as explicações da comunidade científica sobre o declínio da população de abelhas.
Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos. H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.
1ª Etapa: Recordando conceitos e compreendendo a importância das abelhas na produção de alimentos
Com a turma reunida, realize uma aula expositiva dialogada, relembrando os conceitos de reprodução nas Angiospermas. Utilize para essa revisão o material indicado no item 5 do tópico “Para organizar seu trabalho….”.
Em seguida, assista ao vídeo indicado no item 6 do mesmo tópico.
2ª Etapa: Indicações científicas para o sumiço das abelhas
Ainda com a turma reunida, faça uma leitura compartilhada da notícia sugerida no item 7 do tópico “Para organizar seu trabalho….”.
Utilize o datashow para essa aula, já que será necessário acessar o link do estudo que suscitou esse resultado. Leia com os alunos, o resumo e a introdução do artigo, procurando ressaltar, por meio de uma aula dialogada, as principais evidências que os pesquisadores tinham sobre o assunto e que indicaram o direcionamento da pesquisa e os métodos utilizados no estudo.
3ª Etapa: Contribuindo com a população de abelhas do planeta
Informe aos alunos que essa etapa será realizada em duplas. Solicite a elaboração de uma charge que terá como personagem uma abelha. Nesta charge, a abelha deverá informar à humanidade sobre o declínio de sua população no planeta, ressaltando sua importância e também fazer um apelo para que essa situação se reverta. Oriente os alunos que uma charge, segundo o dicionário informal (http://www.dicionarioinformal.com.br/charge/), charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco. Normalmente apresentam componente de crítica.
OBS: É fundamental que os alunos tenham capacidade de resumir as informações do plano de aula em frases simples que componham a charge.
4ª Etapa: questão do ENEM
Agora vamos analisar uma questão do ENEM em que o tema do Plano foi contemplado. Proponha aos alunos que resolvam o seguinte teste e justifiquem a escolha.
(ENEM, 2007) A figura abaixo é parte de uma campanha publicitária.
Essa campanha publicitária relaciona-se diretamente com a seguinte afirmativa:
a) O comércio ilícito da fauna silvestre, atividade de grande impacto, é uma ameaça para a biodiversidade nacional.
b) A manutenção do mico-leão-dourado em jaula é a medida que garante a preservação dessa espécie animal.
c) O Brasil, primeiro país a eliminar o tráfico do mico-leão-dourado, garantiu a preservação dessa espécie.
d) O aumento da biodiversidade em outros países depende do comércio ilegal da fauna silvestre brasileira.
e) O tráfico de animais silvestres é benéfico para a preservação das espécies, pois garante-lhes a sobrevivência.
Resposta correta: A
5ª Etapa: Análise e fechamento
Solicite aos alunos que partilhem as conclusões. Veja elementos fundamentais para conduzir a discussão.
Para responder a essa questão os alunos devem, inicialmente, entender o duplo sentido da frase frente à imagem. A imagem mostra um animal enjaulado, sendo que este não é o criminoso e sim aqueles que o prendem para traficar. Além disso, os alunos devem estar informados sobre a extinção de espécies no Brasil.
Dessa forma, chegam à conclusão que a alternativa
(A) Está correta, já que o tráfico de animais no Brasil é uma constante e de difícil controle.
(B) Está incorreta, já que a manutenção de animais em jaulas não garante a sua preservação.
(C) Está incorreta, pois, infelizmente, este animal é um dos ameaçados de extinção no Brasil.
(D) Está incorreta, pois os animais brasileiros são considerados exóticos em outros países. Animais nativos das regiões é que garantem a biodiversidade.
(E) Está incorreta, já que o tráfico não garante a sobrevivência das espécies, muito pelo contrário. A grande maioria dos animais traficados morre antes de chegar aos seus destinos.
6ª Etapa: Sensibilizando para o tema da extinção
Com a turma reunida faça uma leitura compartilhada do texto indicado no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho…”. Em seguida, assista, ainda com a turma reunida, ao vídeo indicado no item 2 do mesmo tópico.
Faça uma sistematização na lousa acerca do texto e do vídeo. Ressalte que as causas da extinção estão, muitas vezes, relacionadas à degradação do habitat dos animais. Comente também que, neste plano de aula, irão discutir sobre a extinção de espécies animais, mas que tem ocorrido também a extinção de espécies vegetais.
7ª Etapa: Conheça os animais ameaçados de extinção no Estado de São Paulo
Antes de iniciar a atividade em duplas, apresente aos alunos as informações contidas na página 28 do material indicado no item 3 do tópico “Para organizar seu trabalho…”. Ressalte que, nesta atividade, vocês não irão estudar as categorias de ameaça propostas pela IUCN ( International Union for Conservation of Nature).
Reúna a turma no laboratório de informática ou distribua tablets para que, em duplas, realizem a seguinte atividade:
– Cada dupla deverá escolher dois animais brasileiros ameaçados de extinção.
– Para cada um desses animais, deverá ser preenchida a tabela abaixo:
– A pesquisa deverá ser realizada com o material indicado no item 3.
8ª Etapa: Extinção das abelhas.
Inicie esta etapa do plano questionando os alunos se devemos nos preocupar somente com a extinção de animais vertebrados. Será que outros animais, como insetos, por ex., deveriam merecer a nossa preocupação também?
Proponha a leitura compartilhada da notícia sugerida no item 4 do tópico “Para organizar seu trabalho…”. Providencie cópias antes do início da aula.
Em seguida, estabeleça uma discussão com a turma abordando as seguintes questões:
– Vocês já tinham conhecimento sobre esse assunto?
– Por que se torna tão alarmante para a humanidade uma provável extinção das abelhas?
– Das hipóteses citadas na notícia, sobre o declínio na população de abelhas, qual parece ser a mais viável, tendo em vista o conhecimento sobre o assunto? Como vocês fariam para comprovar cada uma delas?
O importante desta etapa não é chegar a conclusões e sim, permitir que os alunos reflitam sobre o assunto.
Materiais Relacionados
1. O texto “Espécies ameaçadas” mostra as principais causas e consequências da extinção de espécies brasileiras e também aponta a legislação que envolve esse assunto no Brasil.
3.
O documento sobre as
espécies ameaçadas de extinção de animais vertebrados no Estado de São Paulo traz, na pag. 28, os métodos utilizados para apresentação de cada um no Atlas.
5.
Veja as
animações didáticas sobre Angiospermas e a importância da polinização na reprodução desses vegetais
6.
Para conhecer um exemplo sobre a importância das abelhas na polinização confira o
vídeo
7.
Para entender as recentes explicações da comunidade científica sobre as causas do desaparecimento das abelhas
acesse. Neste link também é possível ter acesso à pesquisa realizada pela Universidade de Maryland e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. O texto do estudo está em inglês. Use o Google Tradutor se for necessário.
Arquivos anexados
- Extinção de animais