Conteúdos
Este plano de aula integra uma série de materiais que trata de expressões populares utilizadas na língua portuguesa, sendo dedicado à expressão “pão duro”. Traz informações sobre a origem e como usar essa expressão popular.
Objetivos
- Compreender o que são expressões populares e como elas surgem;
- Entender a origem e o significado da expressão “pão duro”; e
- Saber utilizar a expressão no dia a dia.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- O que são expressões populares e de que forma elas surgem?;
- Origem e significado da expressão popular “pão duro”;
- Como usar a expressão popular “pão duro”; e
- Exercícios de fixação.
Palavras-chave:
Expressões populares. “Pão duro”.
Previsão para aplicação:
2 aulas (50 min./cada).
1ª Etapa: O que são expressões populares e de que forma elas surgem?
Comece a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são expressões populares, discutindo coletivamente tudo o que for trazido pela turma.
Em seguida, explique que expressões populares são frases ou termos usados por várias pessoas para expressar uma ideia de maneira divertida ou rápida. Essas expressões têm, muitas vezes, um significado que não é literal, ou seja, não quer dizer exatamente o que as palavras representam. Elas surgem por meio de acontecimentos da vida real, por conta de histórias, pela forma como as pessoas começam a usar certas palavras para descrever situações e, até mesmo, em razão de fatos históricos.
Conte à turma que, ao longo do tempo, as pessoas foram inventando essas expressões para descrever situações do cotidiano de forma criativa, para que todos pudessem entender rapidamente. Considerando que a língua portuguesa é falada há muito tempo no Brasil, muitas expressões surgiram ao longo dos anos e seguem sendo usadas até hoje.
Neste plano de aula, trataremos da expressão “pão duro”.
2ª Etapa: Origem e significado da expressão popular "pão duro"
Escreva na lousa a expressão “pão duro”. Em seguida, divida a turma em pequenos grupos e peça que discutam o que acham que significa essa expressão popular. Dê a eles alguns minutos e, ao final desse tempo, um representante de cada grupo deve compartilhar as conclusões com a turma.
Depois desse momento inicial, em que você deve mediar os debates e incentivar a troca de ideias, explique aos alunos que a expressão “pão duro” é utilizada para descrever alguém que evita gastar dinheiro ao máximo, mesmo quando isso não é necessário. Esse termo é frequentemente usado para se referir a pessoas excessivamente econômicas, que hesitam em gastar dinheiro até mesmo com coisas básicas.
Apresente a origem da expressão, relatando que, antigamente, o pão era um alimento essencial, mas perecível. Algumas pessoas, para evitar desperdício e economizar, consumiam o pão mesmo quando ele já estava duro e seco, em vez de comprar um novo. Com o tempo, essa atitude passou a ser associada a um comportamento extremamente econômico e, assim, surgiu a expressão “pão duro” para se referir a indivíduos que relutam em gastar dinheiro.
Reforce que essa expressão não significa apenas ser econômico ou cuidadoso com dinheiro, mas sim levar essa característica ao extremo, a ponto de ser visto como avarento ou mesquinho.
3ª Etapa: Como usar a expressão popular "pão duro"
Retomando a etapa anterior, explique que a expressão “pão duro” é usada para descrever pessoas que evitam gastar dinheiro em qualquer situação, mesmo quando há necessidade. Apresente alguns exemplos para ilustrar:
- Se um amigo sempre prefere andar longas distâncias a pé para não pagar uma passagem de ônibus, alguém pode dizer: “Ele é muito pão duro, não gasta dinheiro nem com transporte”.
- Se um colega de trabalho nunca quer dividir o valor de um presente para um amigo, pode-se comentar: “Fulano é um pão duro, nunca quer contribuir com nada”.
- Se alguém insiste em usar um objeto já quebrado ou desgastado apenas para evitar comprar um novo, pode-se dizer: “Ele é tão pão duro que usa o mesmo celular há dez anos, mesmo com a tela trincada”.
Destaque que a expressão tem um tom humorístico, mas pode soar negativa dependendo do contexto e da maneira como é usada.
4ª Etapa: Propostas de fixação
Para ajudar os alunos a compreenderem melhor o significado e o uso da expressão, proponha as seguintes atividades:
Classificação de atitudes
Escreva diferentes comportamentos em cartões e distribua entre os alunos. Peça que analisem e decidam se aquela atitude pode ser considerada “pão dura” ou apenas uma forma de economia saudável. Em seguida, discuta as respostas com a turma e incentive o debate sobre até que ponto economizar é positivo.
Criando uma história
Peça para os alunos inventarem uma história curta, protagonizada por um personagem “pão duro”. Eles devem descrever situações exageradas e engraçadas, em que o personagem se recusa a gastar dinheiro. Depois, os alunos podem compartilhar suas histórias com a turma e destacar o uso da expressão.
Finalize explicando que a expressão “pão duro” se refere a alguém extremamente econômico e que, embora economizar seja uma qualidade, exagerar na avareza pode trazer dificuldades e até situações cômicas no dia a dia.
Bom trabalho!
Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Crédito da imagem: RBFried – Getty Images