Conteúdos
Este plano de aula integra uma série de materiais que trata de expressões populares utilizadas na língua portuguesa, sendo dedicado à expressão “colocar a mão no fogo”. Traz informações sobre a origem e como usar essa expressão popular.
Objetivos
- Compreender o que são expressões populares e como elas surgem;
- Entender a origem e o significado da expressão “colocar a mão no fogo”; e
- Saber utilizar a expressão no dia a dia.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- O que são expressões populares e de que forma elas surgem?;
- Origem e significado da expressão popular “colocar a mão no fogo”;
- Como usar a expressão popular “colocar a mão no fogo”; e
- Exercícios de fixação.
Palavras-chave:
Expressões populares. “Colocar a mão no fogo”.
Previsão para aplicação:
2 aulas (50 min).
1ª Etapa: O que são expressões populares e de que forma elas surgem?
Comece a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são expressões populares, discutindo coletivamente tudo o que for trazido pela turma.
Em seguida, explique que expressões populares são frases ou termos usados por várias pessoas para expressar uma ideia de maneira divertida ou rápida. Essas expressões têm, muitas vezes, um significado que não é literal, ou seja, não quer dizer exatamente o que as palavras representam. Elas surgem por meio de acontecimentos da vida real, por conta de histórias, pela forma como as pessoas começam a usar certas palavras para descrever situações e, até mesmo, em razão de fatos históricos.
Conte à turma que, ao longo do tempo, as pessoas foram inventando essas expressões para descrever situações do cotidiano de forma criativa, para que todos pudessem entender rapidamente. Considerando que a língua portuguesa é falada há muito tempo no Brasil, muitas expressões surgiram ao longo dos anos e seguem sendo usadas até hoje.
Neste plano de aula, trataremos da expressão “colocar a mão no fogo”.
2ª Etapa: Origem e significado da expressão popular "colocar a mão no fogo"
Escreva na lousa a expressão “colocar a mão no fogo”. Em seguida, divida a turma em pequenos grupos e peça que discutam o que acham que significa essa expressão popular. Dê a eles alguns minutos e, ao final desse tempo, um representante de cada grupo deve compartilhar as conclusões com a turma.
Depois desse momento inicial, em que você deve mediar os debates e incentivar a troca de ideias, explique aos alunos que a expressão “colocar a mão no fogo” é usada para demonstrar uma confiança absoluta em alguém. Quando uma pessoa afirma que colocaria a mão no fogo por outra, significa que acredita firmemente na sua honestidade ou na sua conduta.
Aproveite para apresentar também a origem da expressão. Relate que, em tempos antigos, algumas civilizações realizavam provas físicas para demonstrar inocência ou honestidade. Em certas culturas, aqueles que eram suspeitos precisavam encostar a mão em brasas ou até atravessar pelo fogo, pois se acreditava que apenas os verdadeiros inocentes sairiam ilesos. Com o passar do tempo, essa prática deixou de existir, mas o conceito permaneceu na linguagem cotidiana como um símbolo de confiança extrema.
Reforce, por fim, que essa expressão significa defender alguém sem hesitação, confiando plenamente que essa pessoa está falando a verdade ou agindo corretamente.
3ª Etapa: Como usar a expressão popular "colocar a mão no fogo"
Retomando a etapa anterior, explique que essa expressão é utilizada para indicar segurança absoluta em relação ao caráter ou às ações de alguém. Apresente alguns exemplos para ilustrar:
- Se um amigo for acusado de algo que você tem certeza de que ele não faria, você pode afirmar: “Eu coloco a mão no fogo por ele, sei que não é culpado”.
- Se um aluno estudou bastante para uma prova e tem convicção de que se sairá bem, pode dizer: “Coloco a mão no fogo que minha nota será ótima”.
- Se um funcionário tem total confiança na integridade de seu colega e ele é acusado injustamente, ele pode declarar: “Coloco a mão no fogo pela honestidade dele”.
Destaque que, embora seja uma expressão de confiança, é sempre importante ter cautela ao usá-la, pois ninguém pode prever as ações de outra pessoa com total certeza.
4ª Etapa: Propostas de fixação
Para ajudar os alunos a consolidarem o significado e o uso da expressão, aplique as seguintes propostas:
Análise de situações
Divida os estudantes em grupos e forneça diferentes cenários nos quais um personagem deve decidir se “coloca a mão no fogo” por alguém. Peça que cada grupo discuta se confiaria ou não no personagem e por quais motivos. Após o debate, cada grupo apresentará suas conclusões à turma.
Criando diálogos
Peça para os alunos escreverem pequenos diálogos entre personagens, nos quais a expressão “colocar a mão no fogo” seja utilizada. Eles devem demonstrar, por meio das falas, se a confiança demonstrada era justificada ou se o personagem poderia estar se precipitando. Ao final, os alunos podem ler seus diálogos para a turma e discutir as situações apresentadas.
Finalize explicando que a expressão “colocar a mão no fogo” representa um nível elevado de confiança, mas que é sempre necessário avaliar as circunstâncias antes de defender alguém sem questionamento.
Bom trabalho!
Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Crédito da imagem: AscentXmedia – Getty Images