Objetivos
Compreenda as propriedades básicas dos sólidos geométricos.
1ª Etapa: Início de conversa
Ensinar geometria é mais do que apresentar aos alunos as diferentes formas geométricas ou seus nomes e características. É preciso ensinar a eles a pensarem geometricamente e, para isso, cabe ao professor propor situações desafiadoras, que motivem os alunos a explorar, investigar e antecipar soluções de problemas.
2ª Etapa: Selecionando materiais e objetos
• Para iniciar essa sequência sobre sólidos geométricos, solicite que os alunos tragam de casa três tipos diferentes de embalagens (sucata). Diga que o legal é que tragam coisas diferentes e não só caixas ou garrafas por exemplo. Você também poderá selecionar algumas embalagens de formas variadas (retangulares, cilíndricos, cone, entre outras) para garantir a exploração de formas diversas.
3ª Etapa: Rola ou não rola?
• Para esse segundo momento abra um espaço no meio da sala que será utilizado para a exploração dos materiais pelos alunos e, também, divida a lousa em duas partes e coloque títulos como no exemplo abaixo: (Veja a tabela/ figura/ imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula)
• Em seguida, proponha que um aluno por vez vá até a frente da sala, escolha uma das embalagens e diga se essa rola ou não, ele também deverá justificar sua escolha oralmente. Depois, poderá testar colocando a embalagem em movimento no espaço destinado. Ao final do teste, ele deverá colocar o nome do objeto/embalagem na lista correta da lousa (rola ou não rola).
• O interessante nessa etapa é que os alunos percebam que os objetos que tem pontas não rolam diferente dos objetos que não as tem.
4ª Etapa: Construindo torres
• Dando sequência a exploração dos sólidos geométricos, divida os alunos em grupos de quatro integrantes e entregue a cada grupo um conjunto de embalagens diversas.
• Proponha a eles a construção de uma torre, explicando que a torre mais alta e que ficar mais tempo em pé será a vencedora. Para isso, eles precisarão utilizar os conhecimentos adquiridos a respeito das formas das embalagens.
• Durante a construção, você deverá circular entre os grupos, problematizando as escolhas feitas por eles, por exemplo, questione-os a respeito da ordem utilizada dos objetos ou sobre se a embalagem que tem em mãos fica mais bem posicionada em pé ou deitada.
• Em seguida, ao término das construções ou do tempo estipulado, solicite que os alunos examinem as torres dos outros grupos. Na mais alta, que tipos de embalagens foram usadas, por que ficou mais alta, como sustentou o equilíbrio, entre outras perguntas. Já se alguma delas caiu, faça com que observem a base, o formato das embalagens escolhidas e, também, a posição em que foram colocadas.
5ª Etapa: Detetive de formas
• Nesse momento os alunos conhecerão as diferenças entre os sólidos geométricos e as formas geométricas. Para isso você deverá entregar a cada aluno um desenho como o do modelo abaixo: (Veja a tabela/ figura/ imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula)
• Proponha então o jogo detetive de formas, em que os alunos, um por vez, deverão fazer a você uma pergunta a respeito da forma que está pensando, sendo que você só poderá responder sim ou não. Para saber mais sobre o jogo, assista ao vídeo produzido pelo site da revista Nova Escola no item “Para organizar o seu trabalho e saber mais”.
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1. Para saber mais sobre os sólidos geométricos acesse o link