Conteúdos

Este plano de aula discorre sobre o Tratado de Tordesilhas, e tem por objetivo facilitar a compreensão acerca do contexto histórico de seu surgimento, dos objetivos do Tratado de Tordesilhas e dos termos acordados. Possibilita, ainda, analisar o fim do tratado e problematizar suas consequências, além de estimular a reflexão sobre a configuração do território brasileiro, observando as diferenças entre a atual e aquela estipulada pelo Tratado de Tordesilhas, em 1494. O material nos apresenta também a sugestão de uma roda de conversa sobre os temas abordados, a fim de retomar os conteúdos, facilitando o diálogo e a compreensão dos alunos. Na finalização deste plano de aula, sugere-se a sistematização das principais reflexões, por meio de exercícios de análises de mapas, além dos exercícios de fixação, subdivididos em: elaboração de mapa mudo; preenchimento de cruzadinha e lacunas de frases; e realização de questões de múltipla escolha.

  • Sensibilização e problematização.
  • O que foi o Tratado de Tordesilhas?
  • Antecedentes: por que Portugal e Espanha?
  • Objetivos e termos do Tratado de Tordesilhas.
  • Fim do Tratado de Tordesilhas e suas consequências.
  • Retomando: roda de conversa.
  • Sistematização: exercícios com análise de mapas.
  • Exercícios de fixação – complete o mapa mudo.
  • Exercícios de fixação – cruzadinha.
  • Exercícios de fixação – questões de vestibular.

Objetivos

  • Sensibilizar e resgatar os conhecimentos prévios da cartografia, problematizando a configuração do território brasileiro, por meio da observação da diferença existente entre a atual e a estipulada pelo Tratado de Tordesilhas;
  • Compreender o que foi o Tratado de Tordesilhas;
  • Refletir sobre o contexto histórico;
  • Entender os objetivos e os termos do Tratado de Tordesilhas;
  • Analisar o fim do Tratado de Tordesilhas e as suas consequências;
  • Realizar uma roda de conversa sobre os temas abordados, a fim de  retomar os conteúdos e facilitar a compreensão;
  • Sistematizar as principais reflexões, por meio da leitura e da análise de mapas;
  • Realizar os exercícios de fixação – complete o mapa mudo;
  • Realizar os exercícios de fixação – cruzadinha e complete as lacunas; e
  • Realizar os exercícios de fixação – questões de vestibular.

Palavras-chave:

Tratado de Tordesilhas. Portugal. Espanha. Brasil. Limites territoriais.

Previsão para aplicação:

4 aulas (45 min/aula).

1ª Etapa: Sensibilização e problematização

O(A) professor(a) deverá iniciar a aula explorando junto aos alunos os seus conhecimentos prévios sobre cartografia e a localização de países e continentes. Com o intuito de estimular a participação e facilitar esse levantamento inicial, o(a) professor(a) deverá projetar o mapa abaixo e solicitar que os alunos tentem extrair o máximo de informações possíveis do mapa:

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/460141286930829629/. Acesso em 16 de abril de 2023.

Em seguida, o(a) professor(a) deverá direcionar os alunos a refletir e responder coletivamente às seguintes questões:

  • Onde está o continente europeu?
  • Onde está o continente americano?
  • Qual a localização de Portugal? E da Espanha?
  • Qual a localização do Brasil?

 

Essas questões contribuirão para o(a) professor(a) retomar brevemente com os alunos algumas habilidades que já devem ter sido trabalhadas em algum momento anterior com os alunos. Espera-se que surjam questionamentos por parte dos alunos e o(a) professor(a) deve aproveitar o momento para aprofundar as discussões. 

Para enriquecer ainda mais a aula, o(a) professor(a) deverá projetar também o mapa abaixo, explicando aos alunos que a atual configuração do território brasileiro é muito diferente da que foi estipulada, em 1494, pelo Tratado de Tordesilhas. O(A) professor(a) poderá, ainda, completar a exposição explicando que a ampliação do nosso território ocorreu em virtude de diversos acontecimentos de ordem social, política e econômica e, desse modo, com o avançar dos séculos, não foi possível cumprir o acordo assinado entre Portugal e Espanha no final do século XV.

Disponível em: www.pinterest.pt/pin/62980094789237599/.
Acesso em 16 de abril de 2023.

2ª Etapa: O que foi o Tratado de Tordesilhas?

Após a introdução, será o momento do(a) professor(a) ajudar os alunos a compreender de forma mais clara a temática que será desenvolvida nas aulas. Desse modo, o(a) professor(a) deverá explicar o que foi o Tratado de Tordesilhas. Para esse percurso, o(a) professor(a) deverá iniciar sua explicação enfatizando que o Tratado de Tordesilhas foi um acordo assinado em 1494, entre os reinos de Portugal e de Castela, e que seu objetivo era estabelecer os limites para a exploração das terras encontradas no Atlântico Sul.

Dando sequência à explicação, o(a) professor(a) deverá explicar que esse tratado foi firmado no contexto das expansões marítimas, tendo determinado a criação de um meridiano a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde, na África, dividindo o mundo em duas partes: a parte Oriental pertenceria a Portugal, e a parte Ocidental à Espanha.

Sugere-se que o(a) professor(a) projete os mapas abaixo, no intuito de contribuir com a explicação e com o entendimento dos alunos. 

Disponível em: www.escolaeducacao.com.br/tratado-de-tordesilhas/.
Acesso em 16 de abril de 2023.
Disponível em: www. suportegeografico77.blogspot.com/2021/01/o-que-foi-o-tratado-de-tordesilhas.html. Acesso em 16 de abril de 2023.

3ª Etapa: Antecedentes: por que Portugal e Espanha?

Para iniciar esta etapa o(a) professor(a) deverá destacar que Portugal e Espanha foram os protagonistas nesse processo e delimitaram, por meio de uma linha imaginária, a posse dos territórios da América do Sul, então chamado de “Novo Continente”. Nesse momento, deve-se questionar aos alunos: “Por que Portugal e Espanha”?

Abaixo elencamos alguns pontos que podem ser trabalhados com os alunos, no intuito de facilitar sua compreensão acerca do contexto histórico do período.

  • Portugal e Espanha não dividiam apenas a Península Ibérica;
  • Século XV, os dois países eram as maiores potências mundiais na expansão marítimo-comercial da Europa;
  • Durante o século XV, Portugal e Espanha foram os dois reinos europeus a investir nas grandes navegações e nas buscas por outras rotas que chegassem até as Índias, onde eram comercializadas especiarias;
  • Portugal e Espanha estavam em busca de aumentar seus lucros, à procura de novas rotas comerciais;
  • Portugal conquistou uma série de domínios ao longo da costa africana;
  • Espanha forma seu Estado nacional em 1492 e aposta no projeto do navegador Cristóvão Colombo, que chegou a um novo continente, o continente americano, achando que estava nas Índias;
  • Disputa pela soberania sobre as novas terras;
  • Para evitar que portugueses e espanhóis entrassem em guerra, o Papa Alexandre VI assinou a Bula Inter Coetera;
  • O tratado estabelecia uma linha imaginária, inicialmente a 100 léguas das ilhas de Cabo Verde, dividindo as conquistas entre os reinos ibéricos;
  • Dom João II, rei de Portugal, não aceitou as regras da bula papal e solicitou que as regras fossem revistas;
  • A bula foi refeita, e o meridiano do tratado foi recalculado de 100 para 370 léguas, a partir de Cabo Verde; e
  • Com as novas regras, Portugal ficou com as terras onde hoje se encontra o Brasil.

4ª Etapa: Objetivos e termos do Tratado de Tordesilhas

Dando continuidade a aula, o(a) professor(a) deverá enfatizar quais eram os principais objetivos do Tratado de Tordesilhas e quais foram os termos de construção desse Tratado.

Para esta etapa, o(a) professor(a) poderá se guiar pelos tópicos destacados abaixo.

 

Objetivos do Tratado de Tordesilhas

  • Pacificar a disputa entre Portugal e Espanha pelo domínio das terras encontradas no Atlântico Sul;
  • Estabelecer um limite entre os dois reinos, para a exploração da América; e
  • Acabar com os conflitos travados entre Portugal e Espanha, disputas que estavam associadas às terras do “novo mundo”.

 

Termos do Tratado de Tordesilhas

  • Ficou estabelecida uma linha de demarcação que dividia as terras portuguesas das espanholas: 370 léguas a oeste do Arquipélago de Cabo Verde, na África, sendo que a parte oriental pertenceria a Portugal, e a ocidental à Espanha; e
  • Portugal ficaria com as terras “descobertas ou a descobrir” a 370 léguas de Cabo Verde — isto é, a 1800 km — enquanto a Espanha ficaria com as terras além da linha.

5ª Etapa: Fim do Tratado de Tordesilhas e suas consequências

O(A) professor(a) deverá, neste momento, apresentar os elementos que levaram ao fim do Tratado de Tordesilhas, bem como as suas consequências.

O(A) professor(a) deverá explicar para os alunos que, em meados do século XVIII, ou seja, após mais de trezentos anos de colonização, Portugal já não respeitava mais os termos do Tratado de Tordesilhas e o território do Império Português já havia se expandido para além dos limites ditados no Tratado. É importante destacar, ainda, que esse processo de expansão se deu devido ao bandeirismo, à pecuária, à mineração e às missões jesuíticas. 

O(A) professor(a) deverá continuar a explicação, dizendo que o Tratado de Tordesilhas permaneceu válido até 1750. A Espanha, que precisava cuidar de um território muito extenso, não conseguiu se defender das invasões portuguesas, que começaram a avançar para terras a oeste, de modo que foi preciso formalizar um novo acordo sobre as fronteiras da colônia. Nesse período, vários tratados foram assinados para redefinir os contornos territoriais. 

Deve-se complementar dizendo que, em 1750, o Tratado de Tordesilhas foi oficialmente desconsiderado e atualizado para o Tratado de Madrid, passando a vigorar o princípio de que a terra pertencia a quem a ocupasse. Dessa maneira, o Brasil começou a apresentar os contornos territoriais que conhecemos hoje. 

Para finalizar esta etapa, o(a) professor(a) poderá ressaltar que a principal consequência do Tratado de Tordesilhas foi a pacificação entre Espanha e Portugal, ao demarcar uma linha divisória que definia a quem pertencia cada território. Vale também destacar aos alunos que o Tratado de Tordesilhas demonstrou que, provavelmente, Portugal já sabia que existiam terras no outro lado do Atlântico.

Textos baseados nas sugestões de leitura elencada em Materiais relacionados. 

O conteúdo presente nesses textos poderá ser trabalhado por meio de aulas expositivas.

6ª Etapa: Retomando: roda de conversa

O(A) professor(a) deverá retomar alguns pontos apresentados durante as aulas, questionado os alunos sobre os principais acontecimentos estudados até aqui. Abaixo, elencamos algumas perguntas que podem ser feitas aos alunos, para que respondam coletivamente, contribuindo para a sua participação na aula. Esta etapa tem como foco proporcionar um espaço de diálogo com os alunos, relembrando alguns pontos fundamentais já trabalhados nas etapas anteriores, bem como trazer algumas dúvidas e questionamentos, que poderão ser sanadas pelo(a) professor(a).

O(A) professor(a) deverá acrescentar outros tópicos para serem discutidos com os alunos,de acordo com a realidade da sua turma e dos assuntos transversais que foram trabalhados durante as aulas. Deve-se conduzir esse momento, fazendo com que os alunos participem das reflexões, indagando-os sempre que possível. 

 

Sugestões:

  • O que foi o Tratado de Tordesilhas?
  • Por que ganhou esse nome?
  • Por que Portugal e Espanha?
  • Qual o objetivo desse Tratado?
  • O que estabelecia o Tratado de Tordesilhas?
  • Quando deixou de vigorar esse Tratado?
  • Quais foram as consequências?

7ª Etapa: Sistematização: exercícios com análise de mapas

O(A) professor(a) deverá projetar os mapas abaixo e realizar a análise coletivamente, explicando os elementos presentes em cada um deles, de modo a contribuir para que os alunos cheguem à resposta correta. A análise deverá abrir um espaço de diálogo com os alunos, relembrando alguns pontos fundamentais já trabalhados neste material.

Abaixo elencamos algumas sugestões de mapas, com questões a serem exploradas, entretanto, cabe ao(à) professor(a) adaptar esta etapa de acordo com a turma e com as habilidades já desenvolvidas por ela.

 Análise 1. (Adaptado – ENEM 2009).

Disponível em: www.dex.descomplica.com.br/materiais-e-tv-uee/materiais-e-tv-uee-8c9a03/extensivo-enem-america-portuguesa-tratados-de-limite-e-mineracao/questao/1.
Acesso em 16 de abril de 2023.

Como já estudado, as terras brasileiras foram divididas por meio de tratados entre Portugal e Espanha. De acordo com esses tratados, identificados no mapa, conclui-se que:

(A) Portugal, pelo Tratado de Tordesilhas, detinha o controle da foz do rio Amazonas.

(B) O Tratado de Tordesilhas utilizava os rios como limite físico da América portuguesa.

(C) O Tratado de Madri reconheceu a expansão portuguesa além da linha de Tordesilhas.

(D) Portugal, pelo Tratado de San Ildefonso, perdia territórios na América em relação ao de Tordesilhas.

(E) O Tratado de Madri criou a divisão administrativa da América Portuguesa em Vice-Reinos Oriental e Ocidental.

Resposta Correta: C.

Análise 2. (Adaptado – ENEM 2003).

Disponível em: www.dex.descomplica.com.br/materiais-e-tv-uee/materiais-e-tv-uee-8c9a03/extensivo-enem-america-portuguesa-tratados-de-limite-e-mineracao/questao/2.
Acesso em 16 de abril de 2023.

O mapa apresenta parte do contorno da América do Sul destacando a bacia amazônica. Os pontos assinalados representam fortificações militares instaladas no século XVIII pelos portugueses. A linha indica o Tratado de Tordesilhas revogado pelo Tratado de Madri, apenas em 1750. Pode-se afirmar que a construção dos fortes pelos portugueses visava, principalmente, dominar:

(A) militarmente a bacia hidrográfica do Amazonas

(B) economicamente as grandes rotas comerciais.

(C) as fronteiras entre nações indígenas.

(D) o escoamento da produção agrícola.

(E) o potencial de pesca da região.

Resposta Correta: A.

Análise 3. 


Disponível em: www.dex.descomplica.com.br/materiais-e-tv-uee/materiais-e-tv-uee-8c9a03/extensivo-enem-america-portuguesa-tratados-de-limite-e-mineracao/questao/8.
Acesso em 16 de abril de 2023.

Com base no mapa, sobre a evolução territorial da América portuguesa, assinale a afirmativa correta.

(A) A demarcação estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas se inseriu na disputa pelo controle das rotas que garantiam o acesso às Índias: o périplo africano para Castela e a passagem pelo Cabo da Boa Esperança para Portugal.

(B)O Tratado de Madri revogou o de Tordesilhas e utilizou um novo conceito de fronteira, com base na posse efetiva da terra e nos acidentes geográficos e naturais, incluindo parcelas do território que as bandeiras haviam desbravado.

(C) A consequência do Tratado de 1750 foi a renúncia, pela Espanha, à Colônia do Sacramento, fundada no Rio da Prata e próxima a Montevidéu, em troca da definição do rio Uruguai como fronteira oeste do Brasil com a Argentina.

(D) Os Tratados de Madri e Santo Ildefonso tiveram como foco a ocupação da região amazônica e o controle do contrabando de ouro e da população indígena nesse território.

(E) O Tratado de Santo Ildefonso ampliou as possessões lusas na América, em conformidade com os territórios que haviam sido efetivamente ocupados pela Coroa portuguesa na bacia platina.

Resposta Correta: B.

8ª Etapa: Exercícios de fixação – complete o mapa mudo

Sugere-se, a realização de exercícios fixação referentes à temática estudada, os quais deverão ser corrigidos e comentados pelo(a) professor(a), a fim de sanar todas as dúvidas existentes.

Complete o mapa mudo com as informações solicitadas:

  • Escreva o nome do Tratado representado na linha tracejada;
  • Escreva o nome de quem ficou com as terras, a leste e a oeste;
  • Dê a cor verde à parte da Espanha e a cor amarela à parte de Portugal.
Disponível em: www.educacao.palotina.pr.gov.br/uploads/anexos/2020-06/atividades-junho-71656c4e5b.pdf.
Acesso em 14 de abril de 2023.

9ª Etapa: Exercícios de fixação – cruzadinha

Sugere-se a realização de exercícios fixação referentes à temática estudada, os quais deverão ser corrigidos e comentados pelo(a) professor(a), a fim de sanar todas as dúvidas existentes.

 

Complete a cruzadinha, de acordo com as lacunas das frases.

 

  1. a) O Tratado de Tordesilhas tem esse nome, pois foi assinado em 7 de junho de 1.494 no povoado de ______________________, localizado na Espanha.

b)_________________ ficou com as terras a leste do tratado.

  1. c) _________________ ficou com a maior parte das terras recém descobertas.
  2. d) Os _________________ começaram a avançar para terras a oeste, descumprindo o Tratado de Tordesilhas.
  3. e) Antes mesmo da descoberta de novas terras, ou do chamado “Novo Mundo”, Portugal e Espanha acirraram uma disputa em 1.492, com os conhecimentos do navegante genovês ____________________ Colombo.
  4. f) O Tratado de Tordesilhas dividia o “Novo Mundo” em duas partes a partir de um _____________________.
  5. g) O ____________ de Tordesilhas permaneceu válido até 1.750.
Disponível em: www.educacao.palotina.pr.gov.br/uploads/anexos/2020-06/atividades-junho-71656c4e5b.pdf.
Acesso em 16 de abril de 2023.

10ª Etapa: Exercícios de fixação – questões de vestibular

Sugere-se a aplicação de algumas questões de fixação referentes à temática estudada, as quais deverão ser corrigidas e comentadas pelo(a) professor(a), a fim de sanar todas as dúvidas existentes.

1) (PUC RJ/1995) Em 1994 comemoraram-se os 500 anos da assinatura do Tratado de Tordesilhas, assinado pelos soberanos de Espanha e Portugal.

Sobre o Tratado de Tordesilhas é correto afirmar que:

  1. a) assegurou o monopólio português sobre as duas margens do Atlântico sul, na medida em que incorporou ao “Império português” as terras a oeste – o “Brasil”, de que os lusitanos tomariam posse seis anos depois.
  2. b) foi assinado sob protestos generalizados dos reinos europeus, particularmente do Império Germânico, que propôs a intervenção da Igreja Luterana.
  3. c) teve o propósito de pacificar as relações entre Espanha e Portugal, já que a primeira insistia em participar da rota africana – o “périplo africano” – para as Índias.
  4. d) seria modificado no século seguinte quando, a partir da União ibérica (1580-1640), o território brasileiro ganharia os contornos que tem atualmente.

2) (UFC CE/2004) O Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494 e confirmado nos seus termos pelo Papa Júlio II em 1506, representou para o século XVI um marco importante nas dinâmicas europeias de expansão marítima.

O tratado visava:

  1. a) demarcar os direitos de exploração dos países ibéricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expansão comercial marítima.
  2. b) estimular a consolidação do reino português, por meio da exploração das especiarias africanas e da formação do exército nacional.
  3. c) impor a reserva de mercado metropolitano espanhol, por meio da criação de um sistema de monopólio que atingia todas as riquezas coloniais.
  4. d) reconhecer a transferência do eixo do comércio mundial do Mediterrâneo para o Atlântico, depois das expedições de Vasco da Gama às Índias.

3) (PAS DF/2005) Com o início da expansão marítima europeia, o centro econômico deslocou-se do Mediterrâneo para o Atlântico. Portugal e Espanha passaram a disputar as terras encontradas por seus navegadores. A solução para tal disputa foi a assinatura do Tratado de Tordesilhas, que estabelecia

  1. a) uma linha demarcatória a 370 léguas a oeste de Cabo Verde, em que as terras localizadas a oeste da linha pertenciam à Espanha e as terras localizadas a leste seriam de Portugal.
  2. b) uma linha demarcatória a 100 léguas a oeste de Cabo Verde, em que as terras localizadas a leste da linha pertenciam a Portugal e as terras localizadas a oeste seriam da Espanha.
  3. c) uma linha demarcatória a 370 léguas a oeste de Cabo Verde, em que as terras a oeste de Cabo Verde pertenciam à Espanha e as terras a leste de Cabo Verde seriam de Portugal.
  4. d) uma linha demarcatória a 100 léguas a oeste de Cabo Verde, em que as terras a oeste de Cabo Verde pertenciam a Portugal e as terras a leste seriam da Espanha.

4) (UECE/2002) Leia o documento abaixo atentamente: “(…) Por mandado (…) do Rei Dom Fernando e da Rainha D. Isabel, Rei e Rainha de Castela foram descobertas e achadas novamente algumas ilhas (…) visto, como entre os ditos senhores seus constituintes há uma certa divergência sobre o que a cada uma das ditas partes pertence (…) outorgaram e consentiram que se trace e assinale pelo dito mar uma raia ou linha direta de polo a polo (…) a trezentas e setenta léguas da ilha de Cabo Verde em direção à parte do poente …” Fonte: RIBEIRO, Darcy, MOREIRA NETO, Carlos Araújo – Org – A Fundação do Brasil: testemunhos, 1500-1700, petrópolis, Vozes, 1992, p.69)

O documento acima refere-se ao (à):

  1. a) Tratado de Madri.
  2. b) Tratado de Tordesilhas.
  3. c) Tratado de Toledo.
  4. d) Bula Intercoetera.

5) (UECE/2004) Na primeira metade do século XVI, vários países europeus interessados em expandir-se comercialmente não admitiram a legitimidade da Bula Papal e do Tratado de Tordesilhas.

Tais documentos visavam:

  1. a) dividir o continente americano em duas partes: metade para Portugal; metade para a Espanha;
  2. b) garantir a legitimidade do espaço inglês no território americano;
  3. c) proceder à povoação do território brasileiro;
  4. d) ampliar ao máximo o processo de expansão comercial e marítima europeu.

6) (UERGS) Com a assinatura do Tratado de Tordesilhas, em 1494, linha imaginária que, contadas 370 léguas náuticas a partir do ________, rumo ao ________, estabelecia um ponto terminal de onde se traçaria um paralelo, de pólo a pólo, dividindo o mundo em duas metades. Por esse acordo, as terras, descobertas ou a descobrir, existentes a oeste, pertenceriam a ________ e as existentes a leste, a ________.

Complete o texto acima assinalando a única alternativa que preenche todas as lacunas corretamente:

  1. a) Arquipélago do Cabo Verde; Ocidente; Espanha; Portugal
  2. b) litoral africano; Sul; Portugal; França
  3. c) Arquipélago dos Açores; Ocidente; Holanda; Espanha
  4. d) Cabo Bojador; Oriente; Portugal; Espanha
  5. e)  Cabo Branco; Norte; Inglaterra; França

7) (Ufmg) O Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494,

  1. a) foi elaborado segundo os mais modernos conhecimentos cartográficos, baseados nas teorias do geógrafo e astrônomo grego Ptolomeu.
  2. b) foi respeitado pelos portugueses até o século XVIII, quando novas negociações resultaram no Tratado de Madri.
  3. c) nasceu de uma atitude inovadora na época: a de resolver problemas políticos entre nações concorrentes pela via diplomática.
  4. d) resultou da ação dos monarcas espanhóis que resistiram à adoção da Bula lntercoetera, contrária aos seus interesses.
  5. e) surgiu da necessidade de definir a possessão do território brasileiro disputado por Portugal e Espanha.

Gabarito

1 – a); 2 – a); 3 – a); 4 – b); 5 – a); 6 – a); 7 – c).

Exercícios disponíveis em:  Exercicios sobre o Tratado de Tordesilhas

Acesso em 16 de abril de 2023.

Materiais Relacionados

O(A) professor(a) poderá recordar os conceitos fundamentais, por meio dos seguintes materiais: 

Tratado de Tordesilhas. Brasil Escola. 

Disponível em: Tratado de Tordesilhas: o que foi, contexto, mapa — Brasil Escola

Acesso em 14 de abril de 2023.

Extensivo Enem — América Portuguesa: tratados de limite e mineração. Descomplica. 

Disponível em:  Extensivo Enem: América portuguesa tratados de limite e mineração. 

Acesso em 14 de abril de 2023.

O que foi o Tratado de Tordesilhas. Suporte Geográfico. 

Disponível em: O que foi o Tratado de Tordesilhas?

Acesso em 14 de abril de 2023.

Tratado de Tordesilhas. Escola Educação. 

Disponível em: Tratado de Tordesilhas — Resumo, o que foi, mapa, consequências. 

Acesso em 14 de abril de 2023.

Educação Palotina. Atividades. 

Disponível em: Educação Palotina. Atividades. 

Acesso em 14 de abril de 2023.

O(A) professor(a) poderá também aprofundar o conteúdo, utilizado o conteúdo disponível nos seguintes sites:

A expansão territorial e os tratados de limites. Mundo Educação. 

Disponível em: A expansão territorial e os tratados de limites – Mundo Educação. 

Acesso em 14 de abril de 2023.

Tratado de Tordesilhas. Prepara Enem. 

Disponível em: Tratado de Tordesilhas: o que foi, objetivos, mapa

Acesso em 14 de abril de 2023.

Tratado de Tordesilhas (Tratados de Limites). Banco de Questões. Projeto Agatha. 

Disponível em: Questões sobre Tratado de Tordesilhas (Tratados de Limites): Brasil Colônia – Para o Enem e Vestibular

Acesso em 14 de abril de 2023.

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