Conteúdos

Gênero notícia

Objetivos

Identifique a sequência narrativa;

Conheça as características do gênero notícia;
Reconheça a notícia como um gênero jornalístico;
Produza manchete e lead a partir de imagens
 

1ª Etapa: Aproximação com o gênero

Inicie a aula conversando com os alunos sobre qual a melhor maneira para se manter informado sobre qualquer assunto. Faça o registro de tudo o que disserem na lousa e comece uma análise de cada gênero apresentado. Provavelmente alguns alunos dirão que usam o Google para se atualizarem, explique que essa é uma plataforma de busca, não de notícias.

 

Se você tiver acesso à internet, abra vários sites de notícias (uol, yahoo, g1, terra) apenas para os alunos olharem as manchetes. Caso não seja possível, leve dois jornais diferentes para a análise de um mesmo tema publicado em veículos diferentes. 

 

Explique aos alunos que as notícias buscam responder a questões como: o quê? Quando? Onde? Quem?  E podem ainda trazer outras informações: por quê? Como? E daí?

 

Escolha um tema de destaque em sua cidade ou seu estado e peça para os alunos colherem notícias de jornais durante a semana e apresentarem para a sala, trazendo as respostas das questões anteriores.

 

2ª Etapa: aproximando-se da notícia

Inicialmente, converse com a sala para verificar se os alunos, depois da atividade de leitura em casa e apresentação do material encontrado, perceberam que nem todos os assuntos se tornarão notícia, pois, normalmente, este gênero se caracteriza por sua relevância, ineditismo e interesse público.

 

Pergunte também se identificaram uma mudança no layout do jornal ou mesmo de algum site, utilização letras maiores e menores, com maior ou menor destaque. Mostre a eles que a notícia traz a manchete e o lead, que traz uma síntese do texto, antecipando alguns dados para o leitor. 

 

Vejamos as notícias em destaque de dois grandes jornais: (Veja a tabela/ imagem/ figura no material de apoio anexo nesse plano de aula)

 

Note se todos conseguiram perceber que o Estado prende-se ao fato, não deixando dúvida sobre o ocorrido, diferentemente, a Folha dá destaque para o que disse o goleiro, não colocando o acontecimento em evidência, mas sim a suposta vítima, já que ele apenas disse que sofreu, não se sabe se isso ocorreu. Mostre que essa diferença se confirma no lead também, já que a Folha destaca a vitória do Grêmio, enquanto o Estado ocupou-se do ocorrido: “atleta foi chamado de macaco”.

 

Observe que também no background, fragmento do texto no qual se dá informação que não é parte dos eventos, mas que auxilia na percepção do contexto, há diferenças:

 

INSULTOS (O Estado de S. Paulo) e PELA TORCIDA (Folha de S. Paulo)

 

Peça para os alunos explicarem qual a diferença entre essa forma de apresentar?

 

Converse com os alunos se eles consideram que houve imparcialidade dos jornais? Qual centrou-se mais nos fatos? Você pode promover um diálogo mais aprofundamento sobre este fato, abordando o preconceito. Leia as notícias na íntegra com os alunos.

 

 

3ª Etapa: Estudando o gênero

Retome com alunos a intencionalidade da notícia, discutindo a tentativa de ser imparcial. Verifique se perceberam isso nos textos lidos. Agora proponha que, a partir da foto a seguir, produzam o lead e a manchete da notícia. Se possível fotocopie numa folha pautada para que possam redigir o texto ou projete e peça para registrarem no caderno. (Veja a tabela/ imagem/ figura no material de apoio anexo nesse plano de aula)

 

Agora socialize os textos produzidos, você pode organizar uma leitura para a sala ou fazer uma exposição para que todos leiam os dos colegas. Finalizada esta etapa, apresente a notícia toda publicada na Folha de S. Paulo.

 

“Bairros nobres da zona oeste reduzem menos o consumo de água em SP

 

A região dos Jardins, na zona oeste de São Paulo, foi a que menos reduziu o consumo de água no primeiro semestre deste ano. Segundo levantamento da Sabesp, a redução foi de apenas 7,36% na região que engloba os bairros Jardim Paulista, Europa, América, Lapa, Alto de Pinheiros, Boaçava, Sumaré e Perdizes.

 

O levantamento foi feito no período em que a região metropolitana de São Paulo registrou a maior escassez de chuva dos últimos anos. Por conta disso, o governo paulista teve que utilizar pela primeira vez o "volume morto" –que fica abaixo das comportas da represa e, precisa ser puxada com bombas– de duas represas do sistema Cantareira.

 

Para tentar reduzir o desperdício de água, o governo também criou um bônus –desconto na conta de água. Na semana passada, o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Mauro Arce, afirmou que será preciso manter ao longo de 2015 a medida se não chover acima da média nos próximos meses.

 

Apesar da região dos Jardins ter reduzido apenas 7,36% do consumo de água, o Jaçanã, Perus e Pirituba conseguiram reduzir em cerca de 20% o consumo no primeiro semestre. O Jaçanã, que encabeça a lista de redução de consumo, abrange os bairros do Jaçanã, Edu Chaves, Jd. Brasil, Vila Mazzei, Jd Guançã, e parte da Vila Gustavo.

 

A Sabesp não faz levantamento por bairro, apenas por regiões, respeitando um sistema de planejamento baseado em bacias hidrográficas. Considerando toda a capital paulista, a redução do consumo foi de 16,23% entre janeiro e junho, aponta a Sabesp.”

 

Converse com os alunos sobre o contexto de produção, já que alunos pertencentes a regiões com problemas de falta de água devem ter relacionado a imagem a esse problema.

 

4ª Etapa: Fechamento

 Ao considerar o contexto de produção, levante com os alunos quais são os fatos de interesse público do ambiente escolar em que estão inseridos. Quais acontecimentos podem virar notícia?

 

Faça uma lista de possibilidades e organize com os alunos um jornal semanal ou mensal. Discuta com eles o layout desse jornal e auxilie-os na escolha das pautas.

 

Materiais Relacionados

Leia o texto “Trabalhando o Gênero Notícia”.

 
DELL’ISOLA, Regina Lúcia Peret (Org.). Nos domínios dos gêneros textuais. FALE ? UFMG: Belo Horizonte, vol. 2, 2009.
 
 
LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
 

Arquivos anexados

  1. Estudo do gênero notícia A notícia como construção

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.