Conteúdos

Este plano de aula tem por objetivo abordar os conceitos que abrangem os nutrientes: as características e as funções de cada um deles, a sua importância para o bom funcionamento celular, metabolismo e homeostase, bem como em quais fontes alimentares podemos encontrar cada um deles. Também será apresentado um breve histórico da alimentação e da cultura alimentar, uma sugestão para a reflexão sobre hábitos alimentares, diferentes dietas e como essas influenciam na saúde e na qualidade de vida do indivíduo, bem como no meio ambiente. A sequência traz orientações e um passo a passo de como abordar os conteúdos, além de links de textos para aprofundamento, sugestões de leituras, vídeos e atividades para uma melhor aprendizagem dos alunos.

  • Nutrientes;
  • História e cultura da alimentação; e
  • Hábitos alimentares e saúde.

Objetivos

  • Conhecer os nutrientes, sua estrutura, suas funções e em que fontes alimentares podem ser encontrados;
  • Recordar a história da alimentação e sua relação com a cultura; e
  • Investigar e debater diferentes hábitos alimentares e sua relação com a saúde individual, coletiva e ambiental.

1ª Etapa: Sugestão aos professores

Professor(a), para a aplicação deste plano sugiro a seguinte distribuição dos conteúdos:
A etapa 1 pode ser aplicada em uma ou duas aulas, com 50 minutos de duração cada. Instigue os alunos com o título que dá nome à etapa, de forma a fazer uma sondagem acerca do que já sabem sobre o tema. Uma forma prática de trabalhar tais conteúdos é, após uma breve explanação sobre nutrientes, dividir os alunos em pequenos grupos, deixando cada grupo responsável por pesquisar informações específicas de determinado nutriente, tais como: estrutura, função, fonte, importância no organismo e doenças relacionadas a seu excesso e à sua falta. Ofereça um tempo para os alunos realizarem a pesquisa e preparação do material (solicite que produzam um card, tipo post do Instagram) e agende a apresentação para uma outra aula. Para complementar a aula, você também pode solicitar que cada grupo traga um prato com o nutriente pelo qual ficou responsável e realizar um lanche saboroso e nutritivo com os alunos. Ao final das apresentações, complemente as informações, caso ache necessário. Ofereça, por fim, uma tabela a todos os alunos da turma, para que preencham as informações sobre todos os nutrientes apresentados na aula, como forma de sintetizar os conteúdos.

Para a etapa 2, sugiro duas aulas, com 50 minutos de duração cada. Inicie discutindo os pontos levantados na parte teórica desta etapa. Se for possível, convide o(a) professor(a) de História para fazer parte desse momento. Depois, conduza o debate para a questão da relação da cultura com a alimentação, e assista junto com os alunos ao documentário sugerido anteriormente neste plano (vídeo 2). Uma sugestão de atividade é solicitar aos alunos que pesquisem se há um prato tradicional nas suas famílias, qual a origem desse prato, laços afetivos etc. Pode ser interessante, se houver possibilidade, realizar uma exposição fotográfica desses pratos e dos momentos em família, bem como suas receitas.

Para a etapa 3, use como “gancho” a questão social do alimentar-se, da presença da comida em celebrações e questione de que outras formas os alimentos podem influenciar a vida do indivíduo. Aborde os diferentes tipos de dietas (onívora, vegetariana, vegana, low carb, mediterrânea etc.), esquematizando na lousa os principais pontos de cada uma, caso julgue necessário. Em seguida, questione os alunos sobre os impactos da alimentação na natureza. Esse é um momento interessante para trazer a questão dos orgânicos, dos agrotóxicos etc. Em seguida, assista com os alunos ao vídeo 4, sugerido anteriormente neste plano. Ao final, solicite que eles façam uma lista relacionando a produção de alimentos com os principais danos causados ao ambiente. Também seria interessante pensar, juntamente com os alunos, em pequenas ações ou projetos que eles possam desenvolver para diminuir o desperdício de comida e outros impactos ambientais, mudando pequenos hábitos alimentares, nem que seja por uma refeição ou dia na semana. Se tiver espaço na escola, que tal produzir uma pequena horta orgânica com os alunos, ou incentivá-los a produzir um alimento em casa? Uma última sugestão é convidar o(a) professor(a) de Geografia para esse momento, para aprofundar questões sobre solo e agroecologia, por exemplo.

E, para finalizar, use e abuse dos exercícios contidos na etapa 4. Você pode deixá-los todos para o final, oferecendo um tempo aos alunos para a sua resolução, ou enviá-los como tarefa de casa. Não esqueça de fazer a correção de forma coletiva. Bom trabalho!

2ª Etapa: Nutrientes: o que são? Onde estão? Qual sua importância?

Os nutrientes são substâncias encontradas nos alimentos, as quais são essenciais para o funcionamento adequado do corpo humano. Para serem absorvidos pelas células, os nutrientes precisam passar pelas etapas da digestão. Cada nutriente possui uma composição e uma função diferentes, devendo ser ingeridos em quantidades diferentes, de acordo com sua função e com as características do indivíduo.

Os nutrientes podem ser classificados em:

a) Macronutrientes: que fornecem energia ao corpo e precisamos ingerir em grande quantidade. Exemplos: carboidratos, gorduras e proteínas.

b) Micronutrientes: são os minerais e as vitaminas, os quais precisamos ingerir em pequenas quantidades.

De acordo com a função que desempenham no organismo, os nutrientes podem ser divididos em: energéticos (carboidratos e lipídeos), construtores (proteínas) e reguladores (vitaminas e sais minerais).

Os nutrientes podem ser encontrados em uma diversidade de alimentos, em quantidades diferentes.

3ª Etapa: História, alimentação e cultura

A História da alimentação é paralela à História do desenvolvimento do homem e da cultura. Isso porque, ao surgir no planeta, o homem observava outros animais, imitando alguns de seus hábitos alimentares e consumindo o que lhes era ofertado pela natureza, como: frutos, raízes e folhas. Em seguida, surgiu o hábito de caçar e de pescar. Porém, foi com a descoberta do fogo como instrumento para preparo dos alimentos que houve um grande avanço na nutrição e, consequentemente, no desenvolvimento humano. Os homens logo deixaram de ser nômades e desenvolveram a agricultura e a pecuária, o que disponibilizou à população uma grande variedade de cereais e de produtos animais e seus derivados, mudando para sempre os hábitos alimentares.

4ª Etapa: Hábitos alimentares e a saúde individual, coletiva e ambiental

Embora o desenvolvimento da agricultura e da pecuária tenha sido de grande importância e relevância para o desenvolvimento da espécie humana, tais práticas, juntamente com outras presentes no processo de urbanização, causam grandes impactos ambientais. A partir desse conhecimento, é necessário repensar práticas alimentares que sejam saudáveis, tanto para o indivíduo, quanto para a coletividade e para o meio ambiente.

Para tanto, é necessário conhecer a origem dos alimentos e seus impactos no ambiente e no organismo. Alimentos altamente processados não fazem mal apenas para a saúde, mas também demandam uma grande energia para sua produção, sendo mais prejudiciais para a natureza.

O acesso a uma alimentação de qualidade também é um direito humano básico! Embora seja um direito, esse é um dos principais problemas mundiais, contribuindo com problemas na saúde e na educação, afinal uma criança mal nutrida não é capaz de aprender e de se desenvolver adequadamente.

5ª Etapa: Exercícios

1. Uma alimentação adequada é aquela que inclui todos os nutrientes necessários para o funcionamento do nosso corpo. Entre os nutrientes que nos fornecem energia, podemos citar:

a) Sais minerais
b) Vitaminas
c) Água
d) Carboidratos
e) Proteínas


GABARITO: D.

2. Alguns aminoácidos são denominados essenciais por não serem produzidos no nosso corpo, devendo ser obtidos por meio da nossa alimentação. Marque a alternativa em que encontramos apenas aminoácidos essenciais:

a) Prolina, valina e triptofano
b) Alanina, fenilalanina e metionina
c) Cisteína, treonina e valina
d) Serina, fenilalanina e histidina
e) Isoleucina, leucina e lisina

 

GABARITO: E.

3. Macronutrientes podem ser definidos como a classe de compostos químicos que devem ser consumidos diariamente e em grande quantidade, pois fornecem energia e são componentes fundamentais para o crescimento e manutenção do corpo. Qual deles é obtido em maior abundância em dietas baseadas em vegetais e em produtos de origem animal, respectivamente?

a) Carboidratos e proteínas
b) Proteínas para ambas as dietas
c) Proteínas e lipídios
d) Proteínas e carboidratos
e) Carboidratos para ambas as dietas

 

GABARITO: A.

4. Os insetos costumam carregar mais nutrientes do que outros animais. Em relação à quantidade de proteínas, a carne de boi é composta por apenas 28%, a de porco 25% e a de frango 23%. Corpo de moscas e mosquitos chega a quase 59%, e libélulas têm 58%. Esses insetos também são ricos em vitaminas, principalmente a B, possuem minerais de ferro e cálcio, além de ácidos graxos essenciais.

(Texto Adaptado de Por que você deve começar a comer insetos, Luiz Romero. Revista Super Interessante, pág. 74, dez. 2012)

Em relação a esses nutrientes e suas funções, afirma-se que:

  1. As proteínas, quando ingeridas, fornecem aminoácidos às células.
  2. A vitamina B e o ferro são nutrientes orgânicos essenciais para o bom funcionamento das células.
  3. O cálcio é fundamental para a estrutura óssea.
  4. Os ácidos graxos fornecem energia às células.

São corretas as alternativas:

a) 1 e 2, apenas
b) 1, 2, 3 e 4
c) 2 e 3, apenas
d) 1, 3 e 4, apenas 


GABARITO: D.

Questões 1 a 4 disponíveis

Acesso em 06 de agosto de 2022.

5. Entre os nutrientes que ingerimos, merecem destaque os carboidratos, abundantes em alimentos como pão, macarrão, mandioca e milho. Assinale a alternativa que melhor descreve a principal função dos carboidratos:

a) Material de construção das estruturas celulares.
b) Fornecimento de energia para a movimentação e o metabolismo.
c) Ação hormonal, integrando as funções de diferentes órgãos.
d) Regulação da quantidade de água das células.
e) Composição do meio intracelular, formando um meio ideal para a ação enzimática.

GABARITO: B.

6. Observe o quadro a seguir:
Com base nesse quadro, é incorreto afirmar-se que:

a) o leite de jumenta é o mais parecido com o leite humano.
b) o leite de cabra tem cerca de 3,5 vezes mais proteínas do que o leite humano.
c) o leite em pó é o que mais se assemelha ao leite de vaca.
d) o leite de vaca é o mais gorduroso.
e) os leites de vaca e de cabra são mais energéticos do que o leite humano.

GABARITO: D

7. Um importante jornal apresentou uma reportagem sobre a vitamina A. O artigo dava destaque às consequências benéficas de suplemento periódico dessa vitamina. No entanto, abordava, também, problemas causados pela ingestão excessiva da mesma e doenças provenientes de sua ingestão deficitária. A vitamina A, por sua “natureza química”, armazena seu excesso ingerido em determinado “órgão” do corpo humano gerando problemas orgânicos, bem como sua falta acarreta “problemas carenciais”.

Com base na afirmação destacada, assinale a opção correta que relaciona, respectivamente, a natureza química, o órgão acumulador do excesso e a hipovitaminose (problema carencial), correspondentes a esta vitamina.

a) lipossolúvel, fígado e cegueira noturna.
b) lipossolúvel, baço e bócio endêmico.
c) lipossolúvel, pâncreas e escorbuto.
d) hidrossolúvel, pâncreas e beriberi.
e) hidrossolúvel, fígado e raquitismo.

GABARITO: A.

8. Os sintomas a seguir numerados se referem aos efeitos mais marcantes da carência de algumas vitaminas no organismo humano.

a) Deformação no esqueleto e anomalias da dentição.
b) Secura da camada córnea do globo ocular e deficiência visual em ambiente de luz fraca.
c) Dificuldade de coagulação do sangue.
d) Inflamação da pele e das mucosas, com sangramento.

Esses sintomas estão associados, respectivamente, à carência das vitaminas:
a) D, E, C e A.
b) K, A, B e D.
c) B, K, A e C.
d) B, D, K e A.
e) D, A, K e C.

GABARITO: E.

9. A desnutrição ou a subnutrição infantil é um grave problema de saúde pública, principalmente em países subdesenvolvidos, porque ela provoca a carência de algumas substâncias que são essenciais ao organismo humano, entre elas as vitaminas. Analise as proposições a seguir relacionadas a algumas vitaminas, suas funções, suas fontes usuais e as doenças causadas por suas deficiências.

  1. O ácido fólico age, sobretudo, na síntese de nucleoproteínas e sua deficiência causa danos principalmente no processo de maturação das hemácias, levando à anemia. As frutas cítricas representam a única fonte natural de ácido fólico.
  2. O caroteno atua na formação de pigmentos visuais e na manutenção estrutural dos epitélios. É sintetizado principalmente por enterobactérias e sua deficiência leva à cegueira noturna e ao ressecamento da pele.
  3. A vitamina D age no desenvolvimento dos ossos e é obtida principalmente de óleo de peixes, fígado e também pela ação da luz solar sobre a pele. Sua deficiência provoca o raquitismo.

a) Apenas a I é verdadeira.
b) Apenas a II é verdadeira.
c) Apenas a III é verdadeira.
d) Estão corretas a I e a II.
e) Estão corretas a II e a III.

GABARITO: C.

Questões 5 a 9 disponíveis
Acesso em: 06 de agosto de 2022.

10. Leia o seguinte texto:

Antes da descoberta de como produzir e controlar o fogo, os alimentos eram consumidos crus e consistiam, basicamente, de animais caçados e de vegetais colhidos na floresta.

Com o uso do fogo, os hábitos alimentares mudaram, e os alimentos, agora cozidos, contribuíram para o desenvolvimento orgânico do homem, incentivaram a agricultura e a pecuária, melhorando a qualidade de vida.

Sem dúvida, o domínio do fogo possibilitou ao homem consumir cereais e leguminosas, até então difíceis de serem ingeridos crus.

O uso do calor do fogo no preparo de alimentos é importante, pois:

a) promove a multiplicação de bactérias.
b) aumenta o teor vitamínico das substâncias nutritivas.
c)impede a desnaturação das proteínas e as alterações físico-químicas dos minerais.
d) estimula o organismo a produzir maior quantidade de células de defesa, o que reduz os riscos de doenças graves.
e) torna o processo digestivo mais rápido, aumentando consequentemente a absorção de nutrientes pelo organismo.

GABARITO: E.

Questão 10 disponível em:

https://soexercicios.com.br/plataforma/questoes-de-vestibular/ETEC/15430/alimentos-e-nutrientes/1 . Acesso em 06 de agosto de 2022.

Plano de aula elaborado pela Prof.ª Dr.ª Nathalie Lousan.

Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação Pedagógica: Professora Dr.ª Aline Bitencourt Monge

Materiais Relacionados

Para ler mais sobre nutrientes:

https://alimentacaoemfoco.org.br/nutrientes-e-suas-funcoes/.

Acesso em: 06 de agosto de 2022.

Para ler mais sobre a história e a cultura da alimentação:

https://alimentacaoemfoco.org.br/historia-da-alimentacao/; e

http://www.historiadaalimentacao.ufpr.br/artigos/artigo001.htm.

Ambos com acesso em: 06 de agosto de 2022.

Para ler mais sobre hábitos alimentares:

https://naturallisas.com.br/blog/importancia-de-ter-um-bom-habito-alimentar#:~:text=H%C3%A1bito%20alimentar%20%C3%A9%20um%20termo,consumo%20do%20alimento%20e%20descarte; e

https://jornal.usp.br/atualidades/habitos-alimentares-cotidianos-podem-causar-impactos-no-meio-ambiente/.

Ambos com acesso em: 06 de agosto de 2022.

 

Sugestões de vídeos:

1. Alimentação saudável – nutrientes essenciais

https://www.youtube.com/watch?v=wyavyxPnFJw.

Acesso em: 06 de agosto de 2022.

3. Alimentação, cultura e identidade – Multiponto

https://www.youtube.com/watch?v=6pVgTNcQ9G8.

Acesso em: 06 de agosto de 2022.


4. SBAN – História da alimentação

https://www.youtube.com/watch?v=pY8SCYI3Ro4.

Acesso em: 06 de agosto de 2022.

 

5. Os impactos ambientais causados por nossas escolhas alimentares

https://www.youtube.com/watch?v=0ozmFlQNqX4.

Acesso em: 06 de agosto de 2022.

Dica de série (Amazon Prime Video):

https://www.escoladebotanica.com.br/post/historia-alimentacao.

Acesso em: 06 de agosto de 2022

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