Conteúdos

Estequiometria: conceito

Objetivos

Prever relações entre massas, quantidade de matéria, número de moléculas e volume entre as susbtâncias participantes de uma transformação química.

Antes de dar início às etapas consulte a aba Para Saber Mais.

1ª Etapa: Introdução do tema

A atividade que será proposta, apesar de simples, é eficaz para o aluno entender que ESTEQUIOMETRIA refere-se à  proporção das espécies envolvidas em uma reação química.



Inicie a atividade propondo aos alunos que se organizem em grupos.



Cada grupo deverá receber:  4 pãezinhos, 5 fatias de presunto, 4 fatias de mussarela.



Propor  que façam 1º um lanche com 1 pão e 1 fatia de presunto + 1 fatia de mussarela. Depois que representem em uma sulfite o “modelo dessa reação” que seria:



1 pão + 1 fatia de presunto + 1 fatia de mussarela + 1 lanche



Com o que restou eles devem montar mais 3 lanches com as mesmas características e representar o “modelo dessa reação” que será:



3 pães + 3 fatias de presunto + 3 fatias de mussarela -> 3 lanches + excesso de 1 fatia de presunto ( que sobrou)



Este exemplo é um aquecimento à aula, com o objetivo de motivar a aprendizagem. Pode-se propor outros modelos de lanche e solicitar que os alunos representem o modelo da reação. A ideia é que eles associem os elementos do lanche às substâncias que são utilizados para os cálculos estequiométricos.

 

2ª Etapa: Exploração da atividade interativa

Organize a turma em duplas de trabalho para utilização de computadores portáteis ou dos computadores da sala de informática. Proponha que pesquisem na internet sobre o tema, levantando hipóteses e buscando responder as seguintes questões, além das que apareceram no momento de introdução ao tema.



• Qual o significado da palavra Estequiometria?

• Quais os seus conceitos e como eles são aplicados em reações químicas

• Exemplos de aplicação do cálculo estequiométrico na prática.



Peça para que os alunos acessem a atividade interativa “Da cozinha para a Estequiometria!”, disponível no NET Educação.

 

3ª Etapa: Retomada Conceitual

Para retomar os conceitos e finalizar a atividade, o professor pode levar os alunos até o laboratório ou outro espaço disponível na escola e pedir para que eles realizem alguns experimentos envolvendo elementos químicos e o calculo estequiométrico, possibilitando assim que eles coloquem em prática os conceitos trabalhados tanto na pesquisa realizada quanto na atividade interativa.



Para essa atividade o professor pode dividir a sala em grupos e solicitar que cada grupo realize um experimento diferente. Após o desenvolvimento do procedimento, o professor pode sugerir aos alunos que preparem uma forma de apresentação dos resultados para o grupo, desenvolvendo assim a linguagem científica.



Algumas sugestões de experimentos, estão disponíveis em “Para organizar o seu trabalho e saber mais”.

 

Materiais Relacionados

Caro professor, antes de iniciar esta atividade é importante que se aproprie de algumas informações sobre o tema. Selecionamos os links abaixo para ajudá-lo.

Videoaula sobre estequiometria:
Parte 1
Parte 2

Experimento simples envolvendo bicarbonato de sódio e água.

Video explicativo sobre experimento envolvendo bicarbonato de sódio e água.

Video sobre experimento envolvendo bicarbonato de sódio e vinagre.

Produção Didático-Pedagógica: uma proposta diferenciada de ensino para o estudo da estequiometria.

Material para atividade introdutória, em quantidade suficiente para o número de grupos que terá organizado em sua aula, Cada grupo deverá ter:

• 4 pãezinhos, 5 fatias de presunto, 4 fatias de mussarela.

Idealização e edição final: NET EDUCAÇÃO | Realização: Instituto Paramitas. © Todos os direitos reservados.
 

Arquivos anexados

  1. Estequiometria: conceito

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