Conteúdos

Planeta Terra: formato e movimentos de rotação e translação.
Formação do dia e da noite.
Formação das estações do ano.

 

Objetivos

Este roteiro trata dos movimentos da Terra ao redor de seu próprio eixo e ao redor do Sol, e de que forma esses movimentos criam os dias e noites e as estações do ano. Espera-se que o aluno compreenda as condições para criar o dia e a noite, bem como as estações do ano. 

1ª Etapa: Compreender os movimentos da Terra.

Nessa etapa o professor deve partir de novos questionamentos sobre como os alunos pensam ser o movimento da Terra ao redor de seu próprio eixo e em torno do Sol. Após breve discussão o professor deve apresentar o vídeo sugerido e certificar-se de que os alunos compreenderam como se dão esses movimentos. Se necessário o vídeo pode ser repetido algumas vezes para a discussão de dúvidas.

 

O texto sugerido pode ser distribuído aos alunos ou eles podem consulta-lo na internet. Alternativamente o professor pode baixar e modificar esse texto, simplificando-o e utilizando apenas as imagens mais simples e importantes.

 

Certifique-se de que os alunos perceberam que a Terra gira em torno de um eixo inclinado em relação ao seu plano de translação ao redor do Sol (a eclíptica), pois essa inclinação é o que dá origem às estações do ano.

 

A partir daí, os alunos devem simular as estações do ano utilizando a lanterna como Sol e a laranja espetada como Terra. Um ambiente com iluminação reduzida facilita a observação das regiões iluminadas e de sombra.       

 

Diversos questionamentos podem ser feitos durante a fase de simulação, tais como:

 

– o que ocorreria se a Terra não girasse em torno de um eixo inclinado em relação à eclíptica?

 

– o movimento de translação da Terra ao redor do Sol é circular? Como ele é? O formato dessa trajetória é o que determina as estações do ano? (É fundamental aqui que o aluno perceba que o movimento é elíptico, mas quase circular, e que o que origina as estações do ano é inclinação do eixo de rotação e não a distância Terra-Sol).

 

2ª Etapa: Finalização

Oriente os alunos a usarem o simulador sugerido nos links e que façam capturas de tela mostrando as situações correspondentes às quatro estações do ano, montando assim uma apresentação.

 

Uma sugestão também muito valiosa é de solicitar como trabalho de casa que os alunos de cada grupo apresentem a explicação e a simulação das estações do ano em suas casas, para seus familiares, e gravem um vídeo dessa apresentação. O vídeo pode ser compartilhado pelo aluno no Youtube em seu próprio canal, ou com a classe, via WhatsApp ou BlueTouch.

3ª Etapa: Início de Conversa

Os dias e noites e as estações do ano são criados pelos movimentos de rotação da Terra em torno de si mesma e de translação ao redor do Sol. É muito importante que os alunos aprendam alguns conceitos básicos de astronomia desde o Ensino Fundamental e que consigam relacionar esses conceitos com suas experiências cotidianas.

 

Nesse roteiro você vai conduzir os alunos a algumas descobertas e ajuda-los a compreender os movimentos de rotação e translação da Terra. A partir de uma atividade prática e simples os alunos poderão simular e compreender a formação dos dias e noites e as estações do ano.

 

Conceitos como rotação, translação, movimento circular, plano e eixo poderão ser explorados e os alunos poderão também construir maquetes e pesquisar mais sobre o assunto.

 

Essa atividade requer a construção de um simulador do sistema Terra-Sol e necessitará de alguns materiais que devem ser providenciados com antecedência; veja a lista de materiais na 2ª Etapa.

4ª Etapa: Problematização e sensibilização

Nessa etapa o professor deve apresentar o tema de estudo, “Dia, noite e estações do ano”, e estimular um debate rápido sobre o que os alunos pensam sobre como esses fenômenos se dão. Algumas perguntas podem orientar esse debate e ajudar em uma diagnose dos conhecimentos prévios dos alunos:

 

1. Vocês sabem por que temos dia e noite?

 

2. Quando é dia aqui também é dia em outros locais do mundo?

 

3. E as estações do ano? Quais são?

 

4. Porque temos diferentes estações no ano?

 

5. Quando é verão aqui, será que é verão no resto do mundo também?

 

A partir das respostas dos alunos o professor pode ir elencando temas para tratar conjuntamente durante a atividade. Uma boa ideia consiste em anotar na lousa as dúvidas que surgirem e, ao final, fotografar a lousa para registrar essas dúvidas. Parte delas podem também ser dúvidas do próprio professor e poderão se transformar em objeto para pesquisas na internet ou na biblioteca da escola.

 

É importante que nesse momento os alunos tenham a palavra e que as suas dúvidas sejam anotadas e não respondidas. O objetivo é despertar a curiosidade, o interesse e diagnosticar o que os alunos já sabem e o que precisam saber ou aperfeiçoar.

 

5ª Etapa: Construindo um simulador para o sistema Terra-Sol

Nessa etapa o professor dever dividir a classe em grupos de 3 alunos e cada grupo construirá um simulador para os movimentos da Terra ao redor de si mesma e do Sol. É necessário que previamente tenham sido obtidos os materiais listados abaixo:

 

Um globo terrestre conforme o modelo da imagem:

 

Uma dúzia de laranjas do tipo “lima” ou “pêra”, maduras (amarelas) e com formato arredondado; semelhantes as da figura abaixo.

 

Uma dúzia de canetas hidrográficas azuis ou pretas. Canetas esferográficas comuns podem ser usadas também, assim como canetas de escrita permanente usadas para escrever em CDs e DVDs.

 

Uma dúzia de palitos de churrasco.

 

Uma ou mais lanternas. Se possível usar lanternas fortes e com foco regulável para obter um feixe estreito de luz.

 

Cada grupo deve ter uma laranja, um palito de churrasco, uma caneta hidrográfica e acesso a uma lanterna.

 

Primeiramente os alunos devem desenhar nas laranjas um esboço dos continentes. Se houver outras canetas hidrográficas coloridas eles podem também pintar os continentes com cores diferentes. Uma linha mais grossa deve ser desenhada marcando a linha do equador, de forma que fique bem visível.

 

O globo terrestre providenciado pelo professor pode ser usado como modelo.

 

O resultado final deve se parecer com o que é mostrado na imagem abaixo:

       

(*) O uso de laranjas ao invés de bolas de isopor evita a produção de lixo não reciclável, visto que as laranjas podem ser descartadas no jardim, servindo de adubo, e as bolas de isopor são de difícil reciclagem.

 

(**) A laranja deve estar em temperatura ambiente.

 

(**) Os grupos de alunos descobrirão qual é a forma mais eficiente de manusear a laranja a fim de desenhar nela. Nessa fase eles estão enfrentando a “resolução de um problema” que requer raciocínio, habilidade, senso espacial e trabalho colaborativo em grupo.

 

Materiais Relacionados

1. Vídeo curto (2:29) mostrando de forma resumida a formação dos dias e noites e das estações do ano

 

2. Texto e imagens explicando as estações do ano

 

3. Simulador de estações do ano (Khan Academy – em inglês, mas não compromete a compreensão)

 

Arquivos anexados

  1. Estações do ano

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