Conteúdos

Origem do Espanhol. 

Objetivos

1. Conhecer a origem do espanhol e sua incidência nos países colonizados.
2. Saber se há diferença ou semelhança entre a língua Espanhola e a Castelhana.
3. Identificar os países que falam espanhol no mundo.                                                                                                                              

 

1ª Etapa: Origem

Para esta atividade, tenha disponível um mapa-múndi ou uma imagem do planisfério para projetar e prepare cópias do texto disponível no Material de Apoio-Texto1.

 

Para mapear os conhecimentos prévios dos alunos, proponha que, em duplas ou trios, discutam as questões:  

 

¿Quienes en el mundo hablan Español?

¿Qué saben de ese mundo?

¿Ese mundo habla Español o Castellano?  ¿Hay alguna diferencia? ¿Cuál?

 

Peça que discutam e compartilhem suas experiências e reflexões no grupo. Após a discussão inicial, peça que cada grupo apresente aos demais as suas conclusões. Não aprove nem desaprove os comentários. Proponha que assistam ao vídeo indicado no link três (3) para verificar se as respostas estão corretas e completas. 

 

Após a exibição do vídeo, retome a discussão, atentando para as novas informações que o vídeo trouxe. 

Convide, então, os alunos a acompanhar você na leitura do texto proposto. Faça pausas para esclarecer as dúvidas sobre conceitos e vocabulário. 

 

Finalmente peça a cada grupo que faça uma imagem/esquema do que aprenderam na aula. Coloque num lugar visível da sala.  

 

2ª Etapa: Espanhol o Castelhano?

Nesta etapa, vamos trabalhar a questão Espanhola ou castelhana?

Pretende-se que os estudantes já possam responder a pergunta, para dito fim faz as seguintes perguntas: 

 

1. ¿Cuál es el orígen del castellano?

2. ¿Que sucede con los reinos de Castilla y Aragón de aquella época? 

3. ¿Por qué  la lengua que llegó a América fue el castellano o también llamado español?

 

Na sequência peça que respondam ao desafio: 

 

¿Español o Castellano? Responde Falso o Verdadero 

1. Como la reconquista había sido encabezada por los reyes Fernando III, el Santo, e Isabel, la Católica de Castilla, la lengua castellana se fue extendiendo sobre las otras lenguas (catalán, gallego, vasco) y diálectos da la península.

F [   ]  V [    ]

 

2. La publicación de la primera gramática de la lengua castellana de Antonio Nebrija en 1.492 no ayudó en nada  a la legitimiszación de la lengua castellana.  

F [   ]  V [    ]

3. Nebrija justificaba la necesidad de la publicación de la gramática ante la reina Isabel con la siguiente frase: “La lengua es la compañera del Imperio”

F [    ]  V [    ]

 

4. En España actualmente está prohibido hablar las otras lenguas como el Gallego(Galicia,)Vascuence (país Vasco y Navarra), Catalán (Cataluña e Islas Baleares) y el Valenciano (Comunidad de Valencia).

F [    ]  V [    ]

 

5. En América se usan las dos denominaciones para referirse a la lengua que se habla: “Castellano” o “Español”

F [    ]  V [    ]

 

6. en el s.XVII, la portada de la primera edición del conocido diccionario de Sebastian de Covarrubias de 1.611, se llamó “Tesoro de la lengua castellana o española”, dando el nombre por equivalente o indistinto.

F [    ]  V [    ]

 

Como lição de casa, proponha que pesquisem “O espanhol na América”: formação, características e variantes linguísticas.

 

3ª Etapa: O espanhol de América

Prepare com antecedência cópias do Texto três (3), do Material de Apoio para realizar esta etapa. 

 

Ao iniciar a aula solicite aos alunos que partilhem os dados que levantaram na lição de casa. Utilize um mapa-múndi para mostrar os países de língua espanhola. 

 

Na sequência, faça uma leitura compartilhada do Texto três (3), explicando o texto e o vocabulário. Na sequência, proponha que, em grupos de quatro (4) alunos formulem quatro questões para o texto. Peça aos grupos que troquem as questões e respondam aos desafios propostos pelos colegas. 

 

Para fechar a atividade apresente o vídeo disponível no link sete (7). 

 

4ª Etapa: Os países no mundo que falam espanhol

Veja com os estudantes os vídeos disponíveis nos links 12 e 13: 

Apresente também os vídeos sugeridos nos Links 10 e 11, chamando atenção para países que não imaginávamos que falem espanhol. 

 

Para fechar as atividades, podemos realizar várias atividades: 

1. Peça aos alunos que produzam um mapa-múndi, indicando os países que falam espanhol. Os continentes poderão ser indicados com cores diferentes (América do Norte – vermelho / América Central incluindo as ilhas do Caribe – azul / America do Sul – Verde / Europa – Laranja / África – Amarela / Ásia e Oceania – roxo.

2. Pedir aos alunos que, em grupos pesquisem um país que fale espanhol, trazendo dados sobre localização, dados geográficos e culturais, regiões turísticas. etc 

3. Pesquisar a cultura de cada um dos países trazendo imagens, músicas, ritmos mais conhecidos, mitos e lendas do Norte, Centro ou Sul América.

4. Em grupos elaborar um jogo da memória com os nomes de todos os países que falam espanhol no mundo e um tabuleiro para colocar os pares que vão – se formando, desta maneira conseguiram fixar os nomes dos países.

 

Materiais Relacionados

Para conhecer a origem do espanhol o castelhano consulte os textos                                                                                 
 
 
Assista aos vídeos 
 
Para saber mais sobre o Espanhol na América, leia os textos.
 
Consulte os links abaixo para saber mais sobre os países no mundo que falam espanhol
10. Em Filipinas falam espanhol: https://www.youtube.com/watch?v=6924kfOhJ8E
11. Em Guiné Equatorial falam espanhol: http://www.youtube.com/watch?v=w2D7vO9wq0o

 

Arquivos anexados

  1. Espanhol no mundo – Nivel inicial A1
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.