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Objetivos

Conhecer as características, a função e os elementos constituintes do gênero legenda.
Produzir legendas respeitando as características do gênero.
Revisar os textos produzidos.

Links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba Saiba Mais.

 

1ª Etapa: Leitura das legendas produzidas em dupla

Ao finalizarem a produção das legendas, peça aos alunos que troquem entre si os cartões e que leiam e avaliem as legendas produzidas por outra dupla, a fim de verificar se estão boas ou se podem melhorar. É importante definir com o grupo quais serão os critérios de revisão do texto como “a legenda produzida apresenta relação com a foto?” ou “É preciso que todas as palavras estejam escritas alfabeticamente?”. Como o texto será lido por diferentes pessoas que frequentam a escola, é importante que a escrita esteja o mais próxima da convencional, por isso no momento da troca das produções, uma boa opção é trocar entre as duplas que já escrevem alfabeticamente e as que ainda não o fazem. Ao solicitar que os alunos leiam as legendas dos colegas, o professor os coloca na posição de leitor e ensina que sempre que escrevemos algum texto devemos revisá-lo, pois ele tem uma função social e será lido por alguém.



Caso perceba que alguma dupla está com dificuldades em ler as legendas, pois ainda não o faz convencionalmente, poderá auxiliá-los lendo a legenda em voz alta, mas perguntando a opinião da dupla sobre a qualidade do texto produzido.

 

2ª Etapa: Início de Conversa

As legendas de foto são um gênero textual que circula socialmente em diferentes portadores de texto como revistas, jornais, livros e sites de internet, fazem parte do cotidiano de todas as pessoas. Por serem facilmente encontradas, apresentarem uma estrutura simples e um texto curto, a legenda de foto é um ótimo gênero para ser trabalhado nas séries iniciais do Ensino Fundamental como oportunidade de leitura e escrita.



O plano de aula a seguir foi produzido utilizando como referência o livro “Escolas como a sua”, por ser um material que apresenta fotos com legendas, e dessa forma ser ilustrativo do tema proposto. Contudo, caso você não tenha acesso ao livro pode escolher outro tipo de material para utilizar como referência. Uma opção é selecionar previamente fotos de jornais, revistas ou internet que apresentem legendas simples e preparar cartões para apresentar aos alunos.

 

3ª Etapa: “Escolas como a sua”

Inicie a aula organizando os alunos em roda, cuide para que todos consigam observar as imagens do livro que você fará a leitura. Apresente o livro “Escolas como a sua” dizendo que ele não é uma narrativa, não conta uma história fictícia. Mostre o sumário e pergunte que tipo de informações eles acham que encontrarão nas páginas de um livro denominado “Escolas como a sua”, após esta primeira exploração do material, pergunte aos alunos de qual país eles gostariam de conhecer as instituições de ensino e inicie a leitura do livro pelo país mais votado. Caso não tenha o livro em mãos substitua esta apresentação inicial pela apresentação dos cartões com fotos e legendas selecionadas previamente por você.



Como este material não apresenta um texto corrido, mas sim diversos textos curtos ao longo das páginas, o professor deverá ir lendo estes trechos e conversando com os alunos sobre o que está escrito, a relação com as imagens apresentadas e solicitando que os alunos façam comparações entre os diferentes tipos de escolas ali descritas e a deles. Também é importante durante a leitura buscar dos alunos a compreensão da necessidade que o autor teve de legendar as imagens do livro. Nesta discussão, pergunte aos alunos em que outros lugares podemos encontrar fotos com legendas e qual a importância deste tipo de texto.



Para detalhar mais o estudo sobre o gênero é necessário perguntar as crianças quais são as características deste tipo de texto como: que informações trazem, qual a relação entre o texto legenda e a foto, como esse texto é escrito, entre outras informações que possam surgir no grupo.



Caso ache necessário, poderá ler para os alunos o texto disponível no item “Para organizar o trabalho e saber mais” sobre como e porque os jornais colocam legendas nas fotos publicadas.

Dica: o ideal é que seja feita a leitura de no máximo 6 países porque, por ser um material muito extenso os alunos perderão o interesse se a leitura for feita na íntegra.

 

4ª Etapa: Apresentando a proposta

Após a leitura parcial do livro e as discussões sobre as imagens ali publicadas e suas respectivas legendas, informe aos alunos que gostaria de criar um mural com as fotos apresentadas por você e também fotos da escola em que estudam. Assim, outras pessoas teriam acesso ao que aprenderam em sala de aula sobre semelhanças e diferenças existentes nas escolas que estão espalhadas ao redor do mundo.



Prepare mais alguns cartões com cópias de fotos sem legenda e apresente ao grupo, explique que primeiramente farão a escrita de legendas coletivamente para as imagens retiradas do livro ou selecionadas de outro tipo de material por você. Informe que estas legendas devem conter informações importantes para quem não teve acesso aos textos complementares disponíveis no material original. Posteriormente, os alunos serão agrupados em duplas para criar legendas para as imagens de espaços e momentos da escola deles. Assim, eles enfrentarão dois desafios, o primeiro criar legendas e ditá-las ao professor e o segundo escrever em duplas legendas demonstrando o que aprenderam sobre o gênero e preocupando-se com o sistema de escrita.

 

5ª Etapa: Escrita coletiva de legendas: Ditado ao professor

Neste momento, apresente aos alunos os cartões preparados anteriormente por você com dez imagens copiadas do livro ou de outro material, lembrando que estas fotos não devem vir acompanhadas de legendas, pois o texto será produzido pelos alunos e ditado a você. Por isso, o cartão precisa ter um espaço abaixo da imagem para que você escreva a legenda. Uma boa organização dos alunos para esta atividade é em roda, contudo se tiver com imagens em tamanho maior, por exemplo, tamanho de papel sulfite, pode colá-las na lousa e organizar os alunos de frente para você.



Mostre a primeira imagem selecionada e proponha aos alunos que ditem o texto da legenda para você. Ao ditar os alunos terão que dar conta de redigir oralmente um texto escrito e dessa forma, aprenderão mais sobre o gênero e sua estrutura. A situação de ditar ao professor ensina ainda aos alunos, procedimentos importantes de escrita. Primeiro, eles devem diferenciar fala de escrita, pois nem sempre tudo o que falamos em uma discussão irá conter no texto final. Por exemplo, uma criança diz “Crianças levam lanche para escola, ai no momento do recreio comem o que trouxeram”, neste caso o professor pode mostrar aos alunos que vícios de linguagem como o termo aí não devem aparecer na escrita. Segundo, devem ajustar a velocidade do ditado ao ritmo de quem está escrevendo e terceiro precisam ir recuperando a ordem sequencial do que foi ditado.



Durante a atividade, o professor pode auxiliar os alunos mostrando que a linguagem que se fala é diferente da linguagem que se escreve. Também pode ler a legenda produzida pelo grupo fazendo questionamentos do tipo “vamos imaginar que estamos lendo estas legendas no mural pela primeira vez, elas estão claras, atendem as necessidades do gênero, tem relação com a imagem?”. Quando o professor traz estas discussões, ele ensina aos alunos que ao escrevermos o fazemos para ser lido por alguém, Isso deve ser levado em conta no momento de nossas produções.

 

6ª Etapa: Escrita em duplas

Em um segundo momento, liste com os alunos os locais, pessoas e objetos que acham importantes para apresentar a escola em que estudam para as outras pessoas.



Produza as imagens sugeridas e traga para a sala uma cartolina, para cada dupla, com três imagens dos momentos e lugares, deixando sempre um espaço abaixo da foto para que eles escrevam a legenda.



Nesta proposta, os alunos serão agrupados em duplas de acordo com as suas hipóteses de escrita, para saber mais sobre o assunto acesse a matéria da Revista Nova Escola disponível no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Após serem agrupados, entregue uma cartolina para cada dupla e convide os alunos a escreverem as legendas das fotos de sua escola.



Durante as escritas das crianças circule pela sala auxiliando os alunos a pensarem sobre o sistema de escrita.

Como nesta atividade o foco é a aquisição do sistema de escrita, ou seja, o processo de alfabetização das crianças, é importante que o professor faça boas intervenções solicitando que os alunos leiam o que produziram, ajudando-os a buscar palavras de referência e incentivando-os a escrever cada vez mais próximo do convencional.

 

Materiais Relacionados

1. Para saber mais sobre como produzem legendas de foto em jornais acesse o link http://www.estadao.com.br/manualredacao/esclareca/legendas.shtm

2. Para saber mais sobre o livro “Escolas como a sua” acesse o link  http://www.atica.com.br/SitePages/Obra.aspx?cdObra=3984&Exec=1

3. A editora Ática disponibiliza livros para análise do professor e/ou das bibliotecas das instituições. Para solicitar este livro você deverá se cadastrar pelo link http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/salaprofessores/

4. Para saber mais sobre o uso dos gêneros textuais na alfabetização acesse o link  http://www.ceped.ueg.br/anais/IIedipe/pdfs/o_uso_dos_generos_textuais.pdf

5. Para saber mais sobre as hipóteses de escrita das crianças acesse a matéria produzida pela revista Nova Escola acessando o link  http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/conhecer-nova-turma-431205.shtml
 

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