Conteúdos

Reciclagem.

Lixo.
 

Objetivos

Compreender a importância da reciclagem para o Meio Ambiente.

Analisar o consumo de materiais e a produção de lixo na comunidade escolar.
Criar uma campanha de conscientização sobre o lixo.
Utilizar materiais escolares reciclados demonstrando consciência a respeito do assunto.
 

1ª Etapa: Início de conversa

Vivemos em uma sociedade em que o consumo é cada vez mais estimulado, com isso a produção de lixo cresce a cada dia, em um levantamento feito pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) em 2014, o Brasil teve um aumento de mais de 20% na produção de lixo no período de 10 anos. A produção no país é equivalente a 240 mil toneladas de lixo por dia, o que acarreta não só em problemas de saúde pública com a proliferação de doenças, mas principalmente, problemas ao Meio Ambiente, já que o descarte desse lixo, muitas vezes, é feito de forma inadequada. O maior problema, contudo, não está apenas na produção de lixo doméstico, enfrentamos, hoje, uma dificuldade de encontrar solução para todo o lixo ou consumo exagerado de materiais em grandes empresas, hospitais e escolas, locais em que existe uma circulação excessiva de pessoas. Dessa forma, o tema lixo e o processo de reciclagem devem estar presentes na vida escolar, visto que esse espaço está entre os que mais produzem lixo.

2ª Etapa: O que sabemos sobre reciclagem?

Dê início à aula perguntando para os alunos o que sabem a respeito do tema reciclagem. Você pode trazer dados a respeito da quantidade de lixo produzida no Brasil ou exemplos do quanto se gasta de materiais como papel, energia elétrica, plástico em ambientes frequentados pelos alunos como a própria escola. Essa discussão inicial é importante para que você saiba qual o conhecimento prévio dos alunos a respeito do objeto de estudo da aula.

 

Em seguida, assista com os alunos ao vídeo “A história das coisas”, disponível no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”. O vídeo é bem complexo, mas excelente para provocar a reflexão esperada a respeito do tema estudado, por isso, você pode assistir com os alunos fazendo pausas e debatendo os pontos abordados. 

 

3ª Etapa: Nossa escola é consciente?

Após as discussões iniciais a respeito do tema reciclagem e a percepção de que as escolas podem ser grandes produtoras de lixo, proponha que durante uma semana os alunos observem a quantidade de lixo produzido no ambiente escolar. Peça para que observem toda forma de lixo produzida ou desperdício de bens de consumo como, por exemplo, a energia elétrica. Eles deverão construir um relatório ao final da semana e entregá-lo na data estipulada.

 

Com a entrega dos relatórios de observação, reúna os alunos e solicite que leiam suas produções ou compartilhem com os colegas os dados percebidos ao longo da semana. Depois, divida-os em trios ou pequenos grupos e peça que criem estratégias para combater ou minimizar os problemas apontados.

 

Posteriormente, ainda nos trios ou grupos eles deverão criar uma campanha de conscientização da produção de lixo e desperdício de bens de consumo para orientar a comunidade escolar de como diminuir esses abusos e os problemas causados por eles ao meio ambiente. Essas campanhas poderão ser feitas com a utilização de materiais reciclados e divulgadas na escola. Deixe que eles utilizem a criatividade no momento de construção desse material. 

4ª Etapa: Escola consciente

Nesta etapa, explique aos alunos que eles podem continuar sendo agentes de transformação da comunidade escolar, apontando os efeitos benéficos da reciclagem para a diminuição do lixo em desuso. Para isso, proponha aos alunos a coleta e reciclagem do lixo para a produção de materiais escolares.

 

Em seguida, assista com eles aos vídeos ensinando a criar papéis reciclados, estojos, organizadores de livros e revistas, mochilas e muito mais. Alguns desses vídeos você poderá encontrar no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”. 

 

Ainda organizados em grupos, divida qual equipe ficará responsável pela reciclagem e produção de um material específico (cadernos, agendas, mochilas, estojos, organizadores de livros e revistas).

 

Solicite que cada grupo escreva a sequência para a realização da atividade. Por exemplo, o grupo que produzirá cadernos deverá elaborar a lista de providências para a realização de uma oficina para os pais ou colegas: 1. Listar o material necessário 2. Elaborar um bilhete para recolher o material necessário 3. Providenciar o material, etc, etc. 

 

Ao término das produções, você poderá realizar uma exposição com o que foi criado por eles e organizar oficinas de reciclagem em que os alunos serão os monitores de outras turmas que também queiram produzir seu próprio material escolar a partir de materiais reciclados.

 

Materiais Relacionados

1. Para saber mais sobre reciclagem acesse o link 

 
2. Para saber mais sobre a produção de lixo no Brasil acesse o link
 
3. Para assistir com os alunos e saber mais sobre o clico de produção e consumo acesse o link 
 
4. Para assistir com os alunos alguns vídeos de como produzir materiais reciclados acesse os links abaixo:
 
 

Arquivos anexados

  1. Escola consciente

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.