Conteúdos
• Reciclagem.
• Lixo.
Objetivos
• Compreender a importância da reciclagem para o Meio Ambiente.
• Analisar o consumo de materiais e a produção de lixo na comunidade escolar.
• Criar uma campanha de conscientização sobre o lixo.
• Utilizar materiais escolares reciclados demonstrando consciência a respeito do assunto.
1ª Etapa: Início de conversa
Vivemos em uma sociedade em que o consumo é cada vez mais estimulado, com isso a produção de lixo cresce a cada dia, em um levantamento feito pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) em 2014, o Brasil teve um aumento de mais de 20% na produção de lixo no período de 10 anos. A produção no país é equivalente a 240 mil toneladas de lixo por dia, o que acarreta não só em problemas de saúde pública com a proliferação de doenças, mas principalmente, problemas ao Meio Ambiente, já que o descarte desse lixo, muitas vezes, é feito de forma inadequada. O maior problema, contudo, não está apenas na produção de lixo doméstico, enfrentamos, hoje, uma dificuldade de encontrar solução para todo o lixo ou consumo exagerado de materiais em grandes empresas, hospitais e escolas, locais em que existe uma circulação excessiva de pessoas. Dessa forma, o tema lixo e o processo de reciclagem devem estar presentes na vida escolar, visto que esse espaço está entre os que mais produzem lixo.
2ª Etapa: O que sabemos sobre reciclagem?
• Dê início à aula perguntando para os alunos o que sabem a respeito do tema reciclagem. Você pode trazer dados a respeito da quantidade de lixo produzida no Brasil ou exemplos do quanto se gasta de materiais como papel, energia elétrica, plástico em ambientes frequentados pelos alunos como a própria escola. Essa discussão inicial é importante para que você saiba qual o conhecimento prévio dos alunos a respeito do objeto de estudo da aula.
• Em seguida, assista com os alunos ao vídeo “A história das coisas”, disponível no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”. O vídeo é bem complexo, mas excelente para provocar a reflexão esperada a respeito do tema estudado, por isso, você pode assistir com os alunos fazendo pausas e debatendo os pontos abordados.
3ª Etapa: Nossa escola é consciente?
• Após as discussões iniciais a respeito do tema reciclagem e a percepção de que as escolas podem ser grandes produtoras de lixo, proponha que durante uma semana os alunos observem a quantidade de lixo produzido no ambiente escolar. Peça para que observem toda forma de lixo produzida ou desperdício de bens de consumo como, por exemplo, a energia elétrica. Eles deverão construir um relatório ao final da semana e entregá-lo na data estipulada.
• Com a entrega dos relatórios de observação, reúna os alunos e solicite que leiam suas produções ou compartilhem com os colegas os dados percebidos ao longo da semana. Depois, divida-os em trios ou pequenos grupos e peça que criem estratégias para combater ou minimizar os problemas apontados.
• Posteriormente, ainda nos trios ou grupos eles deverão criar uma campanha de conscientização da produção de lixo e desperdício de bens de consumo para orientar a comunidade escolar de como diminuir esses abusos e os problemas causados por eles ao meio ambiente. Essas campanhas poderão ser feitas com a utilização de materiais reciclados e divulgadas na escola. Deixe que eles utilizem a criatividade no momento de construção desse material.
4ª Etapa: Escola consciente
• Nesta etapa, explique aos alunos que eles podem continuar sendo agentes de transformação da comunidade escolar, apontando os efeitos benéficos da reciclagem para a diminuição do lixo em desuso. Para isso, proponha aos alunos a coleta e reciclagem do lixo para a produção de materiais escolares.
• Em seguida, assista com eles aos vídeos ensinando a criar papéis reciclados, estojos, organizadores de livros e revistas, mochilas e muito mais. Alguns desses vídeos você poderá encontrar no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”.
• Ainda organizados em grupos, divida qual equipe ficará responsável pela reciclagem e produção de um material específico (cadernos, agendas, mochilas, estojos, organizadores de livros e revistas).
• Solicite que cada grupo escreva a sequência para a realização da atividade. Por exemplo, o grupo que produzirá cadernos deverá elaborar a lista de providências para a realização de uma oficina para os pais ou colegas: 1. Listar o material necessário 2. Elaborar um bilhete para recolher o material necessário 3. Providenciar o material, etc, etc.
• Ao término das produções, você poderá realizar uma exposição com o que foi criado por eles e organizar oficinas de reciclagem em que os alunos serão os monitores de outras turmas que também queiram produzir seu próprio material escolar a partir de materiais reciclados.
Materiais Relacionados
1. Para saber mais sobre reciclagem acesse o link
2.
Para saber mais sobre a produção de lixo no Brasil acesse o
link
3.
Para assistir com os alunos e saber mais sobre o clico de produção e consumo acesse o
link
4. Para assistir com os alunos alguns vídeos de como produzir materiais reciclados acesse os links abaixo:
Arquivos anexados
- Escola consciente