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Equação do 1º grau – Compreensão e resolução de equações do 1º grau

Objetivos

Resolver equações do primeiro grau por meio de operações matemáticas.
Interpretar enunciados para reconhecer a incógnita de um problema.

Antes dar início às Etapas consulte a aba Para Saber Mais

1ª Etapa: Resolvendo equações de 1º grau

Divida a turma em duplas e solicite que acessem a atividade interativa “Equação do 1o grau”, disponível no NET  Educação (material de apoio). Observe de que maneira eles acompanham a atividade e se conseguem compreender o desafio e exercícios propostos.

Após a navegação na atividade, peça aos alunos que compartilhem suas descobertas, explicando o que aprenderam a respeito do assunto e as estratégias que utilizam para resolver equações como essas.

Verifique se conseguem criar desafios semelhantes envolvendo equações e escreva-os na lousa, resolvendo junto com a turma.

2ª Etapa: Sistematizando e resolvendo novos desafios

Uma boa forma de verificar se aprenderam, é não apenas indicar  exercícios para que resolvam, mas  também sugerir  que elaborem situações do cotidiano que envolvam equações.

Se a aprendizagem conceitual foi garantida nas etapas anteriores, os alunos só precisarão usar a criatividade para elaborar desafios interessantes.

Peça aos  alunos que elaborem, em duplas, uma situação-problema que envolva equação do 1º grau e depois troquem as situações criadas para que outras duplas resolvam.

Ao final, peça que compartilhem as estratégias utilizadas na resolução dos desafios e, por fim,  escolham  as mais criativas.

3ª Etapa: Compreendendo o conceito de equação de 1º grau


Para despertar a curiosidade dos alunos para descobrirem a utilidade das letras em uma sentença matemática, inicie a aula propondo o seguinte desafio: Imagine que a soma da idade de dois irmãos é 21, sendo que o mais velho tem 11 anos. Como você faria para descobrir a idade do mais novo?  Qual informação está faltando nesse desafio? .

Provavelmente os alunos dirão que para resolver um desafio como esse é necessário apenas subtrair 11 de 21, que é a soma das idades. Explique que essa situação pode ser escrita no formato de uma equação, que ficaria da seguinte forma x + 11 = 21, e mostre de que forma é possível resolver desafios como esses por meio de uma equação e sugira outros desafios semelhantes para que resolvam, se possível mentalmente:

Pedro tinha um certo número de figurinhas coloridas, até que perdeu 4 durante a tarde na escola.

No final do dia, voltou para casa com 15 figurinhas. Quantas figurinhas ele tinha inicialmente?

Mostre aos alunos que o valor desconhecido (número de figurinhas que tinha inicialmente) é a incógnita envolvida na equação, podendo ser chamada de x.

Materiais Relacionados

Caro professor, antes de iniciar a aula é importante que se aproprie de algumas informações sobre o tema e também conheça alguns sites que poderá indicar aos alunos no decorrer das atividades. Leia o conteúdo, disponível nos links abaixo:

Introdução a equação do 1º grau
 http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/eq1g/eq1g.htm
Equações do 1º grau
http://www.exatas.mat.br/equacao1.htm
Situações-problema com equações do 1º grau
 http://www.essm.pt/apoio/equacao.pdf

Realização: Instituto Paramitas.

Arquivos anexados

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