Conteúdos
– a relação entre o rio e a cidade;
– a construção da paisagem urbana;
Objetivos
• Utilizar diferentes fontes históricas, analisá-las e articulá-las;
• Pesquisar e analisar imagens;
• Criar uma obra artística sobre a cidade;
1ª Etapa: Exibição do Filme
Antes de exibir o filme, o professor responsável pode comentar com os alunos alguns dados sobre a cidade de São Paulo (especialmente para os que não vivem nela), seu momento de fundação e crescimento, assim como a localização de seus principais rios. Para os que vivem em São Paulo, pode instigá-los com a pergunta: vocês conhecem os rios da cidade? Onde eles estão?
2ª Etapa: Debate após o filme
Após a exibição do documentário, o professor pode propor uma conversa com os alunos sobre o que mais lhes chamou a atenção, fazendo algumas perguntas estratégicas para conduzir o debate, por exemplo:
• Como as decisões políticas e econômicas influenciam na paisagem urbana de uma cidade?
• Por que foi tomada a decisão de tapar os rios de São Paulo e que consequências isso trouxe para a cidade?
• Que propostas de mudança oferece o documentário para a cidade?
• Para os paulistanos – Como é a experiência deles na cidade, e como eles acreditam que os rios influenciam em sua vida?;
• Para os que não são de São Paulo – Em sua cidade, como são tratados os recursos naturais?
• A urbanização da cidade respeita sua natureza?
3ª Etapa: Atividades
Sugerimos um projeto interdisciplinar sobre a urbanização da cidade em que a escola se localiza. A ideia é que os professores possam abordar e orientar a pesquisa dos diferentes aspectos abordados no filme. Também é possível a realização de apenas uma das atividades propostas, caso o trabalho conjunto não seja possível.
Geografia: A Natureza e o Espaço Urbano
Entre Rios conta a história da Cidade de São Paulo por meio de seus rios, mostrando as complexas relações entre o ser humano e o meio. O professor de Geografia pode trabalhar com seus alunos a geografia da cidade em que vivem, chamando a atenção para o local da implantação da cidade, os recursos disponíveis, as mudanças da paisagem ao longo do tempo.
Primeiramente, discutirá os aspectos referentes à geografia mostrados no documentário, refletindo sobre o processo de urbanização e as mudanças na cidade, bem como suas consequências. Que modelos de urbanização o documentário cita (ver minuto 10)? Quais são as características do Rio Tietê e do Rio Tamanduateí? Qual é o relevo da Cidade de São Paulo e como isso interfere nas suas construções?
Após haver analisado coletivamente esses fatores, o professor pode propor aos alunos que pesquisem sobre a sua própria cidade, estudando seus fatores geográficos e elaborando um mapa físico da cidade (ver Para Saber Mais), bem como uma análise de como esses fatores físicos são vividos pela população e pelo poder local: quais elementos são tomados como positivos ou problemáticos? Quais recursos são bem utilizados ou “soterrados”, como os rios paulistas?
História: Como cresceu a nossa cidade?
São Paulo, como mostra Entre Rios, teve um crescimento rápido a partir da metade do séc. XIX, devido principalmente à produção cafeeira no interior do Estado, que gerou uma elite que precisava de um centro urbano modernizado. De uma cidade relativamente pequena, passa a ser uma das principais e mais ricas urbes do país. O momento em que isso se deu e as políticas tomadas em diferentes épocas foram estabelecendo as características da cidade e sua relação com o meio ambiente. Compreender a história da cidade desde a sua fundação, em 1554 até a atualidade é fundamental para entender a cidade em que vivemos hoje em dia.
O professor de História pode propor aos alunos uma pesquisa sobre a história da cidade onde moram, desde a sua fundação até as épocas atuais, relacionando as atividades econômicas, a sociedade, o meio ambiente e a política. Dependendo do número de estudantes, o professor pode delimitar diferentes momentos históricos, ou diferentes aspectos históricos, e atribuir cada um deles a um grupo diferente. No final do trabalho, cada grupo apresentará sua pesquisa. Sugerimos algumas perguntas norteadoras:
1. Quando foi feita a fundação da Cidade, por quem e com qual objetivo? (Fazia parte de alguma rota comercial; estava perto do mar ou de algum rio importante; surgiu ao redor de outro centro urbano, etc.)
2. Quem eram os seus primeiros habitantes? Qual era a sua cultura, língua, atividade econômica principal, estrutura das famílias, etc.?
3. Quais foram as primeiras construções e o que isso diz sobre os seus habitantes?
4. Qual é o número de habitantes da cidade e como foi a evolução deste número ao longo do tempo? (explicar momentos de grande crescimento e grande queda populacional)
5. Quais foram os principais marcos da história da cidade?
6. Quem foram os principais governantes da história da cidade? Sempre foi o mesmo grupo político ou houve alternância de poderes?
7. Quando surgiram as primeiras escolas e hospitais, e estavam destinadas a quem?
8. Quais as principais atividades econômicas da cidade? Sempre foram as mesmas ou houve mudanças? Por quê?
9. Como foram as políticas com o meio ambiente durante a sua história? Como isso implica na vida da população?
É importante que o professor acompanhe a pesquisa dos alunos, tirando dúvidas e dando sugestões. De preferência, devem utilizar diferentes fontes históricas, que podem ser combinadas e comparadas: Livros, internet, entrevistas em diferentes locais da cidade (prefeitura, escolas, hospitais, indústrias…), entrevistas com os mais velhos, etc. Para isso, também é relevante auxiliar os alunos na preparação das entrevistas, elaborando um roteiro e dando dicas de como se relacionar com os entrevistados.
Artes – Imagens, Registros e Sonhos urbanos
“A principal obra de Arte do Homem é a Cidade, e felizmente é uma obra aberta e inconclusa” (Prof. Alexandre Delijaicov – min 22)
O professor de Artes se juntará à pesquisa sobre a cidade no âmbito da imagem: do passado, do presente e do futuro, solicitando aos alunos que pesquisem imagens de todas as épocas da história da cidade, seja em fotografia, pintura, gravura, vídeo, etc. As imagens serão pesquisadas, selecionadas e analisadas (quando foi produzida aquela imagem, o que estava registrando, quais são os principais elementos, qual a sua estética…). Na cidade de são Paulo, por exemplo, há um grande acervo de imagens na internet, em livros, em obras cinematográficas, em pinturas.
Quando este trabalho for feito, os alunos escolherão algumas obras que, na opinião deles, representem a história da cidade, desde a sua fundação até a atualidade (fruto, também, dos trabalhos com os professores de geografia e história). E, como atividade final, farão uma representação própria da cidade, que mostre o que eles desejam para o futuro da cidade – Pode ser um desenho, uma maquete, um vídeo artístico, uma fotografia alterada, uma colagem, etc.
Ao final dos trabalhos de todas as disciplinas, cada grupo de alunos pode elaborar um “livro” ou “álbum”sobre a sua cidade, que inclua os aspectos físicos (mapas elaborados pelos alunos), a história e as imagens. Como conclusão, deverão elaborar um texto que conte o que eles aprenderam com a pesquisa e que explique sua obra sobre o futuro da cidade – o que eles desejam, e o que deve ser feito para que essa cidade do futuro possa se tornar presente. Pode ser interessante fazer uma exposição na escola também aberta para a comunidade.
Materiais Relacionados
1. O documentário está disponível integralmente em;
2. Você pode ver um blog com material extra sobre o tema;
3. Outro blog com mapas variados do estado e cidade de São Paulo;
4. Um bom artigo sobre a cidade de São Paulo pode ser lido aqui;
5. Vídeo sobre “Fontes Históricas”;
6. Dicas de como elaborar um mapa físico com os alunos em sala de aula;
7. Neste link, há um guia das cidades do Brasil;
8. Aqui, um site com fotos públicas de todo o país:
Entre Rios
O Documentário conta a história de São Paulo por meio de seus rios. Como a cidade foi construída e qual o destino dado aos rios durante o seu processo de urbanização. Entre Rios fala sobre o processo de transformação sofrido pelos cursos d’água paulistanos e as motivações sociais, políticas e econômicas que orientaram a cidade a se moldar como se eles não existissem. A boa notícia é que a cidade, assim como os rios, está em constante transformação e pode tomar novos rumos dependendo dos valores e anseios de sua sociedade.