Conteúdos

Causas do efeito estufa;
Efeito estufa e vida na Terra.

Objetivos

– Compreender o fenômeno conhecido como efeito estufa;

– Realizar um experimento que comprove a existência do efeito estufa;

– Identificar o efeito estufa como um fenômeno importante para manutenção da vida na Terra.

Caro professor, os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Na aba "Material de Apoio" você encontra este plano de aula disponível para download.

1ª Etapa: Obtendo informações sobre o Efeito Estufa

Antes de iniciar este plano de aula, faça uma leitura atenta do material sugerido no item 3 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. A intenção é recolher informações para realização deste plano com os alunos.

2ª Etapa: Conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto

Com a turma reunida em sala, faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o efeito estufa. Lance questões norteadoras como por exemplo: vocês já ouviram falar sobre as mudanças climáticas que estão ocorrendo em nosso planeta? Onde (e como?) souberam destas informações? Quais são as principais causas dessas mudanças? Como vocês explicariam o fenômeno que está promovendo estas mudanças?



Faça anotações na lousa dos pontos importantes que foram elencados nessa aula e peça aos alunos que anotem em seus cadernos.

3ª Etapa: Realizando um experimento que comprova o Efeito Estufa

Divida a classe em grupos de no máximo 4 alunos e solicite a realização do experimento sugerido no item 1 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Caso seja necessário, peça aos alunos que tragam o material indicado em uma aula anterior. Cada grupo deverá discutir as seguintes questões:



a) Qual a diferença na temperatura dos dois copos? Qual está mais quente?



b) Explique por que houve uma diferença na temperatura dos dois copos.



c) O que representam o copo com água e o plástico utilizados no experimento?



d) Qual das caixas, com plástico ou sem plástico, pode representar o efeito estufa?

4ª Etapa: Socializando informações

Com a turma reunida, solicite aos alunos que apresentem as respostas das questões da 3ª etapa. Faça intervenções na medida em que considerar necessário.

5ª Etapa: Tirando conclusões

Assista com os alunos o vídeo sugerido no item 2 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Após assistir ao vídeo, solicite aos alunos que acessem as informações anotadas em seus cadernos durante a 1ª etapa. Peça que comparem estas anotações com as respostas dadas durante a 4ª etapa e também com conhecimento adquirido com o vídeo.



Para finalizar e concluir solicite aos alunos a elaboração de um texto intitulado: Efeito Estufa: o que é? Qual a sua importância para manutenção da vida em nosso planeta?

6ª Etapa: Obtendo informações sobre o Efeito Estufa

Antes de iniciar este plano de aula, faça uma leitura atenta do material sugerido no item 3 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. A intenção é recolher informações para realização deste plano com os alunos.

7ª Etapa: Conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto

Com a turma reunida em sala, faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o efeito estufa. Lance questões norteadoras como por exemplo: vocês já ouviram falar sobre as mudanças climáticas que estão ocorrendo em nosso planeta? Onde (e como?) souberam destas informações? Quais são as principais causas dessas mudanças? Como vocês explicariam o fenômeno que está promovendo estas mudanças?



Faça anotações na lousa dos pontos importantes que foram elencados nessa aula e peça aos alunos que anotem em seus cadernos.

8ª Etapa: Realizando um experimento que comprova o Efeito Estufa

Divida a classe em grupos de no máximo 4 alunos e solicite a realização do experimento sugerido no item 1 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Caso seja necessário, peça aos alunos que tragam o material indicado em uma aula anterior. Cada grupo deverá discutir as seguintes questões:



a) Qual a diferença na temperatura dos dois copos? Qual está mais quente?



b) Explique por que houve uma diferença na temperatura dos dois copos.



c) O que representam o copo com água e o plástico utilizados no experimento?



d) Qual das caixas, com plástico ou sem plástico, pode representar o efeito estufa?

9ª Etapa: Socializando informações

Com a turma reunida, solicite aos alunos que apresentem as respostas das questões da 3ª etapa. Faça intervenções na medida em que considerar necessário.

10ª Etapa: Tirando conclusões

Assista com os alunos o vídeo sugerido no item 2 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Após assistir ao vídeo, solicite aos alunos que acessem as informações anotadas em seus cadernos durante a 1ª etapa. Peça que comparem estas anotações com as respostas dadas durante a 4ª etapa e também com conhecimento adquirido com o vídeo.



Para finalizar e concluir solicite aos alunos a elaboração de um texto intitulado: Efeito Estufa: o que é? Qual a sua importância para manutenção da vida em nosso planeta?

Materiais Relacionados

1) Confira "Experiência Efeito Estufa", animação que explica de forma adequada o efeito estufa.

2) O vídeo "Efeito Estufa" explica o fenômeno de forma bastante didática.

3) O texto "O efeito estufa e a temperatura da Terra", bastante didático e completo, é um excelente material de consulta para o professor.

Arquivos anexados

  1. Entendendo o Efeito Estufa

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.