Conteúdos
causas para a crise no abastecimento de água em São Paulo.
Objetivos
Objetivos do conteúdo conceitual: Compreender os principais motivos para a crise do abastecimento de água em São Paulo.
1ª Etapa: Sensibilizando para o tema
Para iniciar uma discussão tão difícil como essa, introduza este plano de aula apresentando aos alunos a imagem disponível no item 4 do tópico “Para organizar o trabalho”. No texto e na imagem deste link é possível identificar as bacias que formam o Sistema Cantareira. Isso facilitará a compreensão dos vídeos do Canal Futura.
2ª Etapa: Aprofundando a discussão acerca do volume morto
Na sala de informática, ou usando dispositivos móveis, solicite aos alunos que, em duplas, acessem e realizem a leitura do link sugerido no item 3 do tópico “Para organizar seu trabalho”. Solicite que respondam às seguintes questões: 1) O que é volume morto?
2) Quais são os principais problemas relacionados à utilização do volume morto dos reservatórios da Cantareira?
3ª Etapa: A importância da cobertura vegetal para preservação dos mananciais
Entre as causas para a crise no abastecimento de água em São Paulo, especificadas no vídeo sugerido no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho”, o professor David Zee, da UFRJ, destaca a importância da vegetação na manutenção das reservas de água (ou mananciais). Esta causa para a escassez de água merecerá nossa atenção nesta etapa. OBS: Providencie cópias xerox da matéria disponibilizada no item 6 do tópico “Para organizar o seu trabalho”.
4ª Etapa: Analisando charges relacionadas à falta de água
Segundo o dicionário informal (http://www.dicionarioinformal.com.br/charge/), charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco. Normalmente apresentam componente de crítica.
5ª Etapa: questão do ENEM
Agora vamos analisar uma questão do ENEM em que o tema do Plano foi contemplado. Proponha aos grupos que resolvam o seguinte teste e justifiquem a escolha. Observe que esta questão foi proposta em 2003, ou seja, a preocupação com o consumo inadequado de água e com a preservação dos mananciais não é recente.
6ª Etapa: Análise e fechamento
Solicite aos alunos que partilhem as conclusões. Veja elementos fundamentais para conduzir a discussão:
Questão da área Ciências da Natureza e suas Tecnologias na qual foi avaliada a Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos. A Habilidade avaliada, referente a essa área foi a 12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.
Como resolver a questão: Essa é uma questão que exige uma resposta direta do candidato, ou seja, não é necessária a leitura de um texto, a análise de um gráfico ou tabela ou mesmo de uma charge. O aluno necessita, no entanto, o conhecimento do conceito de mananciais e sua importância para o abastecimento de água para as grandes cidades. A retirada da cobertura vegetal e a poluição são dois motivos que podem comprometer os mananciais e, por sua vez, o abastecimento de água. O desperdício no consumo de água é um fator que tem sido muito debatido, já que precisamos rever nossas formas de utilizar este recurso natural. A visão de que no Brasil existe abundância de água e que está não vai faltar se mostra totalmente inadequada frente ao momento em que vivemos.
Alternativa A – está incorreta, não estabelece relação alguma com o item. Mais ou menos áreas agriculturáveis não interferem no abastecimento de água. O que poderia interferir é a utilização de adubos químicos em áreas agriculturáveis e que poderiam comprometer a qualidade dos lençóis freáticos.
Alternativa B – está incorreta, no Brasil existem reservas subterrâneas de água, porém ainda não são utilizadas para o abastecimento de água.
Alternativa C – está incorreta, no Brasil existem muitos rios e bacias hidrográficas. O problema é que os rios e bacias mais extensos estão localizados na região norte que também apresenta menor densidade populacional.
Alternativa D – está incorreta, nosso país possui extensas reservas de água doce (rios, por ex.). Não há necessidade de investimentos para dessalinizar água do mar.
Alternativa E – está correta, a retirada da cobertura vegetal e a poluição são dois fatores que podem gerar degradação dos mananciais diminuindo seu volume e comprometendo a qualidade. O desperdício e o consumo inadequado podem levar à diminuição do volume dos reservatórios.
Materiais Relacionados
1.Uma análise das causas e consequências da crise de água em São Paulo, no Sistema Cantareira, do Canal Futura, está nos links
2. O texto também aborda a questão da falta de água de forma bastante didática.
3. Para entender o significado de volume morto e as consequências de sua utilização.
4. Para conhecer as bacias hidrográficas que formam o Sistema Cantareira acesse o site do DAE (Departamento de Água e Esgoto de São Caetano do Sul)
5. O vídeo apresenta a importância dos mananciais em São Paulo e as principais razões que estão acarretando a sua degradação.
6. O link assinala a importância da cobertura vegetal para proteção dos mananciais e aponta as principais consequências dos desmatamentos para a oferta e qualidade da água destinada ao abastecimento das cidades.
7. Para consultar como elaborar uma carta direcionada a autoridades consulte o link
8. Referências das charges