Conteúdos

causas para a crise no abastecimento de água em São Paulo.

importância da cobertura vegetal para manutenção dos mananciais.
significado do volume morto dos reservatórios e as consequências de sua utilização.

Objetivos

Objetivos do conteúdo conceitual: Compreender os principais motivos para a crise do abastecimento de água em São Paulo.

 
Compreender o significado de volume morto e as consequências de sua utilização.
 
Reconhecer a importância da cobertura vegetal para manutenção dos mananciais.
 
Competências da área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos. A Habilidade referente a essa área: 12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.
 

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Para iniciar uma discussão tão difícil como essa, introduza este plano de aula apresentando aos alunos a imagem disponível no item 4 do tópico “Para organizar o trabalho”. No texto e na imagem deste link é possível identificar as bacias que formam o Sistema Cantareira. Isso facilitará a compreensão dos vídeos do Canal Futura.

 

Após a introdução faça a exibição dos filmes (link 1 na aba Para organizar…) Na sequência, solicite aos alunos que, em pequenos grupos, debatam e respondam às seguintes questões:

 

Quais os motivos elencados pelos entrevistados, para a atual crise da água no Estado de São Paulo?

 

Quais as principais consequências da crise do abastecimento de água para o Estado de São Paulo?

 

Qual o motivo da disputa entre os governos dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro nesta crise de abastecimento da água? O que diz a presidente do INEA sobre essa disputa? E o professor de Arquitetura e Urbanismo da USP?

 

Indique algumas soluções discutidas durante o vídeo para a crise no abastecimento de água.

 

Com a turma reunida, verifique as respostas dos grupos, por meio de um debate. Acrescente informações quando considerar necessário, caso as respostas às perguntas não sejam esclarecedoras. Para subsidiar a discussão leia o texto indicado no item 2 do tópico “Para organizar o trabalho”

2ª Etapa: Aprofundando a discussão acerca do volume morto

Na sala de informática, ou usando dispositivos móveis, solicite aos alunos que, em duplas, acessem e realizem a leitura do link sugerido no item 3 do tópico “Para organizar seu trabalho”. Solicite que respondam às seguintes questões: 1) O que é volume morto?

2) Quais são os principais problemas relacionados à utilização do volume morto dos reservatórios da Cantareira?

Em seguida, solicite aos alunos que escolham um dos metais pesados relacionados na notícia e pesquisem qual sua origem e principais malefícios à saúde. Esse trabalho deve ser elaborado em um editor de texto (Word, por ex.), impresso ao final da aula e entregue ao professor.

 

3ª Etapa: A importância da cobertura vegetal para preservação dos mananciais

Entre as causas para a crise no abastecimento de água em São Paulo, especificadas no vídeo sugerido no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho”, o professor   David Zee, da UFRJ,  destaca a importância da vegetação na manutenção das reservas de água (ou mananciais). Esta causa para a escassez de água merecerá nossa atenção nesta etapa. OBS: Providencie cópias xerox da matéria disponibilizada no item 6 do tópico “Para organizar o seu trabalho”.

 

Para iniciar essa discussão, assista, com a turma reunida, ao vídeo sugerido no item 5 do tópico “Para organizar seu trabalho”.

 

Em seguida, distribua aos alunos as cópias da matéria do item 6 (uma para cada aluno). Faça uma leitura compartilhada com a turma reunida. 

 

Divida a sala em pequenos grupos e oriente-os que cada grupo deverá responder a uma das questões abaixo. Cada resposta deverá conter no máximo 6 linhas, já que irão compor uma carta aberta ao Governador de São Paulo, cujo principal objetivo será alertá-lo sobre a importância da preservação dos mananciais para garantir o abastecimento de água no estado.

 

1 – Introdução – qual será o assunto a ser abordado na carta?

 

2 – qual é a situação atual do Sistema Cantareira? 

 

3 – quais os principais motivos para a diminuição do volume hídrico dos reservatórios da Cantareira?

 

4 – qual o papel das florestas no ciclo hidrológico?

 

5 – quais as principais consequências dos desmatamentos para o ambiente?

 

6 – quais as possíveis soluções para a crise de água que ocorre no estado?

 

7 – Encerramento – o que se espera do Governo do Estado para solução do problema?

 

Organize as respostas dos alunos e redija a carta nos moldes especificados para autoridades. Veja o item 7 do tópico “Para organizar seu trabalho”. Utilizando um projetor multimídia, exponha o resultado aos alunos, ressaltando as características que deve apresentar esse tipo de mensagem. 

4ª Etapa: Analisando charges relacionadas à falta de água

Segundo o dicionário informal (http://www.dicionarioinformal.com.br/charge/), charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco. Normalmente apresentam componente de crítica.

 

Esta etapa consiste em apresentar aos alunos as charges abaixo e solicitar que, em duplas, indiquem, para cada uma delas, o motivo (estudado neste plano de aula), relacionado à crise de água em São Paulo, que suscitou a crítica. Ou seja, o que cada charge quer mostrar, de forma humorística, sobre a crise de água em São Paulo? (Veja figura/imagem/ tabela anexa no material de apoio deste plano de aula).

 

5ª Etapa: questão do ENEM

Agora vamos analisar uma questão do ENEM em que o tema do Plano foi contemplado. Proponha aos grupos que resolvam o seguinte teste e justifiquem a escolha. Observe que esta questão foi proposta em 2003, ou seja, a preocupação com o consumo inadequado de água e com a preservação dos mananciais não é recente. 

 

(Enem 2003) Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:

 

a) reduzida área de solos agricultáveis.

 

b) ausência de reservas de águas subterrâneas.

 

c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.

 

d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.

 

e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.

 

6ª Etapa: Análise e fechamento

Solicite aos alunos que partilhem as conclusões. Veja elementos fundamentais para conduzir a discussão:

 

Questão da área Ciências da Natureza e suas Tecnologias na qual foi avaliada a Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos. A Habilidade avaliada, referente a essa área foi a 12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.

 

Como resolver a questão: Essa é uma questão que exige uma resposta direta do candidato, ou seja, não é necessária a leitura de um texto, a análise de um gráfico ou tabela ou mesmo de uma charge. O aluno necessita, no entanto,  o conhecimento do conceito de mananciais e sua importância para o abastecimento de água para as grandes cidades. A retirada da cobertura vegetal e a poluição são dois motivos que podem comprometer os mananciais e, por sua vez, o abastecimento de água. O desperdício no consumo de água é um fator que tem sido muito debatido, já que precisamos rever nossas formas de utilizar este recurso natural. A visão de que no Brasil existe abundância de água e que está não vai faltar se mostra totalmente inadequada frente ao momento em que vivemos. 

 

Alternativa A – está incorreta, não estabelece relação alguma com o item. Mais ou menos áreas agriculturáveis não interferem no abastecimento de água. O que poderia interferir é a utilização de adubos químicos em áreas agriculturáveis e que poderiam comprometer a qualidade dos lençóis freáticos.

 

Alternativa B – está incorreta, no Brasil existem reservas subterrâneas de água, porém ainda não são utilizadas para o abastecimento de água.

 

Alternativa C – está incorreta, no Brasil existem muitos rios e bacias hidrográficas. O problema é que os rios e bacias mais extensos estão localizados na região norte que também apresenta menor densidade populacional.

 

Alternativa D – está incorreta, nosso país possui extensas reservas de água doce (rios, por ex.). Não há necessidade de investimentos para dessalinizar água do mar.

 

Alternativa E – está correta, a retirada da cobertura vegetal e a poluição são dois fatores que podem gerar degradação dos mananciais diminuindo seu volume e comprometendo a qualidade. O desperdício e o consumo inadequado podem levar à diminuição do volume dos reservatórios. 

 

Materiais Relacionados

1.Uma análise das causas e consequências da crise de água em São Paulo, no Sistema Cantareira,  do Canal Futura, está nos links

http://bit.ly/1xFPUDf

http://bit.ly/1zjKfqK 

2. O texto também aborda a questão da falta de água de forma bastante didática.

3. Para entender o significado de volume morto e as consequências de sua utilização.

4. Para conhecer as bacias hidrográficas que formam o Sistema Cantareira acesse o site do DAE (Departamento de Água e Esgoto de São Caetano do Sul)

5. O vídeo apresenta a importância dos mananciais em São Paulo e as principais razões que estão acarretando a sua degradação.

6. O link assinala a importância da cobertura vegetal para proteção dos mananciais e aponta as principais consequências dos desmatamentos para a oferta e qualidade da água destinada ao abastecimento das cidades.

7. Para consultar como elaborar uma carta direcionada a autoridades consulte o link 

8. Referências das charges

(1) http://bit.ly/10Ckofw

(2) http://bit.ly/1wKuWVE

(3) http://bit.ly/1zjKPVD

(4) http://bit.ly/1tGjauq

 

Arquivos anexados

  1. Entenda a crise de abastecimento de água em São Paulo

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