Conteúdos
Água virtual e pegada hídrica.
Objetivos
1ª Etapa: Reconhecendo a utilização da água no cotidiano
Com a turma reunida, faça uma roda de conversa e lance algumas questões para discussão: onde vocês utilizam água? Como vocês avaliam o uso que fazem? Gastam ou economizam? Qual a forma que cada um usa para economizar? Anote as respostas dos alunos no quadro. Espera-se que os alunos apresentem como respostas que a utilização de água está relacionada com o dia a dia (escovar dentes, banho, limpeza, etc). Neste momento, após essa discussão inicial, lance outras questões: É só nessas situações que consumimos água? Vocês já pensaram que ao comermos carne estamos consumindo água? Vocês já ouviram falar em água virtual? Aguarde as respostas dos alunos e, em seguida, inicie uma aula expositiva dialogada, procurando elucidar o conceito de água virtual. Para preparar essa aula utilize informações dos textos indicados no item 1 do tópico “Para saber mais”.
2ª Etapa: Conceituando água virtual
No laboratório de informática (ou utilizando netbooks ou tablets), solicite aos alunos que acessem o link sugerido no item 2 do tópico “Para saber mais”. Aproveite e solicite aos alunos que assistam ao vídeo sugerido no item 3 desse mesmo tópico. Faça o fechamento dessa etapa verificando se os alunos entenderam o conceito de água virtual, ou seja, a água que é consumida indiretamente, necessária na agricultura ou na fabricação dos produtos que consumimos.
3ª Etapa: Compreendendo o conceito de pegada hídrica.
Providencie cópias da entrevista sugerida no item 4 do tópico “Para saber mais”. Faça uma leitura compartilhada com os alunos, procurando esclarecer eventuais dúvidas. Se considerar necessário, maiores informações sobre pegada hídrica podem ser obtidas no item 5 do tópico “Para saber mais”.
4ª Etapa: Calculando a pegada hídrica.
Solicite, então, que acessem o link I sugerido no item 6 do tópico “Para saber mais”. Esclareça aos alunos que o valor obtido nesse cálculo traz embutida a pegada hídrica do nosso país. Em seguida, solicite aos alunos que façam o cálculo detalhado de sua pegada hídrica, acessando o link 2 do item 6 do tópico “Para saber mais.”
5ª Etapa: Exercendo a cidadania
Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos e solicite a elaboração de uma campanha, na forma de pôsteres, que tenha como objetivo alertar a comunidade escolar sobre o problema estudado durante as aulas deste plano, ou seja,a importância de conhecermos a nossa pegada hídrica e a pegada hídrica de nosso país. Sugestão para o título dos pôsteres: “Você conhece a sua pegada hídrica?” Oriente os alunos que um pôster é um documento em formato grande (quase sempre superior a A2) que é afixado verticalmente numa parede ou num placar. A informação que contém pode assim ser consultada por várias pessoas simultaneamente. Um cartaz deve ser um documento de elevada qualidade gráfica dado que pretende apresentar informação ao público. Deve ser um documento muito atraente do ponto de vista visual e poderá ser confeccionado tanto em cartolinas como no PowerPoint. Se for confeccionado em cartolina, distribua os pôsteres pelas dependências da escola. Se for confeccionado em PowerPoint, insira no blog da classe. Se a classe ainda não criou um blog, é uma boa oportunidade para isso.
Materiais Relacionados
1) Para obter informações sobre o conceito de água virtual consulte os links http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=105 e http://www.akatu.org.br/Temas/Agua/Posts/Voce-ja-ouviu-falar-em-agua-virtual