Conteúdos

Energia cinética;
Energia potencial;
Energia mecânica;
Princípio da conservação da Energia mecânica;
Transformações da energia mecânica.
 

Objetivos

Este roteiro aborda o tema Energia Mecânica e seu princípio de conservação, tratando também de sua dissipação por forças de atrito. Energia mecânica é um dos conceitos mais fundamentais da Física e da ciência de maneira geral, bem como seu princípio de conservação, além de estar presente na maioria das situações do nosso cotidiano. Esperamos que com esse roteiro os alunos compreendam o conceito de energia mecânica, seu princípio de conservação e suas transformações.
 

1ª Etapa: Início de Conversa

Energia é um dos conceitos mais fundamentais da Física e suas diferentes formas de apresentação estão presentes em todas as situações do nosso cotidiano. Nesse conjunto de formas de apresentação da energia destaca-se a energia mecânica, composta pela soma da energia cinética com as energias potenciais de um corpo. 

 

Nesta atividade vamos conceituar energia mecânica, apresentar a energia cinética e algumas formas de energia potencial e, por fim, formular o princípio de conservação da energia mecânica. Esperamos que o aluno consiga identificar essas diferentes formas de energia em nosso cotidiano, bem como suas transformações, e que compreenda o princípio de conservação da energia mecânica como um dos grandes pilares da mecânica e, em particular, da Física.

 

Antes de iniciar as atividades, consulte os links sugeridos na área Para organizar o Trabalho e Saber Mais.

 

2ª Etapa: Problematização e sensibilização

Nessa etapa o professor deve apresentar o tema de estudo, “Energia mecânica”, e estimular um debate rápido sobre o que os alunos pensam sobre o tema. Algumas perguntas podem orientar esse debate e ajudar em uma diagnose dos conhecimentos prévios dos alunos:

 

1.Para um automóvel se mover ele precisa de combustível. Qual é a função do combustível?

 

2.Quando um automóvel está em movimento com velocidade constante ele possui algum tipo de energia? Qual?

 

3.E quando um automóvel freia e pára, para onde vai a energia que ele possuía associada ao seu movimento?

 

4.Se um automóvel percorre uma estrada horizontal e então começa a subir uma ladeira sem que o motorista o acelere, porque ele consegue subir um pouco e depois pára? Nesse caso, para onde vai sua energia de movimento?

 

5.E quando o arqueiro atira uma flecha? De onde vem a energia de movimento que a flecha adquire?

 

6.Porque os carrinhos de montanha-russa não têm motores e nem freios?

 

A partir das respostas dos alunos o professor pode ir elencando temas para tratar conjuntamente durante a atividade. Uma boa ideia consiste em anotar na lousa as dúvidas que surgirem e, ao final, fotografar a lousa para registrar essas dúvidas. Parte delas podem também ser dúvidas do próprio professor e poderão se transformar em objeto para pesquisas na internet ou na biblioteca da escola.

 

É importante que nesse momento os alunos tenham a palavra e que as suas dúvidas sejam anotadas e não respondidas. O objetivo é despertar a curiosidade, o interesse e diagnosticar o que os alunos já sabem e o que precisam saber ou aperfeiçoar.

 

3ª Etapa: Conceituando energia cinética, energia potencial (gravitacional e elástica) e energia mecânica

O professor pode utilizar o vídeo “Energia”, disponível na seção “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais” como motivação para as explicações dadas a seguir. O texto abaixo é um resumo rápido sobre a energia cinética, potencial gravitacional e mecânica, e pode servir como um guia para a aula expositiva (que também pode ser transformada em um vídeo ou, pelo menos, apresentada com o auxílio de um projetor multimídia na forma de slides).

 

 

 

Texto resumido sobre energia mecânica:

Para colocarmos em movimento um automóvel, uma bicicleta, uma pedra ou qualquer outro corpo que tenha massa, precisamos fornecer a ele energia, pois qualquer corpo em movimento possui uma energia associada diretamente à sua velocidade e à sua massa: a energia cinética.

 

Onde:  m = massa do corpo

        v = velocidade escalar do corpo

 

De forma semelhante, para fazermos um corpo parar precisamos tirar dele essa energia cinética, transformando-a em outra forma de energia pois, como já sabemos, a energia não pode ser criada e nem destruída, apenas transformada. É por essa razão que os freios de um automóvel se aquecem quando freamos, pois a energia cinética do automóvel se transforma em energia térmica.

 

Em alguns casos, no entanto, podemos fazer um automóvel parar sem freá-lo. Isso acontece quando subimos uma ladeira sem acelerar, por exemplo. Nesse caso a energia cinética se transforma em outro tipo de energia associada não ao movimento, mas à possibilidade de movimento: a energia potencial gravitacional.

 

Onde: m = massa do corpo

        g = aceleração da gravidade terrestre (aproximadamente 10 m/s2)

        h = altura do corpo em relação a um dado referencial

 

Da mesma forma como podemos transformar a energia cinética do automóvel em energia potencial gravitacional, também podemos fazer o contrário. Isso acontece, por exemplo, quando o automóvel desce a ladeira. Nesse caso a energia potencial gravitacional vai se transformando em energia cinética à medida em que o automóvel vai perdendo altura e ganhando velocidade.

 

Repare que se o corpo sobe ele ganha energia potencial gravitacional (porque a altura h aumenta) e perde velocidade. Se ele desce, no entanto, a energia potencial diminui (porque a altura h diminui) e ganha velocidade. No fundo o que acontece é um intercâmbio entre a energia cinética e a energia potencial.

 

Sempre que não existem forças dissipativas (como o atrito, por exemplo) e apenas as forças associadas à energia potencial realizam trabalho sobre o corpo, teremos a conversão integral de energia cinética em potencial e vice-versa. Dessa forma, se somarmos essas duas energias teremos sempre o mesmo resultado. A essa soma damos o nome de energia mecânica (EMec) e, nesse caso, podemos afirmar que a energia mecânica se conserva.

 

Apesar de tomarmos como exemplo inicial a energia potencial gravitacional, vale lembrar também que há outras formas de energia potencial que podem se converter em energia cinética, como a energia potencial elástica, a energia potencial elétrica, a energia potencial química, etc. Assim, a energia potencial que aparece na expressão acima refere-se à soma de todas as formas de energia potencial que o corpo possui.

 

4ª Etapa: Atividade prática

Nessa etapa o professor deve realizar com os alunos o experimento descrito no “Roteiro de experimentação – Energia mecânica”, disponível na seção “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. As atividades e discussões estão descritas no próprio Roteiro de experimentação.

 

 

A dinâmica de trabalho pode ser, preferencialmente, feita em pequenos grupos (entre dois e quatro alunos, dependendo da quantidade de material disponível – que sugerimos seja providenciado com antecedência pelo professor).

 

 

As questões propostas para discussão podem ser estendidas pelo professor, acrescentando outras, e pelos próprios alunos que devem ser instigados a fazerem perguntas. Tudo aquilo que não puder ser respondido/compreendido durante a discussão pode ser transformado em tema de pesquisa para os alunos.

 

 

5ª Etapa: Finalização

Para a finalização desse roteiro sugerimos que os alunos sejam levados à sala de informática para explorarem o simulador de transformação e conservação da energia mecânica.Parte importante dessa atividade consiste na própria “exploração” desse simulador, de maneira que o professor não precisa preparar (embora possa, se preferir) um roteiro de uso do simulador.

 

Uma dinâmica interessante consiste em propor aos alunos que criem pistas originais, com e sem atrito. Uma proposta desafiadora, por exemplo, consiste em criar uma pista com um pico entre as extremidades de maneira que o skatista consiga descer a rampa maior, passar pelo pico uma vez na ida, mas não na volta, ficando preso entre o pico e a segunda extremidade.

 

Os simulador está disponível na seção “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.O vídeo “Como fazer um carro elástico” pode ser apresentado aos alunos e proposto como desafio para um trabalho de casa envolvendo a energia potencial elástica. Nesse caso cabe também uma pesquisa sobre a energia potencial elástica e suas aplicações.

Materiais Relacionados

1. Vídeo (9:23), “Energia”, trecho de uma aula do Prof. Walter Lewin (no MIT) sobre pêndulos, com uma demonstração interessantes da conservação da energia mecânica (Em inglês com legendas em espanhol, mas fácil de acompanhar):

 

2. Vídeo (1:42), “Como fazer um carro elástico” – construção de um carrinho com garrafa PET movido a energia potencial elástica: 

 

3. Simulação HTML5, “Energia na pista de skate” – simulador que permite compreender as transformações de energia cinética-potencial-térmica; 

 

4. Roteiro de Experimentação: roteiro de experimentação – Energia mecânica, encontrado na aba "Material de apoio".

 

 

Arquivos anexados

  1. Energia Mecânica
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