Conteúdos
Corrente elétrica;
Transformação de energia;
Materiais condutores e materiais isolantes.
Objetivos
• Construir o conceito de corrente elétrica;
• Perceber a transformação da energia elétrica em energia térmica e energia luminosa e relacioná-la à produção de calor;
• Reconhecer diferentes materiais como condutores de energia elétrica.
1ª Etapa: Hipóteses dos alunos sobre corrente elétrica e materiais condutores
Procure sondar o que os alunos sabem sobre corrente elétrica e materiais condutores de corrente elétrica. Em seguida, registre numa cartolina as hipóteses que forem aparecendo.
Orientações para o registro das hipóteses dos alunos:
1) Pergunte o que entendem por corrente elétrica.
2) Pergunte de que forma a corrente elétrica faz parte da vida deles.
3) Questione sobre quais materiais podem conduzir corrente elétrica. Por quê?
4) Peça que respondam se a energia, ao sair de um material e chegar em outro, é sempre a mesma.
• Nesta questão, observe se os alunos conseguem compreender que a energia elétrica pode ser transformada em outros tipos de energia como luminosa, mecânica, térmica.
2ª Etapa: Experimento: corrente elétrica e materiais condutores
Organize os alunos em pequenos grupos de modo que cada um seja responsável por um circuito elétrico (você poderá organizar a sala de aula em grupos formados com as carteiras dos próprios, de modo que consigam colocar sobre as carteiras o circuito e os materiais que serão testados).
Disponha os materiais citados na sessão “Para organizar seu trabalho” – item 1, em cada bancada para que os alunos possam realizar o experimento.
Peça para cada grupo iniciar o teste de condutividade elétrica. Eles deverão colocar em contato as duas pontas do fio que formam o circuito num dos materiais e verificar se a lâmpada acende. Se a lâmpada acender, significa que o material testado é condutor de corrente elétrica.
Dentre os materiais disponíveis, os condutores de corrente são: limão (devido à acidez), e clipe (é um metal).
Orientação para a sistematização do experimento:
• Peça para os alunos anotarem no caderno de ciências o nome dos materiais que conduziram corrente elétrica (condutores) e daqueles que não conduziram energia elétrica (isolantes).
3ª Etapa: Pesquisa sobre corrente elétrica, materiais condutores e transformação de energia
Agora você deverá propor aos grupos uma pesquisa sobre eletricidade. Os alunos deverão registrar as questões a seguir no caderno e coletar dados para respondê-las.
1) O que é corrente elétrica?
2) Escreva o nome de alguns tipos de energia.
3) De todos os materiais testados no laboratório por que somente o clipe e o limão conduziram corrente elétrica?
4) A energia do limão foi transformada em quais energias? (Resposta: luminosa e térmica).
4ª Etapa: Socialização das descobertas
Promova uma discussão com os grupos contrapondo as hipóteses elaboradas antes do experimento às descobertas feitas pelos alunos durante a pesquisa.
A partir dessa contraposição peça para cada grupo produzir um texto conclusivo no caderno de ciências.
Assuntos que devem considerados e registrados no texto:
• Conceito de corrente elétrica;
• Transformação de uma energia em outra;
• Conclusão a partir da contraposição das hipóteses e das descobertas dos alunos.
Materiais Relacionados
1) Providencie os seguintes materiais para cada grupo: meio limão, uma solução de água com açúcar, 1 copo de vidro, 1 clipe, 1 borracha, 1 caneca e um copo de plástico.
2) Monte, com antecedência, um circuito elétrico de acordo com as instruções a seguir.
• Você vai precisar de: 3 fios finos de cobre descascados nas extremidades, 1 lâmpada de lanterna e uma bateria de 9 volts.
• Junte uma das extremidades do fio de cobre (azul, no esquema) a um dos pólos da bateria. Em seguida, pegue o fio de cobre (verde no esquema) e junte ao outro pólo da bateria. Junte a outra extremidade do fio verde a um dos pólos da lâmpada. Por fim, junte o fio de cobre (rosa no esquema) ao outro pólo da lâmpada. Verifique se sobraram duas extremidades de fio soltas: a do fio rosa, que está conectado à lâmpada, e a do fio azul, que está conectado à bateria de 9 volts. Essas duas extremidades deverão ser conectadas aos materiais sugeridos no item 1 para testar a condutividade elétrica deles. Veja o esquema.
3) Para obter mais informações sobre os tipos de energia, acesse:
– Energia e tipos de energia
4) Para obter mais informações sobre corrente elétrica energia elétrica, acesse:
– Corrente elétrica: o movimento ordenado de elétrons em condutores
– Grandes Invenções: Energia Elétrica
5) Para obter a imagem de uma bateria de 9 volts, clique aqui.