Conteúdos
– as relações entre mídia e política
Objetivos
• Exercitar a cidadania por meio da pesquisa para o voto consciente
1ª Etapa: Início de conversa
Não é difícil ficar perdido nos debates eleitorais. Com as propostas muitas vezes superficiais e populistas dos candidatos, ficamos à deriva. Melhorar a educação, solucionar a saúde, enfrentar a corrupção… termos vagos que não parecem indicar claramente o ‘como’, ‘a que custo’, ‘de que forma’. Ao jovem que está entrando na idade cidadã, estes debates acabam por desestimular a participação e esvaziar as salutares discussões em sala de aula.
2ª Etapa: Divisão política e votação
No início de sua aula seria salutar retomar brevemente a divisão política do Brasil em seus âmbitos territorial (União, Estados e Municípios) e funcional (Executivo, Legislativo e Judiciário). Para tanto, você pode fazer uso do texto da Constituição Federal (link 2) e construir em sala o mapa a seguir, que pode facilitar a compreensão acerca do processo eleitoral de 2014.
Solicite aos alunos que assistam em casa ou apresente os vídeos sugeridos nos links 2 e 3. que possuem boas informações, didáticas e simples, sobre a organização política brasileira.
Como conclusão desta etapa, peça aos alunos que preencham o quadro acima com o nome dos chefes do poder executivo de seu Município, Estado e, por óbvio, da atual presidente da República e, livremente, pesquisarem o nome de um deputado Federal, um senador e ao menos um deputado estadual e vereador que atualmente estejam no exercício do mandato. Esta informação poderá ser utilizada novamente nas etapas seguintes.
3ª Etapa: A preocupação com o voto consciente
A partir da compreensão acerca dos poderes da república, é momento de introduzir o tema das eleições de 2014 (de caráter nacional e estadual) e relembrar as últimas eleições, de 2012 (municipais). Neste sentido, importa retomar a importância do voto e a importância da compreensão sobre os planos dos candidatos, sua biografia, seu trabalho na sociedade etc.
4ª Etapa: Análise dos candidatos
Esta etapa tem a finalidade de construir com os alunos um verdadeiro mural para expor as principais ideias dos candidatos ao governo de estado (conforme lista da página do TSE na internet, atualizada até a data do início do trabalho, link 1), compreendendo a sua plataforma política, ideologia partidária, biografia pessoal, plano de governo e como suas ideias são tratadas nos meios de comunicação.
Materiais Relacionados
1. Veja previamente o vídeo com a campanha do TSE para as eleições de 2012.
https://www.youtube.com/watch?v=ulDdAQxbatw
Veja previamente os vídeos Política sem Mistério de Milton Monti
2. Divisão de poderes e território https://www.youtube.com/watch?v=E7EjZgcp1bM
3 – Diferença entre Senado e Câmara dos deputados
https://www.youtube.com/watch?v=2ExdX5851Ww
4. Navegue livremente pelo Link abaixo, apropriando-se de sua estrutura e verificando informações acerca dos candidatos a cargos eletivos em 2014 no Brasil. Interessam principalmente os links aos planos de governo de cada candidato, sua situação patrimonial e sua situação eleitoral.
site sistema de divulgação de candidaturas http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/sistema-de-divulgacao-de-candidaturas
5. Reveja os artigos da Constituição Federal que podem interessar à discussão preliminar acerca da organização da República Brasileira, principalmente os artigos 18, 22, 24, 25, 28, 29, 37, 44, 45, 46 e 76. Para tanto, você pode utilizar o link abaixo da Constituição Federal em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
6 . Leia o texto de Daniel Carvalho Oliveira, acerca da educação eleitoral no Brasil e as funções do TSE no comando das eleições nacionais e estaduais. http://www.tse.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-ano-ii-no-5/justica-eleitoral-e-educacao-para-a-cidadania