Conteúdos

– as relações entre mídia e política

– o papel dos meios de comunicação nas eleições e na construção da imagem dos candidatos
 

Objetivos

Exercitar a cidadania por meio da pesquisa para o voto consciente

Estimular o debate de ideias políticas atuais
 
Compreender a importância dos meios de comunicação no processo eleitoral
 
Desenvolver a argumentação
 

1ª Etapa: Início de conversa

Não é difícil ficar perdido nos debates eleitorais. Com as propostas muitas vezes superficiais e populistas dos candidatos, ficamos à deriva. Melhorar a educação, solucionar a saúde, enfrentar a corrupção… termos vagos que não parecem indicar claramente o ‘como’, ‘a que custo’, ‘de que forma’. Ao jovem que está entrando na idade cidadã, estes debates acabam por desestimular a participação e esvaziar as salutares discussões em sala de aula.

Este plano de aula dirige-se a este estímulo para o período das eleições. Por meio da conscientização da importância do voto e também de um exercício de compreensão de propostas dos candidatos, o professor poderá criar um ambiente de debate político saudável, no qual privilegia-se a compreensão de projetos e propostas frente à retórica por vezes enganosa dos candidatos. Também buscamos estimular a participação ativa dos alunos frente aos candidatos.

 

2ª Etapa: Divisão política e votação

No início de sua aula seria salutar retomar brevemente a divisão política do Brasil em seus âmbitos territorial (União, Estados e Municípios) e funcional (Executivo, Legislativo e Judiciário). Para tanto, você pode fazer uso do texto da Constituição Federal (link 2) e construir em sala o mapa a seguir, que pode facilitar a compreensão acerca do processo eleitoral de 2014.

Solicite aos alunos que assistam em casa ou apresente os vídeos sugeridos nos links 2 e 3. que possuem boas informações, didáticas e simples, sobre a organização política brasileira. 

Como conclusão desta etapa, peça aos alunos que preencham o quadro acima com o nome dos chefes do poder executivo de seu Município, Estado e, por óbvio, da atual presidente da República e, livremente, pesquisarem o nome de um deputado Federal, um senador e ao menos um deputado estadual e vereador que atualmente estejam no exercício do mandato. Esta informação poderá ser utilizada novamente nas etapas seguintes. 

 

3ª Etapa: A preocupação com o voto consciente

A partir da compreensão acerca dos poderes da república, é momento de introduzir o tema das eleições de 2014 (de caráter nacional e estadual) e relembrar as últimas eleições, de 2012 (municipais). Neste sentido, importa retomar a importância do voto e a importância da compreensão sobre os planos dos candidatos, sua biografia, seu trabalho na sociedade etc.

Sugere-se que se destaque o esforço do Tribunal Superior Eleitoral para que a cidadania seja exercitada de forma plena. Para tanto, você poderá ver com os alunos o vídeo indicado no link 1, que possui as propagandas institucionais das eleições de 2012.

Esta breve etapa deve servir de mote para a realização da próxima etapa. Assim, informe os alunos que eles se envolverão em um trabalho de conhecimento acerca de candidatos e que a sala de aula será responsável pelo mapeamento dos candidatos do poder executivo Estadual. (o trabalho também poderá ser feito no nível Federal, mas sugerimos a análise Estadual por possuir pautas mais próximas dos estudantes).

 

4ª Etapa: Análise dos candidatos

Esta etapa tem a finalidade de construir com os alunos um verdadeiro mural para expor as principais ideias dos candidatos ao governo de estado (conforme lista da página do TSE na internet, atualizada até a data do início do trabalho, link 1), compreendendo a sua plataforma política, ideologia partidária, biografia pessoal, plano de governo e como suas ideias são tratadas nos meios de comunicação.

Assim, a classe deve ser dividida em pequenos grupos que, em conjunto, façam o acompanhamento de TODOS os candidatos ao governo de Estado. Certifique-se no site do TSE quais são estes candidatos e faça com que todos tenham o mesmo tratamento, pelo mesmo tempo, no mesmo formato. É importante, neste momento, mostrar aos alunos que todos os candidatos devem ter a mesma base informativa. Assim, hipoteticamente, em uma sala de 30 alunos de um estado com 10 candidatos, cada trio de alunos deverá acompanhar um candidato, sendo ele o candidato de sua preferência ou não. A seleção poderá ser feita por sorteio.

 

Para permitir a pesquisa, conhecimento e análise por todos dos candidatos, os trabalhos deverão ser fixados em mural e sugere-se que fiquem expostos até o período eleitoral. Em data específica, cada grupo deverá apresentar brevemente o trabalho (máximo de 5 minutos) à classe.

 

Em vista da necessária isonomia, para todos os candidatos haverá a mesma solicitação de informações, tempo de exposição e limite gráfico, sendo utilizado o critério de sorteio para as ordens de apresentação e exposição dos cartazes.

 

A organização de tempo pode ser de duas ou três semanas para a pesquisa e uma semana de preparação das apresentações.

 

Sugere-se que esta etapa seja finalizada com as apresentações e que os alunos sejam lembrados da importância de buscar informações acerca de ‘seus’ candidatos, fazendo uma verificação de seus planos de governo, biografia etc.

 

Como critérios de avaliação, sugerimos (i) o empenho e a profundidade na busca de informações, (ii) clareza na exposição das ideias e (iii) qualidade gráfica do material apresentado.

 

Materiais Relacionados

1. Veja previamente o vídeo  com a campanha do TSE para as eleições de 2012.

https://www.youtube.com/watch?v=ulDdAQxbatw

Veja previamente os vídeos Política sem Mistério de Milton Monti

2. Divisão de poderes e território  https://www.youtube.com/watch?v=E7EjZgcp1bM

3  – Diferença entre Senado e Câmara dos deputados

https://www.youtube.com/watch?v=2ExdX5851Ww 

4. Navegue livremente pelo Link abaixo, apropriando-se de sua estrutura e verificando informações acerca dos candidatos a cargos eletivos em 2014 no Brasil. Interessam principalmente os links aos planos de governo de cada candidato, sua situação patrimonial e sua situação eleitoral.

site sistema de divulgação de candidaturas  http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/sistema-de-divulgacao-de-candidaturas 

5. Reveja os artigos da Constituição Federal que podem interessar à discussão preliminar acerca da organização da República Brasileira, principalmente os artigos 18, 22, 24, 25, 28, 29, 37, 44, 45, 46 e 76. Para tanto, você pode utilizar o link abaixo da Constituição Federal em      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm  

6 . Leia o texto de Daniel Carvalho Oliveira, acerca da educação eleitoral no Brasil e as funções do TSE no comando das eleições nacionais e estaduais. http://www.tse.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-ano-ii-no-5/justica-eleitoral-e-educacao-para-a-cidadania 

 

Arquivos anexados

  1. Eleições 2014: conhecer candidatos
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.