Conteúdos
Este plano de aula aborda a eletricidade natural do corpo humano, as células, os tecidos e os sistemas em que podemos encontrar a bioeletricidade, sua importância para a homeostase do nosso organismo, para os estudos da fisiologia humana e até mesmo para o diagnóstico e o tratamento promissor e inovador de doenças como o câncer.
Objetivos
- Conhecer a bioeletricidade do corpo humano;
- Compreender a sua função para a homeostase; e
- Refletir sobre a bioeletricidade como caminho para o diagnóstico e o tratamento de doenças.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- Bioeletricidade;
- Sistema do corpo humano;
- Membrana celular;
- Transporte por meio da membrana;
- Micronutrientes;
- Íons;
- Circuito elétrico; e
- Câncer.
Palavras-chave:
Electroma. Bioeletricidade. Biologia celular. Câncer.
Previsão para aplicação:
2 aulas (50 min/aula).
1ª Etapa: Escuta do podcast e debate
Professor, antes da escuta do podcast, sugiro algumas perguntas aos alunos, tais como:
- Vocês sabem o que é electroma?
- Que palavra conhecida é parecida com essa?
- O que será que isso tem a ver com o nosso organismo?
Provavelmente, os alunos não saberão o que significa a palavra electroma, mas é possível que consigam relacioná-la com a eletricidade. Conduza-os para refletirem sobre a eletricidade no corpo humano de forma ainda superficial, apenas para levá-los à escuta atenta do podcast abaixo. Tal escuta pode ocorrer de forma individual (cada aluno com seu celular e fone de ouvidos), em pequenos grupos, ou coletiva (sistema de som da sala de aula); fica a seu critério decidir.
O podcast pode ser visto aqui:
O podcast é, na verdade, a leitura de uma matéria publicada pela BBC News Brasil no dia 04 de março de 2023.
Outra sugestão é fornecer aos alunos um roteiro de perguntas para serem respondidas durante ou após a escuta, enriquecendo o debate que será realizado posteriormente. Seguem abaixo algumas sugestões de perguntas:
- O que é electroma?
- Como o electroma funciona?
- Qual organela celular está diretamente relacionada com o seu funcionamento?
- Qual é a importância do electroma?
- Por que podemos comparar o electroma com um circuito elétrico?
- Em quais sistemas do organismo podemos observá-lo? Cite exemplos.
- Qual é a relação do electroma com o câncer? Explique.
Professor, ofereça um tempo adequado para os alunos ouvirem o podcast e responderem às perguntas. Após esse momento, organize a turma em um grande círculo, para discutirem os pontos observados pelos alunos. Você pode utilizar as respostas das perguntas para iniciar o debate, ou fazê-lo de forma mais livre. Apenas se atente para o cumprimento dos objetivos propostos.
2ª Etapa: Retomada e aprofundamento
Professor, como você deve ter observado, a atividade anteriormente sugerida pode servir para iniciar um novo tema, como o estudo do câncer e da divisão celular; para aprofundar um conteúdo já trabalhado, como os transportes por meio da membrana plasmática ou a integração dos sistemas do corpo humano; para integrar um projeto interdisciplinar, em conjunto com as disciplinas de dísica e química, tratando dos íons e/ou dos circuitos elétricos; ou até para trabalhar a importância da pesquisa científica e sua aplicabilidade em nosso cotidiano.
Utilize-a da forma que se encaixar melhor em seu planejamento, com as séries do ensino médio que preferir. Deixe sua imaginação e criatividade participarem desse momento, direcionando este plano de aula para auxiliá-lo e para contribuir com o aprendizado dos alunos.
Bom trabalho!
Plano de aula elaborado pela Prof.ª Dr.ª Nathalie Lousan.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Crédito da imagem: angelhell – Getty Images