Conteúdos

Este plano de aula aborda a eletricidade natural do corpo humano, as células, os tecidos e os sistemas em que podemos encontrar a bioeletricidade, sua importância para a homeostase do nosso organismo, para os estudos da fisiologia humana e até mesmo para o diagnóstico e o tratamento promissor e inovador de doenças como o câncer.

Objetivos

  • Conhecer a bioeletricidade do corpo humano;
  • Compreender a sua função para a homeostase; e
  • Refletir sobre a bioeletricidade como caminho para o diagnóstico e o tratamento de doenças.

Conteúdos/Objetos do conhecimento:

  • Bioeletricidade;
  • Sistema do corpo humano;
  • Membrana celular;
  • Transporte por meio da membrana;
  • Micronutrientes;
  • Íons;
  • Circuito elétrico; e
  • Câncer.

Palavras-chave:

Electroma. Bioeletricidade. Biologia celular. Câncer.

Previsão para aplicação:

2 aulas (50 min/aula).

1ª Etapa: Escuta do podcast e debate

Professor, antes da escuta do podcast, sugiro algumas perguntas aos alunos, tais como:

  • Vocês sabem o que é electroma?
  • Que palavra conhecida é parecida com essa?
  • O que será que isso tem a ver com o nosso organismo?

Provavelmente, os alunos não saberão o que significa a palavra electroma, mas é possível que consigam relacioná-la com a eletricidade. Conduza-os para refletirem sobre a eletricidade no corpo humano de forma ainda superficial, apenas para levá-los à escuta atenta do podcast abaixo. Tal escuta pode ocorrer de forma individual (cada aluno com seu celular e fone de ouvidos), em pequenos grupos, ou coletiva (sistema de som da sala de aula); fica a seu critério decidir.

O podcast pode ser visto aqui:

O podcast é, na verdade, a leitura de uma matéria publicada pela BBC News Brasil no dia 04 de março de 2023.

Outra sugestão é fornecer aos alunos um roteiro de perguntas para serem respondidas durante ou após a escuta, enriquecendo o debate que será realizado posteriormente. Seguem abaixo algumas sugestões de perguntas:

  • O que é electroma?
  • Como o electroma funciona?
  • Qual organela celular está diretamente relacionada com o seu funcionamento?
  • Qual é a importância do electroma?
  • Por que podemos comparar o electroma com um circuito elétrico?
  • Em quais sistemas do organismo podemos observá-lo? Cite exemplos.
  • Qual é a relação do electroma com o câncer? Explique.

Professor, ofereça um tempo adequado para os alunos ouvirem o podcast e responderem às perguntas. Após esse momento, organize a turma em um grande círculo, para discutirem os pontos observados pelos alunos. Você pode utilizar as respostas das perguntas para iniciar o debate, ou fazê-lo de forma mais livre. Apenas se atente para o cumprimento dos objetivos propostos.

2ª Etapa: Retomada e aprofundamento

Professor, como você deve ter observado, a atividade anteriormente sugerida pode servir para iniciar um novo tema, como o estudo do câncer e da divisão celular; para aprofundar um conteúdo já trabalhado, como os transportes por meio da membrana plasmática ou a integração dos sistemas do corpo humano; para integrar um projeto interdisciplinar, em conjunto com as disciplinas de dísica e química, tratando dos íons e/ou dos circuitos elétricos; ou até para trabalhar a importância da pesquisa científica e sua aplicabilidade em nosso cotidiano.

Utilize-a da forma que se encaixar melhor em seu planejamento, com as séries do ensino médio que preferir. Deixe sua imaginação e criatividade participarem desse momento, direcionando este plano de aula para auxiliá-lo e para contribuir com o aprendizado dos alunos.

Bom trabalho!

Plano de aula elaborado pela Prof.ª Dr.ª Nathalie Lousan.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: angelhell – Getty Images

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