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Biologia

Ciências da Natureza e suas tecnologias

Objetivos

– Conhecer o conceito de radioatividade.

 
– Identificar os principais raios ionizantes liberados por átomos radioativos.
 
– Reconhecer o conceito de mutação e os tipos que podem ocorrer nos seres vivos.
 
– Identificar os principais problemas ocasionados pela radioatividade nos seres vivos.
 
Competência de área 6 – Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas. 
 
H22 – Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em suas manifestações em processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais.  
 

1ª Etapa: Malefícios da radioatividade para os seres vivos

Ainda no laboratório de informática, solicite aos alunos que, em duplas, acessem o texto sugerido no item 8 e a imagem sugerida no item 3 (“riscos da radiação”) do tópico “Para organizar seu trabalho…”. Oriente-os a responder as seguintes questões:

 

– quais são os principais efeitos da radiação sobre os organismos?

 

– quais as principais características das células afetadas pela radiação?

 

– como são classificados os efeitos das radiações?

 

– além da contaminação direta, com exposição à radiação, quais as outras formas de ação da radioatividade nos seres vivos?

 

– como o conhecimento adquirido com os efeitos da bomba atômica em Hiroshima são utilizados para prever as consequências do desastre da usina de Fukushima?

 

2ª Etapa: Sistematizando informações

Para finalizar este plano de aula, solicite aos alunos que escrevam uma carta dirigida ao Presidente dos EUA no período da 2ª. Guerra, Henry Truman, com o objetivo de fazê-lo desistir do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima. Apesar de esta carta ser direcionada a uma autoridade, deve ter um caráter de linguagem coloquial, guardando-se o devido respeito à figura maior deste país. Informe aos alunos que esta carta deverá apresentar argumentos consistentes, a partir dos conceitos trabalhados neste plano de aula, ressaltando os efeitos nocivos da radioatividade provenientes do lançamento de bombas atômicas.

3ª Etapa: questão do ENEM

(ENEM, 2006) Um problema ainda não resolvido da geração nuclear de eletricidade é a destinação dos rejeitos radiativos, o chamado “lixo atômico”. Os rejeitos mais ativos ficam por um período em piscinas de aço inoxidável nas próprias usinas antes de ser, como os demais rejeitos, acondicionados em tambores que são dispostos em áreas cercadas ou encerrados em depósitos subterrâneos secos, como antigas minas de sal. A complexidade do problema do lixo atômico, comparativamente a outros lixos com substâncias tóxicas, se deve ao fato de 

 

a) emitir radiações nocivas, por milhares de anos, em um processo que não tem como ser interrompido artificialmente. 

 

b) acumular-se em quantidades bem maiores do que o lixo industrial convencional, faltando assim locais para reunir tanto material. 

 

c) ser constituído de materiais orgânicos que podem contaminar muitas espécies vivas, incluindo os próprios seres humanos. 

 

d) exalar continuamente gases venenosos, que tornariam o ar irrespirável por milhares de anos. 

 

e) emitir radiações e gases que podem destruir a camada de ozônio e agravar o efeito estufa.

 

Resposta correta: A

 

4ª Etapa: Análise e fechamento

Solicite aos alunos que partilhem as conclusões. Veja elementos fundamentais para conduzir a discussão. 

Para responder a esta questão os alunos devem ter conhecimento sobre a instabilidade de alguns átomos, utilizados na geração de energia nuclear e que apresentam radioatividade que nada mais é do que a emissão de radiações alfa, beta ou gama. Sendo assim, a alternativa 

 

(A) Está correta, pois os átomos que compõem o lixo atômico emite radiações que podem ser liberadas por muito tempo.

 

(B) Está incorreta, pois o lixo industrial é produzido em maiores quantidades, devido ao número de indústrias presentes no planeta.

 

(C) Está incorreta, pois o lixo atômico não é constituído por matéria orgânica.

 

(D) Está incorreta, pois o lixo atômico não libera gases e sim radiações.

 

(E) Está incorreta, pois a destruição da camada de ozônio está relacionada a liberação de gases CFC

 

5ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Com a turma reunida assista ao vídeo sugerido no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Finalizado o vídeo, explique aos alunos que o intuito do filme é lançar uma discussão sobre os efeitos da radioatividade para a espécie humana, a partir do advento da bomba atômica em Hiroshima. Discuta o vídeo abordando o seguinte aspecto:

 

– principais efeitos da explosão atômica relatados no vídeo, tanto no momento da explosão como alguns dias após a explosão.

 

6ª Etapa: O que é radioatividade

Separe os alunos em duplas e, no laboratório de informática (ou em tablets), peça aos alunos que acessem o link indicado no item 2 do tópico “Para organizar seu trabalho….” e proponha a leitura do texto. Informe aos alunos que, apesar de o texto indicar que a radioatividade pode ser benéfica, neste plano irão estudar os malefícios deste fenômeno. Indique também o link do item 3 (“tipos de raios”) deste mesmo tópico, visando a complementação do estudo sobre os raios alfa, beta e gama.  Solicite aos alunos que complementem uma tabela a seguir no intuito de sistematizar informações.

 

Conceito de radioatividade

 

Conceito de decaimento

 

Características dos raios alfa

 

Características dos raios beta

 

Características dos raios gama

 

7ª Etapa: A radioatividade provoca mutações

Com a turma reunida, projete em projetor multimídia a matéria indicada no item 4 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Finalizada a leitura, questione os alunos se conhecem como ocorrem as mutações e que nesta etapa irão estudar sobre o assunto. Para isso, ministre uma aula expositiva, recordando aspectos da síntese de proteínas a partir do DNA. Para preparar esta aula utilize informações do material disponibilizado no item 5 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Para ilustrar a aula, utilize o vídeo indicado no item 6 deste mesmo tópico. 

 

O conceito de mutação deverá ser explorado no laboratório de informática (ou em tablets). Solicite aos alunos que, em duplas, acessem o link sugerido no item 7 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Neste link, informe aos alunos que comecem por explorar o componente “mutações gênicas”, na sequência 1 ? 2 ? 3 ? 4 ? 5. Em seguida, devem explorar o componente “mutações induzidas” na sequência 1 ? 2 ? 3.

 

Finalize esta etapa solicitando aos alunos que, individualmente, elaborem um pequeno texto, com no máximo 10 linhas relacionando os seguintes conceitos: radioatividade – mutações – raios gama – átomos – radiações ionizantes – câncer – DNA.

 

Materiais Relacionados

1) O vídeo disponível no link traz uma retrospectiva do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima e as consequências.

 

2) O texto disponívelno link traz informações sobre o conceito de radioatividade e dos raios que são emitidos durante o decaimento de alguns átomos.

 

3) O infográfico disponível no link (somente o item “tipos de raios” e “os riscos da radiação”) mostra na forma de animação as características dos raios alfa, beta e gama que são emitidos por átomos instáveis, como de urânio.

 

4) O link traz uma matéria sobre estudo desenvolvido no Japão após o acidente de Fukushima.

 

5) O link apresenta o processo de síntese de proteínas nos seres vivos de forma bastante didática e elucidativa.

 

6) O vídeo disponível no link apresenta a síntese de proteínas, com os processos de transcrição e tradução.

 

7) O link apresenta, na forma de animação, os tipos de mutação que podem ocorrer nos seres vivos.

 

8) Os links http://abr.ai/1Qq9pby e http://bbc.in/1H0LP4l apresentam as principais consequências da radiação para os seres humanos.

 

Arquivos anexados

  1. Efeitos da radioatividade

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