Conteúdos

– Conceitos de problema ambiental e problema ambiental urbano
– Principais problemas ambientais urbanos: efeito estufa e inversão térmica
– Leitura e interpretação de mapas, imagens, gráficos e tabelas
 

Objetivos

– Compreender o significado do conceito de problema ambiental.
– Conhecer os tipos de problemas ambientais relacionados à poluição atmosférica mais frequentes no mundo urbano.
– Ler e interpretar textos informativos, imagens, mapas temáticos, gráficos e tabelas relacionados aos problemas ambientais brasileiros e de outros países.
– Pesquisar as causas, as consequências e as soluções dos problemas ambientais selecionados.  
– Montar um folder informativo para divulgar informações relativas a cada um dos problemas ambientais urbanos, destacando iniciativas de resolução ou de diminuição desses problemas. 

 

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Antes de iniciar, consulte os links sugeridos na área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais.



Inicie a proposta de estudo mostrando à turma o documentário Quem se Importa?, disponível no link 1 Seção Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais. 


A partir do filme, o professor fará uma roda de conversa com a turma para discutir os aspectos que mais chamaram a atenção dos estudantes no que se refere à maneira como as atividades humanas provocam impactos e mudanças na dinâmica da natureza.

 

Com base nos elementos presentes nos discursos dos alunos, o professor sistematizará na lousa as palavras-chaves que ajudam a traçar o percurso de pesquisa que será realizado depois. Essa lista de palavras-chave deverá ser registrada por todos os alunos da turma para uso na próxima etapa do percurso.

 

2ª Etapa: Transformando as palavras-chaves em um esquema

Nessa etapa, a turma estudará os textos informativos selecionados nos itens 2 e 3 da Seção Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais.


São eles Os problemas ambientais urbanos e  Problemas ambientais sociais decorrentes da urbanização. A partir da leitura individual e da discussão coletiva dos textos, o professor organizará a turma em pequenos grupos, preferencialmente duplas ou trios. Cada grupo deverá montar um esquema de modo a usar e a interligar as palavras-chaves sistematizadas na etapa anterior. 


Depois de montar os esquemas, os alunos apresentarão o material à turma, explicando e justificando as relações entre os conceitos pensadas pelo grupo. Os esquemas serão expostos no mural da turma.

 

3ª Etapa: Aula expositiva introdutória sobre os problemas ambientais urbanos

A partir dos esquemas e do documentário, trabalhados nas etapas anteriores deste plano de aula, o professor sistematizará os conteúdos em uma aula expositiva. Para ampliar o repertório dos alunos, o professor poderá utilizar o infográfico citado no item 4 da Seção Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais. É muito importante que dois conceitos sejam abordados nessa aula: problema ambiental e problema ambiental urbano. 


Além disso, o professor precisará relacionar os problemas ambientais urbanos à industrialização, ao aumento da urbanização no mundo e no Brasil e ao modo de vida urbano-industrial, onde o consumo cada vez maior de bens industrializados e a emissão de poluentes têm provocado significativos impactos, principalmente na atmosfera, na contaminação do solo e da água. 


Ao final da aula expositiva, cada aluno deverá ser capaz de produzir uma síntese do conteúdo exposto em forma de lista explicativa, esquema ou mapa conceitual.

 

               

4ª Etapa: Pesquisa sobre problemas ambientais urbanos e construção de um folder informativo

Agora, os alunos serão organizados em grupos para pesquisarem os problemas ambientais urbanos. A turma será dividida em dois grandes grupos e, posteriormente, cada grupo grande será subdividido em outros grupos menores (dupla ou trio). Cada dupla/ trio estudará um dos problemas selecionados (efeito estufa ou inversão térmica) a partir dos sites indicados nos itens 5, 6, 7 e 8 da Seção Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais.


Cada grupo deverá identificar, de acordo o seu tema de estudo: as causas, as consequências e as soluções existentes para diminuir ou resolver o problema ambiental.

 

Essas informações serão sistematizadas em uma tabela de síntese, como a sugerida no modelo a seguir:

 

               

 

A partir das tabelas elaboradas pelos grupos, o professor organizará o conteúdo estudado em uma aula expositiva, se desejar.

 

O professor retomará com a turma o percurso realizado até o momento e orientará os grupos de pesquisa para o trabalho de elaboração de um folder que terá como objetivo divulgar as informações sobre as causas, as consequências e possíveis soluções para os problemas ambientais estudados por cada grupo. 

 

Sugerimos o uso do software Canva ou similar nessa etapa do plano de aula.

 

O folder deverá conter também imagens (gráficos, esquemas ilustrativos, mapas, fotografias) para dar significado ao texto escrito pelos alunos. 

 

5ª Etapa: Apresentação dos folders à turma

Na etapa final, cada grupo apresentará o resultado final de sua produção à turma, explicando os principais aspectos do conteúdo estudado na forma de uma comunicação oral, que consiste em uma exposição breve (em torno de quinze a vinte minutos).


A turma avaliará a produção do folder e a apresentação dos grupos, destacando os aspectos positivos e propositivos do trabalho. Também poderá apontar as lacunas e os pontos que não ficaram tão bem explicados pelos colegas. 

 

Materiais Relacionados

1) O premiado documentário brasileiro Quem se Importa?, será o material disparador das discussões deste plano de aula. Mostre-o à turma para sensibilizá-la e motivá-la para as atividades propostas.

2) O texto informativo aborda as principais causas dos problemas ambientais que ocorrem nas grandes cidades atualmente. Ele serve como uma introdução ao tema.
 
3) Em http://brasilescola.uol.com.br/brasil/problemas-ambientais-sociais-decorrentes-urbanizacao.htm, o professor encontrará um texto informativo que relaciona os problemas ambientais a questões sociais e econômicas. Também pode ser usado como introdução ao tema ou como um material de aprofundamento de questões introdutórias. 
 
4) Em http://terraqueosemterra.blogspot.com.br/2010/05/infograficos-e-mapas-ambientais.html há infográficos que tratam de emissão de CO2 e da elevação da temperatura global. Ele será importante na elaboração de uma aula expositiva para abordar as relações entre aquecimento global e efeito estufa. 
 
5) Em http://geografia-ensinareaprender.blogspot.com.br/2012/07/problemas-ambientais-urbanos.html há um texto que trata das origens dos principais problemas ambientais que acometem as áreas urbanas. Esse texto será usado em pesquisas realizadas pela turma.
 
Trata-se de textos informativos que serão usados na etapa de pesquisa que os alunos realizarão.
 
7) Para conhecer algumas das soluções para os problemas ambientais urbanos, acesse: http://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/os-cinco-maiores-problemas-ambientais-do-mundo-e-suas-solucoes. Esses textos serão usados, juntamente com os textos anteriormente citados, na etapa de pesquisa que os alunos realizarão.
 
8) No blog tem muitos conteúdos adequados ao público do Ensino Fundamental II, principalmente relacionados à escala mundial. É possível selecionar os conteúdos abordados neste plano de aula e utilizar os textos e as imagens como fonte de pesquisa para os alunos.
 

Arquivos anexados

  1. Efeito estufa e inversão térmica

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.