Conteúdos
– Conceitos de problema ambiental e problema ambiental urbano
– Principais problemas ambientais urbanos: efeito estufa e inversão térmica
– Leitura e interpretação de mapas, imagens, gráficos e tabelas
Objetivos
– Compreender o significado do conceito de problema ambiental.
– Conhecer os tipos de problemas ambientais relacionados à poluição atmosférica mais frequentes no mundo urbano.
– Ler e interpretar textos informativos, imagens, mapas temáticos, gráficos e tabelas relacionados aos problemas ambientais brasileiros e de outros países.
– Pesquisar as causas, as consequências e as soluções dos problemas ambientais selecionados.
– Montar um folder informativo para divulgar informações relativas a cada um dos problemas ambientais urbanos, destacando iniciativas de resolução ou de diminuição desses problemas.
1ª Etapa: Sensibilizando para o tema
Antes de iniciar, consulte os links sugeridos na área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais.
Inicie a proposta de estudo mostrando à turma o documentário Quem se Importa?, disponível no link 1 Seção Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais.
A partir do filme, o professor fará uma roda de conversa com a turma para discutir os aspectos que mais chamaram a atenção dos estudantes no que se refere à maneira como as atividades humanas provocam impactos e mudanças na dinâmica da natureza.
2ª Etapa: Transformando as palavras-chaves em um esquema
Nessa etapa, a turma estudará os textos informativos selecionados nos itens 2 e 3 da Seção Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais.
São eles Os problemas ambientais urbanos e Problemas ambientais sociais decorrentes da urbanização. A partir da leitura individual e da discussão coletiva dos textos, o professor organizará a turma em pequenos grupos, preferencialmente duplas ou trios. Cada grupo deverá montar um esquema de modo a usar e a interligar as palavras-chaves sistematizadas na etapa anterior.
Depois de montar os esquemas, os alunos apresentarão o material à turma, explicando e justificando as relações entre os conceitos pensadas pelo grupo. Os esquemas serão expostos no mural da turma.
3ª Etapa: Aula expositiva introdutória sobre os problemas ambientais urbanos
A partir dos esquemas e do documentário, trabalhados nas etapas anteriores deste plano de aula, o professor sistematizará os conteúdos em uma aula expositiva. Para ampliar o repertório dos alunos, o professor poderá utilizar o infográfico citado no item 4 da Seção Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais. É muito importante que dois conceitos sejam abordados nessa aula: problema ambiental e problema ambiental urbano.
Além disso, o professor precisará relacionar os problemas ambientais urbanos à industrialização, ao aumento da urbanização no mundo e no Brasil e ao modo de vida urbano-industrial, onde o consumo cada vez maior de bens industrializados e a emissão de poluentes têm provocado significativos impactos, principalmente na atmosfera, na contaminação do solo e da água.
Ao final da aula expositiva, cada aluno deverá ser capaz de produzir uma síntese do conteúdo exposto em forma de lista explicativa, esquema ou mapa conceitual.
4ª Etapa: Pesquisa sobre problemas ambientais urbanos e construção de um folder informativo
Agora, os alunos serão organizados em grupos para pesquisarem os problemas ambientais urbanos. A turma será dividida em dois grandes grupos e, posteriormente, cada grupo grande será subdividido em outros grupos menores (dupla ou trio). Cada dupla/ trio estudará um dos problemas selecionados (efeito estufa ou inversão térmica) a partir dos sites indicados nos itens 5, 6, 7 e 8 da Seção Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais.
Cada grupo deverá identificar, de acordo o seu tema de estudo: as causas, as consequências e as soluções existentes para diminuir ou resolver o problema ambiental.
5ª Etapa: Apresentação dos folders à turma
Na etapa final, cada grupo apresentará o resultado final de sua produção à turma, explicando os principais aspectos do conteúdo estudado na forma de uma comunicação oral, que consiste em uma exposição breve (em torno de quinze a vinte minutos).
A turma avaliará a produção do folder e a apresentação dos grupos, destacando os aspectos positivos e propositivos do trabalho. Também poderá apontar as lacunas e os pontos que não ficaram tão bem explicados pelos colegas.
Materiais Relacionados
1) O premiado documentário brasileiro Quem se Importa?, será o material disparador das discussões deste plano de aula. Mostre-o à turma para sensibilizá-la e motivá-la para as atividades propostas.