Conteúdos
Este plano de aula tem como foco a prática de pesquisa, checagem de informações e análise crítica de conteúdos da internet. A proposta é ajudar os alunos a desenvolverem habilidades para pesquisar de maneira segura e eficiente, consumindo e produzindo conteúdos de forma mais responsável.
Objetivos
- Desenvolver habilidades básicas de pesquisa e verificação de informações;
- Compreender a importância de fontes confiáveis;
- Aprender a fazer perguntas investigativas;
- Estimular o pensamento crítico diante de conteúdos diversos; e
- Produzir pequenos conteúdos baseados em informações pesquisadas e verificadas.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- Como pesquisar com segurança?; e
- Detetives da pesquisa – checando informações.
Palavras-chave:
Pesquisa. Checagem de fatos. Fontes confiáveis. Pensamento crítico. Educação midiática.
Previsão para aplicação:
3 aulas (50 min).
1ª Etapa: Como pesquisar com segurança?
Comece a aula dizendo aos alunos que hoje eles vão aprender como ser bons pesquisadores — pessoas que sabem procurar informações corretas e seguras.
Pergunte à turma:
- Onde vocês costumam pesquisar quando querem saber algo? (Anote as respostas na lousa)
- Quem aqui já pesquisou alguma coisa no Google ou no YouTube?
- Toda informação que a gente encontra nesses lugares é verdadeira?
Após essa discussão inicial, projete (ou mostre em cartazes impressos) informações sobre três tipos de fontes:
- Fontes confiáveis (como sites de museus, livros, sites educativos);
- Fontes duvidosas (blogs sem autor identificado, vídeos com títulos exagerados); e
- Fontes falsas (fake news, conteúdos sem nenhuma evidência).
Use exemplos visuais e adapte os textos para o nível de leitura da turma.
Em seguida, organize os alunos em grupos menores e distribua cartões com perguntas de pesquisa, como:
- “Quem foi a primeira pessoa a ir à Lua?”
- “Por que escovamos os dentes?”
- “O que os animais comem na floresta?”
Peça que, em seus grupos, os alunos discutam como fariam para pesquisar a resposta a essa pergunta. Depois, guie a turma para uma pesquisa real, feita com o seu apoio e utilizando:
- Enciclopédias infantis;
- Sites educativos (como o portal do Instituto Claro e portais de museus); e
- Livros didáticos da biblioteca da escola.
Cada grupo deverá, em sua apresentação, responder às seguintes perguntas:
- Qual foi a pergunta que receberam?;
- Em que fonte procuraram a resposta?;
- O que aprenderam?; e
- Por que confiam (ou não) na fonte consultada?
2ª Etapa: Detetives da pesquisa - checando informações
Conte aos alunos uma notícia curiosa e aparentemente real, por exemplo:
“Nova fruta descoberta na Amazônia faz as pessoas viverem até os 100 anos!”
Pergunte:
- Essa notícia parece verdadeira? Por quê?
- Como poderíamos descobrir se é verdade?
Apresente (de forma simplificada e visual) alguns sites que ajudam a verificar se algo é verdadeiro. Para isso, seguem abaixo algumas das principais agências de checagem do Brasil:
Em seguida, apresente à turma frases ou pequenas manchetes (algumas reais, outras inventadas). Para cada uma, peça que os alunos se levantem se acharem que é verdadeira, ou fiquem sentados se acharem que é falsa.
Depois de cada rodada, revele a resposta e explique por quê, mostrando a eles o que é importante checar quando utilizamos uma fonte de informação — usando elementos como:
- Tem autor?
- Tem data?
- Cita de onde veio a informação?
Na sequência, cada aluno (ou dupla, a seu critério) vai escolher um tema de interesse e produzir uma mini reportagem, com base em uma pesquisa confiável. Pode ser uma folha ilustrada, um cartaz ou um pequeno vídeo guiado pelo professor.
Exemplos de temas:
- Um animal de que gostam;
- Um esporte que praticam; e
- Um país que gostariam de conhecer.
Critérios:
- Indicar a fonte usada;
- Trazer ao menos uma imagem (desenhada ou impressa); e
- Explicar por que essa informação é confiável.
Finalize com uma exposição dos trabalhos, promovendo uma roda de conversa guiada pelas seguintes perguntas:
- O que você aprendeu sobre pesquisar na internet?
- Por que é importante verificar a informação antes de acreditar nela?
- Como podemos ajudar outras pessoas a não caírem em notícias falsas?
- “Pesquisar bem é como investigar um mistério: a gente precisa de pistas certas, fontes boas e atenção para não ser enganado!” Essa afirmação é verdadeira?
Bom trabalho!
Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Crédito da imagem: FangXiaNuo – Getty Images