Conteúdos
Este plano de aula aborda o estudo do método de organização financeira conhecido como 50, 30, 20, para o planejamento financeiro pessoal.
Objetivos
- Compreender o conceito e a importância do método 50-30-20 para o planejamento financeiro pessoal;
- Aplicar o método em um orçamento simulado, ajudando os alunos a entenderem como equilibrar suas finanças; e
- Desenvolver uma visão crítica sobre consumo, poupança e objetivos financeiros a curto e a longo prazo.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- Investimentos; e
- Organização financeira.
Palavras-chave:
Organização financeira. Matemática financeira. Investimentos.
Previsão para aplicação:
2 a 3 aulas (50 min/aula).
Proposta de trabalho:
Professor(a), para a aplicação deste plano de aula sugiro a seguinte distribuição de conteúdos:
- Comece a aula perguntando aos alunos como eles ou suas famílias administram seu dinheiro. Quais são as principais dificuldades que enfrentam ao tentar equilibrar receitas e despesas? Já ouviram falar sobre o método 50-30-20? Após o debate em sala de aula, anote as maiores dificuldades dos alunos na lousa.
- Para a etapa 1, explique o método 50-30-20 e trate da divisão dos gastos. Dê exemplos simples, para que os alunos entendam e relacionem com o seu dia a dia:
- 50% para necessidades: gastos essenciais, como moradia, alimentação, transporte e saúde.
- 30% para desejos: despesas não essenciais, como lazer, hobbies, viagens e compras.
- 20% para poupança e investimentos: destinar uma parte para segurança financeira no futuro, seja para poupança, investimentos ou pagamento de dívidas.
- Para a etapa 2, dê um exemplo prático aos alunos sobre como calcular os gastos do dia a dia e, em seguida, passe exercícios de fixação, de forma que eles testem os conhecimentos na prática.
Professor, é importante se atentar ao nível de conhecimento de seus alunos quanto à resolução de cálculos de porcentagem, pois o método utilizará este conhecimento matemático para a realização dos exercícios. Se necessário, retome o assunto antes de calcular os gastos do método 50-30-20.
1ª Etapa: O que é o método 50-30-20?
O método 50-30-20 de educação financeira é uma estratégia simples e eficaz de gestão do orçamento pessoal, que visa ajudar as pessoas a organizarem suas finanças, alcançando um equilíbrio saudável entre gastos, poupança e investimentos.
O princípio básico do método é dividir a renda mensal líquida (ou seja, o valor que você recebe depois de descontos com impostos e contribuições) em três categorias principais:
50% para necessidades
Esta categoria inclui todos os gastos essenciais e obrigatórios para o seu dia a dia. São despesas que você precisa pagar para sobreviver e manter sua qualidade de vida.
Exemplos:
- Moradia: aluguel, financiamento de imóvel, contas de água, luz e gás.
- Alimentação: supermercado e alimentação fora de casa (se for necessário).
- Transporte: gasolina, transporte público ou despesas com veículo (manutenção, seguro etc.).
- Saúde: medicamentos, planos de saúde e consultas médicas.
- Educação: mensalidades escolares ou universitárias.
- Outros custos essenciais: como seguros obrigatórios, dívidas essenciais etc.
Esses são os gastos que não podem ser evitados e são fundamentais para o seu bem-estar. Se esses gastos forem superiores a 50% da sua renda, isso indica que você pode estar vivendo acima de suas possibilidades e precisa ajustar esses custos.
30% para desejos
Esta parte do orçamento é destinada ao lazer e aos itens não essenciais, ou seja, tudo o que você quer, mas não precisa necessariamente para viver. São as despesas relacionadas ao prazer e ao entretenimento, como:
- Lazer e diversão: restaurantes, cinema, viagens, passeios e eventos culturais.
- Tecnologia: celulares, gadgets, aplicativos pagos, assinaturas de streaming (Netflix, Spotify).
- Moda e compras: roupas, acessórios e outros itens que não são necessários para o dia a dia.
- Hobbies: como esportes, hobbies e outras atividades que geram prazer, mas não são essenciais para a sobrevivência.
Esse valor representa uma forma de equilibrar o consumo e o prazer. A ideia é não sacrificar o lazer, mas garantir que ele não ultrapasse um terço da sua renda, o que ajudaria a manter suas finanças sob controle.
20% para poupança e investimentos
A última parte do método destina-se ao futuro financeiro. Isso inclui:
Poupança: colocar uma parte da sua renda em uma conta de poupança ou reserva de emergência.
Investimentos: destinar valores para investimentos que podem gerar rendimento no futuro, como ações, fundos de investimento, Tesouro Direto e imóveis, entre outros.
Quitação de dívidas: se você tem dívidas, esse percentual também pode ser utilizado para pagá-las mais rapidamente, ajudando a reduzir os juros e melhorar sua saúde financeira.
A poupança e os investimentos são essenciais para alcançar objetivos de longo prazo, como aposentadoria, compras maiores (como um imóvel) ou simplesmente garantir uma reserva financeira em caso de imprevistos.
2ª Etapa: Exemplos práticos e exercícios
Nesta etapa, mostre aos alunos exemplos de aplicação do método na prática:
Exemplo:
Imagine que você ganha R$ 3.000,00 por mês. Aplicando o método 50, 30, 20, você dividiria a renda da seguinte forma:
50% para necessidades (R$ 1.500,00):
- Aluguel: R$ 800,00
- Alimentação: R$ 400,00
- Transporte: R$ 200,00
- Saúde (plano de saúde, medicamentos etc.): R$ 100,00
30% para desejos (R$ 900,00):
- Lazer (cinema, restaurantes, passeios etc.): R$ 400,00
- Compras pessoais (roupas, eletrônicos etc.): R$ 200,00
- Assinaturas (Netflix, Spotify etc.): R$ 100,00
- Viagens ou hobbies: R$ 200,00
20% para poupança/investimentos (R$ 600,00):
- Poupança ou fundo de emergência: R$ 300,00
- Investimentos (ações, tesouro direto etc.): R$ 300,00
Exercícios
1) João recebe R$ 2.500,00 por mês de salário líquido. Com base no método 50-30-20, ajude João a dividir sua renda entre necessidades, desejos e poupança.
a) Qual o valor que João deve destinar para necessidades?
b) Qual o valor que João deve destinar para desejos?
c) Qual o valor que João deve destinar para poupança e investimentos?
2) Mariana recebe R$ 4.000,00 por mês. Ela tem os seguintes gastos fixos mensais:
- Aluguel: R$ 1.200,00
- Alimentação: R$ 600,00
- Transporte: R$ 300,00
- Saúde (plano de saúde e medicamentos): R$ 200,00
- Outros (energia, água, internet): R$ 150,00
Com base no método 50, 30, 20, responda:
a) Qual o valor total das necessidades de Mariana?
b) Mariana está dentro do limite de 50% da sua renda para necessidades? Caso não, quanto ela precisa ajustar?
3) Carlos tem uma renda líquida de R$ 3.200,00 por mês. Ele gasta a maior parte do seu dinheiro com as seguintes categorias:
Necessidades:
- Aluguel: R$ 1.000,00
- Alimentação: R$ 600,00
- Transporte: R$ 400,00
- Saúde: R$ 200,00
Desejos:
- Lazer e entretenimento: R$ 400,00
- Compras pessoais: R$ 300,00
Poupança e investimentos: R$ 100,00
Com base no método 50-30-20:
a) Qual é o valor total que Carlos deveria gastar com necessidades, desejos e poupança/investimentos?
b) Carlos está dentro dos limites do método? Se não, em que ponto ele precisa ajustar seus gastos?
4) Ana recebe R$ 5.000,00 líquidos por mês. Ela gostaria de seguir o método 50-30-20 para organizar suas finanças.
a) Qual será o valor que Ana deve gastar com necessidades, desejos e poupança/investimentos?
b) Se ela já tem R$ 2.200,00 em necessidades e R$ 600,00 em desejos, quanto ela deve ajustar nas suas despesas para atingir os valores recomendados?
Para a finalização desta aula, converse com os alunos sobre a importância de ter uma vida financeira organizada. Conversem sobre ter consciência das escolhas financeiras que fazemos no cotidiano, com uma visão mais clara de como equilibrar as finanças pessoais, tomando decisões mais assertivas e planejadas. A prática desse método pode ser um ponto de partida para o desenvolvimento de hábitos financeiros saudáveis, promovendo uma maior qualidade de vida e estabilidade financeira no futuro.
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Plano de aula elaborado pela Professora Gabriela Ribeiro do Prado.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Crédito da imagem: sorbetto – Getty Images