Conteúdos

Este plano de aula aborda a importância dos seres vivos fotossintetizantes – como as algas, arbustos e árvores – para todos os seres vivos, além de tratar das partes que compõem os vegetais, bem como da fotossíntese.

Objetivos

  • Apresentar e conceituar fotossíntese e seres fotossintetizantes.
  • Conhecer e identificar as partes que compõem as plantas.
  • Diferenciar algas de plantas.
  • Demonstrar a importância dos seres fotossintetizantes como base nas cadeias e teias alimentares.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Fotossíntese
  • Seres autótrofos e heterótrofos
  • Tipos de plantas
  • Anatomia das plantas

Palavras-chave:

Fotossíntese. Seres autótrofos e heterótrofos.

Previsão para aplicação:

      4 a 5 aulas (50 min/aula).

Professor(a), para a aplicação deste plano sugiro a seguinte distribuição dos conteúdos:

As etapas podem ser distribuídas ao longo da semana ou do mês, de acordo com a sua preferência e com o desenvolvimento da turma.

Para a etapa 1, sugiro um questionamento inicial aos alunos sobre o que são plantas, se todas são iguais, e quais as partes que as compõem. Você pode fazer esse debate inicial em sala de aula e depois convidar os alunos para irem até um jardim ou parque onde tenha pelo menos um tipo de árvore para observarem. Como atividade, você pode solicitar que os alunos desenhem as plantas observadas. E, se possível, peça que eles diferenciem os tipos de plantas, como as gramíneas, arbustos e as árvores.

Já em um segundo momento ou em outro dia de aula, diga aos alunos que irão aprender sobre as partes que compõem as plantas. Assista com eles ao vídeo 1, sugerido anteriormente neste plano, e, como projeto, vocês podem plantar uma sementinha – de girassol, de feijão etc. – para, juntos, observarem o crescimento e desenvolvimento da planta.

Essa atividade pode ser aprofundada trazendo para a sala de aula questionamentos sobre o que uma planta precisa para crescer e se desenvolver, abordando a qualidade do solo, a necessidade da água e da luz do Sol. Lembre-se de registrar cada etapa do projeto e de compartilhar com toda a comunidade escolar.

A etapa 2 é sobre as algas, com o objetivo de diferenciá-las das plantas e destacar sua importância para o ambiente, para a alimentação e para a indústria farmacêutica. Então, questione aos alunos: “Para que servem as algas?” “Quem se alimenta de algas?” “Alguém sabe por qual razão elas são importantes para a natureza e para nós?”; o assunto sobre a fotossíntese será mais bem abordado em outra etapa, mas nada impede de você já mencionar a importância das algas na produção de oxigênio nesta etapa.

Você, professor(a), pode preparar uma apresentação de slides com bastante fotos de algas ou, se possível, levar algumas algas para os alunos conhecerem, tanto vivas como desidratadas – utilizadas na culinária japonesa.

Esta é uma etapa de exploração; quanto mais exemplares ou imagens de algas, melhor. Se for possível montar um aquário para observação de algas por algumas semanas, pode ser muito interessante para os alunos.

As etapas 3 e 4 podem ser trabalhadas juntas. Neste momento, certamente você ou algum aluno já comentou que as algas e plantas produzem oxigênio ou seu próprio alimento.

Utilize o vídeo 2, indicado anteriormente neste plano, para aprofundar o processo da fotossíntese. Como forma de sistematização, você pode pedir aos alunos que escrevam brevemente o que compreenderam sobre esse processo e, inclusive, montar um texto coletivo sobre o assunto, com todas as anotações dos alunos.

Após esse momento, questione aos alunos se nós também realizamos fotossíntese e, a partir da resposta deles, diferencie seres vivos autótrofos de heterótrofos.

Você, professor(a), pode utilizar esse momento para abordar as relações alimentares entre os seres vivos, apresentando as cadeias e teias alimentares, dando destaque para a importância dos seres vivos autótrofos como base em todas as cadeias e teias alimentares, e de como todos os seres vivos – inclusive nós, humanos – dependem deles para sobreviver, tanto como alimento e também por conta do oxigênio que produzem.

Se achar interessante, para finalizar este plano, aborde questões como a preservação da natureza, o prejuízo do desmatamento e das queimadas, e como tudo isso tem afetado o clima em nosso planeta. Para os alunos de 5º ano, é possível trazer tópicos como o preço do azeite e a sua relação com a mudança climática.

Bom trabalho!

1ª Etapa: O que são plantas?

Plantas são um grande conjunto de seres vivos, com muitas características em comum, tais como: suas células eucariontes possuem cloroplastos, parede celular, vacúolo, entre outras organelas que as diferenciam das células de outros seres vivos; são pluricelulares, autótrofos e fotossintéticos.

As plantas podem ser classificadas de acordo com a presença ou ausência de algumas características, tais como: a necessidade da água para reprodução, vasos condutores de seiva, formar sementes, flores e frutos.

As plantas também podem ser classificadas em gramíneas, arbustos e árvores, por exemplo, de acordo com o seu tamanho, formação e tipo de seus galhos.

2ª Etapa: Algas também são plantas?

As algas são muito facilmente confundidas com as plantas, mas vale lembrar que estas não pertencem ao reino dos vegetais, mas sim dos protistas.

Essa classificação se dá devido às suas características, como não possuir tecidos verdadeiros – como, por exemplo, raiz, caule e folhas.

Entretanto, as algas são de grande importância para todos os seres vivos e o ambiente, pois, assim como as plantas, são seres autótrofos fotossintetizantes e disponibilizam grande quantidade de oxigênio.

As algas também possuem muita importância econômica na produção de fármacos, cosméticos e alimentos.

3ª Etapa: Fotossíntese

A fotossíntese é um processo realizado por algas, plantas e algumas bactérias para produção de seu próprio alimento, geralmente na forma de glicose, que funciona como fonte de energia para seu crescimento, desenvolvimento e sobrevivência.

Esse processo ocorre nos cloroplastos – organela celular desses seres vivos –, na presença de clorofila, luz solar, água e gás carbônico.

E, após algumas etapas, são produzidas moléculas de glicose, consumidas ou armazenadas pelos seres fotossintetizantes, e oxigênio, que é liberado na água ou atmosfera e utilizado por todos os seres vivos no processo de respiração.

4ª Etapa: Seres autótrofos e heterótrofos

De acordo com sua forma de obtenção de alimento/energia, os seres vivos podem ser classificados em autótrofos ou heterótrofos.

Os seres fotossintetizantes ou quimiossintetizantes são autótrofos, pois produzem seu próprio alimento. Já os seres que não são capazes de produzir seu próprio alimento, como algumas bactérias, protozoários, fungos e os animais, são chamados de heterótrofos, pois precisam se alimentar para conseguir energia para sua sobrevivência.

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Acesso em: 20 de dezembro de 2023.

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Acesso em: 20 dezembro de 2023.

Acesso em: 20 de dezembro de 2023.

Acesso em: 20 de dezembro de 2023.

Sugestões de vídeos:

1) As partes das plantas para crianças I Ciências para crianças

Acesso em: 20 de dezembro de 2023.

2) A fotossíntese das plantas para crianças I Ciências para crianças

Acesso em: 20 de dezembro de 2023.

Plano de aula elaborado pela prof.ª dr.ª Nathalie Lousan.

Coordenação pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: Eoneren – Getty Images

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