Conteúdos

Este plano de aula aborda a importância dos fatores abióticos para a vida e os seres vivos, definindo o conceito de abiótico, citando exemplos desses fatores e de como cada um deles contribui com a vida e com os seres vivos. O conceito será abordado utilizando como contexto os ecossistemas.

Objetivos

  • Apresentar e conceituar fatores abióticos a partir da compreensão de ecossistemas.
  • Exemplificar fatores abióticos e demonstrar sua importância para os seres vivos.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Ecossistemas;
  • Fatores abióticos;
  • Água;
  • Solo;
  • Ar;
  • Clima; e
  • Sol.

Palavras-chave:

Seres vivos. Ecossistemas. Fatores abióticos.

Previsão para aplicação:

      2 a 3 aulas (50 min/aula).

Professor(a), para a aplicação deste plano de aula, sugiro a seguinte distribuição dos conteúdos:

As etapas podem ser todas aplicadas em um único dia de aula ou distribuídas ao longo da semana de acordo com a sua preferência e com o desenvolvimento da turma.

Para as etapas 1 e 2, sugiro um questionamento inicial aos alunos sobre o que são seres vivos e o que eles precisam para sobreviver, conduzindo o pensamento dos alunos para o tema da aula.

Se a escola tiver um aquário, uma árvore ou um jardim, é possível levar os alunos até esse local para observação e condução dos questionamentos. Em seguida, assistam ao vídeo sugerido anteriormente nesse plano de aula e siga as instruções das atividades propostas disponibilizadas na etapa 4.

A etapa 3 é um aprofundamento dos conceitos abordados nas etapas 1 e 2. Para tanto, foi sugerido um projeto que está detalhado na etapa 4 deste plano de aula.

Bom trabalho!

1ª Etapa: Ecossistemas

Podemos chamar de ecossistema um determinado local ou região do nosso planeta, como por exemplo um lago, que possui uma variedade de diferentes populações de seres vivos que interagem entre si e com o ambiente.

Esse ambiente também possui determinadas características que permitem o equilíbrio e a sobrevivência do ecossistema e de todos os seres vivos que ali habitam, como a quantidade e qualidade da água, a qualidade do ar, a disponibilidade de nutrientes do solo, a incidência de luz e raios solares e o clima.

2ª Etapa: Fatores bióticos e abióticos

Como foi observado na etapa anterior, os ecossistemas são formados por diferentes seres vivos e por fatores ambientais que interagem entre si e mantêm o equilíbrio da natureza.

As diferentes populações de seres vivos dos ecossistemas são chamadas de fatores bióticos, ou biocenose. Tais populações podem ser formadas por microrganismos, plantas e animais.

Já as características físicas do ambiente, como água, ar, raios solares, solo e clima, são chamados de fatores abióticos ou biótopo.

3ª Etapa: Os principais fatores abióticos e sua importância para os seres vivos

Os principais fatores abióticos encontrados nos ecossistemas são a água, o ar, o solo, o clima e os raios solares. Esses fatores são essenciais para a manutenção da vida dos seres vivos e para o equilíbrio da natureza. Isso porque somos completamente dependentes desses fatores, como a água; o ar – que possui o oxigênio que respiramos –; o solo, com seus nutrientes; os raios solares e o clima.

4ª Etapa: Atividades

Professor(a), como atividades sugiro:

Etapa 1: Assistir junto com os alunos ao vídeo sugerido, até o tempo de 1’55”. Em seguida, realize um pequeno debate sobre a compreensão do conceito de ecossistemas.

Após o debate, peça para os alunos desenharem um ecossistema e, enquanto realizam tal atividade, caminhe entre eles e observe se há mais de um tipo de ser vivo, se há plantas, e se incluíram no desenho os fatores abióticos – será importante para a continuidade à atividade em um outro momento/aula.

Etapa 2: Retome os conceitos de fatores bióticos e abióticos – também abordados no vídeo – e, se necessário, escreva-os na lousa solicitando que os alunos anotem. Em seguida, peça para os estudantes pegarem o desenho feito na etapa anterior e, dessa vez, solicite que eles circulem com um lápis todos os fatores abióticos do desenho.

Pode parecer uma atividade simples, mas os ajudará na compreensão e fixação do conteúdo. Se achar melhor, faça a atividade de forma coletiva, dizendo: “Quem colocou um Sol no desenho? Ele é um fator biótico ou abiótico? Então nós circulamos o Sol?”, e assim por diante.

Etapa 3: Nesta etapa, você pode aprofundar a importância dos fatores abióticos para os seres vivos por meio de uma atividade – que pode ser desenvolvida na forma de projeto – disponibilizada no  terceiro link mencionado anteriormente neste plano de aula. Lembre-se de registrar cada uma das etapas do projeto e expor os resultados para toda a comunidade escolar.

Materiais Relacionados

Acesso em: 18 de dezembro de 2023.

Acesso em: 18 de dezembro de 2023.

Acesso em: 18 de dezembro de 2023.

Sugestão de vídeo:

Acesso em: 18 de dezembro de 2023.

Plano de aula elaborado pela prof.ª dr.ª Nathalie Lousan.

Coordenação Pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: Wirestock – Freepik.com

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.