Conteúdos

Economia do petróleo e 11 de setembro

Objetivos

Compreender algumas críticas feitas ao governo dos EUA no tocante aos interesses econômicos e sua intervenção no Oriente Médio.

Explorar aspectos econômicos que se relacionam com os ataques do 11 de setembro, essencialmente no tocante ao mercado petrolífero.

Contextualizar a importância dos países do Oriente Médio no mercado internacional da indústria do petróleo.

1ª Etapa: Desfecho e opiniões

Como finalização, proponha a comparação de diversos sites e opiniões acerca dos rumos da economia do petróleo a partir do 11 de setembro. Para isso, você poderá distribuir para os alunos cópias das notícias abaixo ou solicitar que entrem nos sites e pesquisem os links. O trabalho final poderá ser um comentário/ensaio, individual ou em grupo, com a opinião acerca do tema o futuro do petróleo pós 11 de setembro. Os critérios de correção sugeridos seriam (1) clareza da posição do(s) autor(es), (2) relevância das informações trazidas e (3) capacidade analítica do cenário internacional. Sugira os links 9 a 14 como fontes para este trabalho. Roteiro pedagógico: Prof. Ricardo Alves Barreira Lourenço

2ª Etapa: Início de conversa

A partir dos atentados do 11 de setembro e das guerras desencadeadas como forma de retaliação e resposta, diversas foram as críticas relativas aos interesses econômicos existentes na indústria do petróleo do Oriente Médio. Uma perspectiva importante deste cenário é, portanto, compreender esta parte da geopolítica e suas diversas relações complexas. Trata-se de um tema que pode realizar uma ótima retomada de diversos aspectos das ciências humanas.

Com a finalidade de explorar com bom grau de detalhe a questão, propomos um conjunto de atividades a serem realizadas com os estudantes. É importante que o professor selecione o número de aulas e tempo que pretende dispor com cada etapa, realizando cortes ou fazendo adaptações, a partir da profundidade que pretende dar ao assunto.

3ª Etapa: Importância do petróleo

Explique aos alunos a importância do mercado do petróleo e de suas diversas utilizações. Para isso, exponha, com auxílio das informações do link 1, alguns dos subprodutos do petróleo. Mostre para os alunos como isso afeta a vida deles. Você pode enriquecer a aula com o vídeo disponível no link 2.

Para um aprofundamento da importância do petróleo no Brasil, você poderá trabalhar com informações do Ministério das Minas e Energia (ver sugestões de leituras). Embora não seja exatamente o tema do presente plano de aula, pode ser interessante trazer informações para complementar o assunto em âmbito nacional.

Esta breve etapa pode ser concluída com a seguinte questão, a ser respondida pelos alunos: Por que razão o preço do petróleo afeta a economia? Ao responder, utilize ao menos um exemplo de uma área afetada em decorrência do produto derivado do petróleo que é utilizado.

4ª Etapa: Cenário internacional do petróleo

Comece a falar das etapas de extração e refino de petróleo, incluindo aí a importância das jazidas do petróleo, sua exploração e sua relevância econômica. Projete os gráficos disponíveis nos links 3 e 4, explorando o mercado consumidor e produtor de petróleo e enfatizando o papel dos EUA como grande consumidor e o Oriente Médio como o grande produtor/extrator de petróleo. Trabalhe então o conceito de distribuição de petróleo e gás, explicando o que são gasodutos e oleodutos. Projete os mapas disponíveis nos links 5 e 6, identificando fronteiras, escoamento por mar e terra. Finalize enfatizando a importância econômica de manutenção de relações cordiais e de paz no Oriente Médio.

5ª Etapa: ANP e OPEP

Em vista da importância estratégica do setor, informe aos alunos o papel de duas organizações essenciais para a compreensão do tema. Inicie pelo Brasil, trabalhando a função da Agência Nacional do Petróleo e suas pesquisas acerca do setor. Explore com os alunos os gráficos e tabelas presentes no link 8. Para isso, você poderá preparar uma sequência para apresentá-los ou reunir a turma em computadores (a depender das possibilidades da sua escola) para que explorem livremente. Posteriormente, exponha a importância da OPEP e seu contexto de surgimento, passando pelas crises do petróleo que foram desencadeadas pelas majorações do preço do barril. Sugere-se a menção à crise de 1973 e 1974, fato histórico decorrente da batalha de Yom Kippur.

6ª Etapa: Jornal do Petróleo

Para esta atividade, separe a turma em trios ou quartetos. Cada grupo deverá pesquisar e trazer uma notícia (da internet, jornal ou revista) relacionada a um dos países abaixo, sobre questões relacionadas à economia do petróleo. O grupo deverá selecionar a notícia e, a partir dela, fazer um breve comentário acerca da participação geopolítica do país no mercado internacional petrolífero. Países: China, Venezuela, Estados Unidos (2 grupos), Brasil (consumo), Brasil (pré-sal), Emirados Árabes, Arábia Saudita, Irã, Canadá e Rússia. Os alunos poderão expor rapidamente suas notícias (2 a 3 minutos cada grupo) e disponibilizá-las (em um blog da sala, um site na internet ou impressas em mural) para consulta futura.

Materiais Relacionados

– Consulte o site indicado para verificar os produtos e subprodutos do petróleo:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/refino-de-petroleo2.htm

– Assista ao vídeo relacionado:
http://videos.hsw.uol.com.br/refino-de-petroleo-video.htm

– Compare os gráficos disponíveis nos links:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1930_oilg/index.shtml

http://www.estadao.com.br/especiais/preco-do-petroleo-em-alta.5396.htm

– Compreenda os mapas:
http://www.consumerenergyreport.com/wp-content/uploads/2010/10/oil-pipelines-middle-east.jpg

http://www.theodora.com/pipelines/middle_east_oil_gas_products_pipelines_map.html#map (em inglês)

– Veja previamente o vídeo:
http://pt.euronews.net/2011/03/08/petroleo-desce-com-medidas-da-opep/

– Explore os dados estatísticos presentes em
http://www.anp.gov.br/?pg=57227&m=&t1=&t2=&t3=&t4=&ar=&ps=&cachebust=1311693289416#Se__o_1

– Conheça também os sites abaixo, que poderão ser fontes de pesquisa para seus alunos.
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/918786-obama-diz-que-membros-da-al-qaeda-devem-tomar-cuidado.shtml

http://economia.estadao.com.br/noticias/not_65084.htm
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100713/not_imp580417,0.php

http://www.wwiuma.org.br/energia_11set.htm

http://www.historiazine.com/2010/09/ecos-de-11-de-setembro.html

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,bush-vai-pressionar-rei-saudita-sobre-preco-do-petroleo-e-ira,173710,0.htm

Indicações de leitura e vídeos:

– Para pesquisas acerca das matrizes energéticas no Brasil, consultar a pesquisa de publicações de Boletins Energéticos Nacionais do Ministério das Minas e Energia em http://www.mme.gov.br/portalmme/opencms/mme/menu/todas_publicacoes.html

– Sobre a geopolítica do petróleo, um site bastante completo é http://geopoliticadopetroleo.wordpress.com/

– Sobre as questões acerca da política energética dos EUA relacionada ao petróleo e à Guerra do Iraque, veja http://www.clickideia.com.br/cgi-local/lib-site/conteudo/mostra_conteudo.pl?nivel=m&disc=&codpag=NOT0304070301

– Artigo bastante completo sobre a geopolítica dos EUA no Oriente Médio pode ser lido em: http://www.espacoacademico.com.br/090/90bandeira.htm

– Sobre a OPEP leia http://www.infoescola.com/geografia/opep-organizacao-dos-paises-exportadores-de-petroleo/

– Sobre a ANP, pesquise sua função, estrutura etc. em http://www.anp.gov.br/?id=262

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.