Conteúdos
Cultura regional brasileira.
Objetivos
• Reconhecer a festa junina como uma marca da cultura brasileira.
• Conhecer as características das festas juninas realizadas nas regiões do Brasil.
• Escrever, de acordo com sua hipótese de escrita, listas de palavras refletindo sobre o sistema de escrita.
1ª Etapa: Início de conversa
Que criança não se encanta com uma boa e tradicional Festa Junina? No mês de Junho as escolas ficam enfeitadas com bandeirinhas, ensaiam as famosas quadrilhas com os alunos, ensinam aos curiosos novas e velhas brincadeiras, preparam comidas típicas como pipoca, doces de milho, cachorro quente e pinhão. Contudo, muitas vezes, os alunos desconhecem a origem dessa festa da tradição brasileira e sua importância para o nosso país. Dessa forma, a escola, como promotora desse evento e espaço destinado ao saber, pode e deve ir além apresentando aos alunos o histórico desse evento nas regiões do Brasil, bem como o valorizando como marca da cultura brasileira.
2ª Etapa: Conversando sobre o assunto
• Comece a aula organizando os alunos em duplas. Para os agrupamentos é importante que o professor conheça as hipóteses de escrita de seus alunos. Para saber mais sobre hipóteses de escrita, consulte o texto disponível no “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Com os alunos agrupados de acordo com hipóteses de escrita próximas, proponha a eles que escrevam espontaneamente uma lista com 6 coisas que podemos encontrar em uma tradicional festa junina.
• Durante o momento de escrita o professor poderá circular pelas duplas e ajudar os alunos. Uma boa intervenção, em caso de escrita espontânea, é auxiliar os alunos que ainda não escrevem alfabeticamente a recorrerem a palavras conhecidas como nomes dos alunos da sala e/ou palavras de seu cotidiano.
• Após a proposta inicial, peça ajuda dos alunos para montar um quadro com os principais itens de uma festa junina (comidas típicas, brincadeiras, tradições). O quadro deverá ser preenchido com os itens escritos pelos alunos em suas listas.
• Posteriormente, converse com o grupo sobre o que sabem sobre as festas juninas, o que mais gostam e sobre a importância delas para o povo brasileiro.
3ª Etapa: A história da festa Junina brasileira
• Compartilhe com os alunos livros ou textos retirados da internet sobre o assunto, algumas indicações estão disponíveis no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”.
• Depois da conversa sobre o tema e das leituras feitas em voz alta por você, divida os alunos em cinco grupos e sorteie uma região do Brasil para cada um. Solicite aos grupos que produzam um cartaz contendo as características da festa junina da região atribuída ao grupo, eles poderão utilizar escrita e desenhos nesta proposta. Para a produção do cartaz deixe que os grupos utilizem ferramentas de pesquisa como internet e livros da biblioteca livremente. Durante a proposta dê autonomia aos alunos e informe que eles deverão pedir ajuda para a professora de informática e para a bibliotecária da escola. No momento em que estiverem produzindo o cartaz circule pelos grupos e auxilie-os se necessário.
• Com os cartazes prontos, separe um momento da rotina para a apresentação dos grupos. Eles deverão contar o que aprenderam em suas pesquisas e mostrar para os outros grupos o cartaz confeccionado. O professor, neste momento, poderá intervir na apresentação, caso ache necessário, para complementar ou corrigir alguma informação dada pelos alunos.
4ª Etapa: E a festa vai começar...
• Para finalizar o trabalho com o tema festas juninas brasileiras, proponha aos alunos montarem uma festa junina de brincadeira na sala de aula. Releia para eles o quadro produzido anteriormente para pensarem o que poderá ter na festa junina do grupo. Escolha coletivamente entre as opções escritas por eles, duas barracas de comida salgada, duas de doce, uma de bebidas, duas de brincadeira e um caixa. As quantidades poderão ser diferentes dependendo do número de alunos que tenha na sala.
• Sorteie os alunos para as barracas escolhidas (que serão montadas com as próprias carteiras, enfeitadas), pois eles trabalharão de brincadeira no dia da festa, cada um naquela para a qual foi sorteado. Garanta que cada barraquinha tenha pelo menos dois alunos para que estes possam se revezar e brincar das duas formas, dentro e fora da barraca.
• Envie um bilhete aos pais solicitando que os alunos venham vestidos a caráter no dia escolhido para a festa e, se possível, tragam um dos itens que precisarão para a brincadeira (comidas, sucos, refrigerantes e doces).
• Para complementar a brincadeira construa com os alunos as bandeirinhas para enfeitar a sala, cartazes para identificar as barracas, fichas para trocarem pelo dinheiro e dinheirinho de papel sulfite.
• No dia da festa enfeite a sala com as bandeirinhas, monte as barracas com as mesas e cadeiras da sala e coloque um CD com músicas juninas para tocar. Depois é só acompanhar a brincadeira com os alunos e se divertir.
Materiais Relacionados
1. Para saber mais sobre a festa junina brasileira e de outros países
2. Para organizar uma festa junina com os alunos
3. Para saber mais sobre a história e tradição das festas juninas
4. Para saber mais sobre as hipóteses de escrita das crianças acesse a matéria produzida pela revista Nova Escola
5. Para ler com os alunos selecione alguns bons livros sobre o tema, nos links abaixo você encontrará alguns títulos:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=5000051&sid=186244214141127786965471974
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=3067756&sid=186244214141127786965471974