Conteúdos

Cultura regional brasileira.

Objetivos

Reconhecer a festa junina como uma marca da cultura brasileira.

Conhecer as características das festas juninas realizadas nas regiões do Brasil.
 
Escrever, de acordo com sua hipótese de escrita, listas de palavras refletindo sobre o sistema de escrita. 
 

1ª Etapa: Início de conversa

Que criança não se encanta com uma boa e tradicional Festa Junina? No mês de Junho as escolas ficam enfeitadas com bandeirinhas, ensaiam as famosas quadrilhas com os alunos, ensinam aos curiosos novas e velhas brincadeiras, preparam comidas típicas como pipoca, doces de milho, cachorro quente e pinhão. Contudo, muitas vezes, os alunos desconhecem a origem dessa festa da tradição brasileira e sua importância para o nosso país. Dessa forma, a escola, como promotora desse evento  e espaço destinado ao saber, pode e deve ir além apresentando aos alunos o histórico desse evento nas regiões do Brasil, bem como o valorizando como marca da cultura brasileira. 

2ª Etapa: Conversando sobre o assunto

Comece a aula organizando os alunos em duplas. Para os agrupamentos é importante que o professor conheça as hipóteses de escrita de seus alunos. Para saber mais sobre hipóteses de escrita, consulte o texto disponível no “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Com os alunos agrupados de acordo com hipóteses de escrita próximas, proponha a eles que escrevam espontaneamente uma lista com 6 coisas que podemos encontrar em uma tradicional festa junina.

Durante o momento de escrita o professor poderá circular pelas duplas e ajudar os alunos. Uma boa intervenção, em caso de escrita espontânea, é auxiliar os alunos que ainda não escrevem alfabeticamente a recorrerem a palavras conhecidas como nomes dos alunos da sala e/ou palavras de seu cotidiano.

Após a proposta inicial, peça ajuda dos alunos para montar um quadro com os principais itens de uma festa junina (comidas típicas, brincadeiras, tradições). O quadro deverá ser preenchido com os itens escritos pelos alunos em suas listas. 

Posteriormente, converse com o grupo sobre o que sabem sobre as festas juninas, o que mais gostam e sobre a importância delas para o povo brasileiro. 

 

3ª Etapa: A história da festa Junina brasileira

Compartilhe com os alunos livros ou textos retirados da internet sobre o assunto, algumas indicações estão disponíveis no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”.

Depois da conversa sobre o tema e das leituras feitas em voz alta por você, divida os alunos em cinco grupos e sorteie uma região do Brasil para cada um. Solicite aos grupos que produzam um cartaz contendo as características da festa junina da região atribuída ao grupo, eles poderão utilizar escrita e desenhos nesta proposta. Para a produção do cartaz deixe que os grupos utilizem ferramentas de pesquisa como internet e livros da biblioteca livremente. Durante a proposta dê autonomia aos alunos e informe que eles deverão pedir ajuda para a professora de informática e para a bibliotecária da escola. No momento em que estiverem produzindo o cartaz circule pelos grupos e auxilie-os se necessário.

Com os cartazes prontos, separe um momento da rotina para a apresentação dos grupos. Eles deverão contar o que aprenderam em suas pesquisas e mostrar para os outros grupos o cartaz confeccionado. O professor, neste momento, poderá intervir na apresentação, caso ache necessário, para complementar ou corrigir alguma informação dada pelos alunos.

 

 

4ª Etapa: E a festa vai começar...

Para finalizar o trabalho com o tema festas juninas brasileiras, proponha aos alunos montarem uma festa junina de brincadeira na sala de aula. Releia para eles o quadro produzido anteriormente para pensarem o que poderá ter na festa junina do grupo. Escolha coletivamente entre as opções escritas por eles, duas barracas de comida salgada, duas de doce, uma de bebidas, duas de brincadeira e um caixa. As quantidades poderão ser diferentes dependendo do número de alunos que tenha na sala.

Sorteie os alunos para as barracas escolhidas (que serão montadas com as próprias carteiras, enfeitadas), pois eles trabalharão de brincadeira no dia da festa, cada um naquela para a qual foi sorteado. Garanta que cada barraquinha tenha pelo menos dois alunos para que estes possam se revezar e brincar das duas formas, dentro e fora da barraca.

Envie um bilhete aos pais solicitando que os alunos venham vestidos a caráter no dia escolhido para a festa e, se possível, tragam um dos itens que precisarão para a brincadeira (comidas, sucos, refrigerantes e doces).

Para complementar a brincadeira construa com os alunos as bandeirinhas para enfeitar a sala, cartazes para identificar as barracas, fichas para trocarem pelo dinheiro e dinheirinho de papel sulfite.

No dia da festa enfeite a sala com as bandeirinhas, monte as barracas com as mesas e cadeiras da sala e coloque um CD com músicas juninas para tocar. Depois é só acompanhar a brincadeira com os alunos e se divertir.

 

Materiais Relacionados

1. Para saber mais sobre a festa junina brasileira e de outros países
2. Para organizar uma festa junina com os alunos
3. Para saber mais sobre a história e tradição das festas juninas
4. Para saber mais sobre as hipóteses de escrita das crianças acesse a matéria produzida pela revista Nova Escola
5. Para ler com os alunos selecione alguns bons livros sobre o tema, nos links abaixo você encontrará alguns títulos:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=5000051&sid=186244214141127786965471974
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=3067756&sid=186244214141127786965471974

 

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.