Conteúdos
• Sociologia
• Filosofia
• História
Objetivos
• Discutir a questão racial e as medidas para combater a discriminação
• Reconhecer passagens da história da América do Norte
• Desenvolver o senso crítico a partir da cultura produzida em determinada época
• Estimular a pesquisa e a exposição da cultura.
1ª Etapa: Apresentação e exibição do filme
Conhecer a violência decorrente do preconceito racial, mesmo numa outra sociedade, possibilita trazer a história da luta contra o racismo e colocar em pauta uma questão que toca o nosso país.
Antes de iniciar o filme, peça aos alunos uma breve pesquisa, a título de lição-de-casa, sobre o movimento dos direitos civis nos Estados Unidos da América, durante os anos 60 e 70.
Também é importante que conheçam o conceito de ações afirmativas. Aborde o conceito apontando que, por vezes, a sociedade precisa de leis que mudem e mesmo forcem mudanças sociais. Esta questão será orientadora do trabalho a ser desenvolvido ao final deste roteiro, assim, vale retomá-la a o longo do trabalho.
2ª Etapa: Discussão em detalhes
Sugerimos que o filme seja visto de uma só vez, em grupo, sem interrupções. Por se tratar de um filme de modelo Hollywoodiano, o tempo e a sequência garantem as emoções e os estímulos. Os momentos mais marcantes deverão ser retomados posteriormente. Você poderá escolher quais questões mais se adaptam ao grupo e/ou se articulam ao currículo
Peça, então, a seus alunos, para fazerem o rascunho de uma resenha crítica, isso é, uma breve narrativa do enredo pontuada por questões de discussão e posicionamentos. Peça também que os alunos selecionem um dos personagens para analisar com mais cuidado.
3ª Etapa: Um pouco sobre a cultura negra norte-americana – As músicas do filme e sua relação com o enredo e com o contexto.
A trilha sonora do filme é um caminho muito interessante para conhecer mais do desenvolvimento da música norte-americana e de sua relação com a sociedade. Marvin Gaye, the Temptations, Buddy Miles, Bobby “Blue” Bland – artistas que, de diferentes formas, são representativos de movimentos civis e de mudanças de perspectivas.
A música Ain’t no Mountain High enough, pode ser usada para esta reflexão. A compreensão da importância desta música na trama pode ser um ponto de análise. Vale conversar sobre as cenas em que os jovens do filme cantam elas um para os outros.
Outra possibilidade interessante é buscar músicas, grupos e gêneros musicais representativos da música negra das décadas de 60 e 70 nos EUA. Para tanto, os alunos podem fazer uma pesquisa prévia sobre músicas e conjuntos e apresenta-los para os colegas. Organizados em grupos devem trazer o contexto em que foram lançadas, como foram usadas e influenciaram outros grupos Neste sentido, o surgimento do Blues, do Soul e do R&B podem ser boas dicas para se iniciar este trabalho.
4ª Etapa: Uma cena, um momento da história americana.
Na cena do treinamento em que o Técnico Boone leva seus alunos para correrem nos campos da Pensilvânia (aprox. 30 min.), o grupo chega ao local da guerra de Gettysburg (link 2). Esta localidade é conhecida como o momento de virada da Guerra Civil Americana, entre os estados do sul e do norte, marcados pela diferença de posicionamento acerca do escravismo. Tal diferença ainda permeia a sociedade americana, já que a discriminação racial nos estados do norte é menor do que a dos estados do sul dos Estados Unidos.
Uma pesquisa sobre a posição dos dois lados do conflito e a comparação com o processo de abolição da escravatura no Brasil pode ser interessante. Vale construir uma breve linha do tempo sobre o conflito e suas influências no mundo. Os alunos poderão utilizar as informações sugeridas nos link 4 e 5.
5ª Etapa: A questão racial – uma publicação interna
O posicionamento sobre a questão racial parece importante para que os alunos se reconheçam como atuantes nas questões sociais que os cercam. Por isso, este trabalho parece ser interessante para que eles mesmos conheçam a sua possibilidade de ação.
Para tanto, peça aos alunos que busquem com seus familiares uma história ou narrativa que contenha um traço de discriminação racial real. Pode ser uma história de família, uma experiência pessoal ou até mesmo a narrativa de um amigo que já tenha sofrido ou até mesmo perpetrado a discriminação. Mantenha os alunos seguros, colocando ressalvas de omissão de nomes, se necessário for.
Em seguida, peça aos alunos para que, em duplas, busquem uma solução pública e política para uma das questões apresentadas (os alunos devem escolher aquela que lhes pareceu mais interessante). O que poderia ter sido feito, como? Qual o papel do governo em situações como as que foram narradas? Que tipos de ações afirmativas, leis ou direitos poderiam ser garantidos?
Esta solução deve ser escrita logo abaixo da narrativa escolhida, formando um duplo documento: uma narrativa e um comentário sobre a solução. Deste conjunto de narrativas e soluções é possível extrair uma publicação, onde haverá uma narrativa e uma crítica à narrativa. A classe pode fazer um conjunto de textos para apresentar para a sua comunidade em uma situação especial, semana cultural ou evento específico.
6ª Etapa: início de conversa
A questão da integração racial é uma questão mundial. Países que tiveram processos de colonização baseados no tráfico negreiro (como o dos estados do sul dos Estados Unidos e o Brasil) têm um desafio a enfrentar: a construção de políticas de integração e luta contra o racismo.
O filme Duelo de Titãs pode ser um ótimo instrumento de análise da questão racial, a partir de dois aspectos que motivam as discussões, na educação básica: o esporte e a vida escolar. O filme trata exatamente de um grupo de jovens do Ensino Médio dos Estados Unidos, integrantes do time de futebol americano, que movimenta uma pequena cidade de Virgínia.
Assim, este conjunto de atividades busca uma forma cativante de discutir o assunto da cultura negra e da integração racial. Buscou-se uma forma interessante e divertida de abordar o tema, a partir do cinema hollywoodiano e de seus dramas. O filme é baseado em fatos reais mas não deixa de ser um ótimo exemplar da narrativa bem construída para o entretenimento. Neste filme, a diversão e a reflexão andam juntas.
Materiais Relacionados
1. Para saber um pouco mais sobre o futebol americano e suas regras, veja o vídeo.
2.
Leia sobre a batalha de Gettysburg e, se possível, veja os
vídeos.
3.
Para um breve histórico da Black Music, veja previamente o interessante
site.
4.
Sobre as diferenças entre o sistema de ações afirmativas do Brasil e dos EUA (além de suas consequências) leia o interessante
artigo de Monica Grin.
5.
Para um panorama das ações afirmativas no Brasil, ler o
artigo de Petrônio Domingues.
Assista ao filme antes de apresenta-lo aos alunos
Sobre o filme
Título Original: Remember the Titans Gênero. Drama País e ano de produção: EUA, 2000. Duração: 113 minutos (aprox.) Direção: Boaz Yakins Elenco Principal: Denzel Washington, Will Patton, Ryan Hurst, Wood Harris
O estimulante e divertido filme Duelo de Titãs aborda temas importantes para a sociedade norte-americana e, lógico, para as diversas sociedades do mundo. Educação de jovens, discriminação racial, esporte e importância da ação – estes são os quadrantes em que se desenvolve a trama do filme.
Baseado em fatos reais, a trama narra o momento em que o técnico negro Hermann Boone (D. Washington) é designado para substituir o então técnico Yoast (W. Patton), do time de futebol americano da escola pública, em uma cidade na Virgínia, no ano de 1971. O governo decide, então, fechar uma escola de alunos negros e transferi-los para a T. C. Williams, escola de alunos brancos. O clima é de contrariedade, ódio e discriminação.
Boone enfrentará, junto com seus alunos e equipe, todas as formas de dificuldades para unir seu time. O ódio entre os jovens, a divisão da cidade, o preconceito da sociedade e os interesses profissionais de todos serão parte do grosso caldo de desafios apresentado no filme. O esporte será o meio para unir o grupo.
Vemos como é possível, com tanta diversão, discutir temas delicados como o preconceito racial e sexual, além de compreender o que são ações afirmativas e o seu impacto nas sociedades em que são implantadas.
Arquivos anexados
- Duelo de Titãs