Conteúdos
Drogas lícitas e ilícitas
Objetivos
• Conceituar “drogas” e discutir o seu papel na história da humanidade;
1ª Etapa: Associar a temática da prevenção ao uso de álcool e outras drogas ao PPP
Durante a elaboração do PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola, convidar grupo de professores, direção, coordenação, funcionários administrativos, alunos, família e comunidade escolar a dialogar sobre as questões das drogas na escola e arredores da comunidade, procurando desenvolver estratégias de prevenção junto à comunidade, o que inclui buscar a parceria de outras entidades da área da saúde, segurança pública e outras instituições que trabalham com as questões das drogas. Procurar integrar as diferentes disciplinas em torno da mesma temática ao tema das drogas, como por exemplo: viver com saúde, lazer sem riscos, hábitos de vida saudáveis. Todas as disciplinas poderão constituir ricos cenários para a temática da promoção de saúde, a depender da articulação com os conteúdos curriculares desenvolvidos em sala de aula e entre as áreas de conhecimento e na parte diversificada do currículo.
2ª Etapa: Conhecer a rede social do adolescente
Propor ao grupo conhecer a rede social do adolescente, identificando nela os fatores de proteção e os fatores de risco ao seu envolvimento com drogas. Esta metodologia de avaliação dos riscos e proteção permitirá conhecer um pouco mais da vida do adolescente para influenciar no seu processo de socialização junto aos seus amigos, família, comunidade e, sobretudo, junto à escola. Em seguida, será feito um questionário de auto avaliação do adolescente e da turma sobre situações de risco e de proteção que vivenciam em sua rede social pessoal.
3ª Etapa: Debate sobre o tema
Fazer leitura com os alunos das seguintes revistas em quadrinhos de Maurício de Sousa:
4ª Etapa: Diálogo sobre o tema
Realizar um diálogo com os alunos a respeito do que eles fazem fora da escola. Em seguida, discutir com os alunos sobre cenas corriqueiras do dia a dia, mobilizando a conscientização sobre a realidade das Drogas no mundo de hoje. Assistir alguns vídeos relacionados às drogas, sugeridos no link 1 da aba Para organizar seu trabalho.
5ª Etapa: Mãos à obra
Mostrar aos alunos a técnica “Stop Motion”, explicando como se faz um pequeno vídeo utilizando essa técnica; Propor aos alunos que façam em grupos um pequeno vídeo utilizando a técnica “Stop Motion”:
6ª Etapa: Conclusão
Os grupos de alunos irão apresentar seus vídeos ou blogs para sua turma e, também, outras turmas da escola, usando um Data show.
Materiais Relacionados
1- O conhecimento de adolescentes sobre drogas lícitas e ilícitas: uma contribuição para a enfermagem comunitária no link