Conteúdos
Doenças dexualmente transmissíveis
Objetivos
Conhecer as principais DSTs e as formas de contágio.
Elaborar um folder informativo para os colegas da escola alertando sobre as DSTs que estudaram durante o plano de aula.
1ª Etapa: Teste 06
Teste 06
2ª Etapa: Teste 06
Teste 06
3ª Etapa: Teste 06
Teste 06
Materiais Relacionados
1) O site do Ministério da Saúde (http://www.aids.gov.br/pagina/quais-sao-dst) traz informações detalhadas sobre as DSTs (o que são, quais são, sintomas, tratamento).
2) O vídeo “História de todos nós – DST” disponível em http://www.youtube.com/watch?v=ZgoyILR2FIM foi produzido pelo Programa Nacional de DST e Aids para salas de espera, sobre DST.
3) O link http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/banco_objetos_crv/Metodos_contraceptivos.pdf – traz uma série de informações bastante didáticas sobre DSTs.
Links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba Saiba Mais.
1ª Etapa: Sensibilização
Inicie a aula procurando verificar os conhecimentos prévios de seus alunos sobre o tema. Pergunte a eles se eles conhecem o significado da sigla DST. Por que estas doenças são chamadas dessa forma? Qual é a forma de contágio? Registre as contribuições dos alunos no quadro negro.
Assista ao vídeo “História de todos nós – DST” sugerido no item 2 do tópico “Para saber mais”.
Retome a discussão com os alunos. Solicite a eles que observem as contribuições registradas no quadro, antes de assistir ao vídeo. Aponte a eles as contribuições coerentes e incoerentes frente às informações obtidas no vídeo.
2ª Etapa: Socializando informações sobre DSTs e sistematizando informações
Após concluir a etapa anterior, solicite aos alunos, como lição de casa, uma pesquisa sobre as principais DSTs (gonorréia, sífilis, condiloma, herpes genital, AIDS, trocomoníase, candidíase). O site do Ministério da Saúde indicado no item 1 do tópico “Para saber mais” pode ser indicado aos alunos como uma excelente referência de pesquisa. Esta atividade deverá ser realizada individualmente.
Divida a classe em grupos de quatro alunos e solicite a eles que sociabilizem as informações obtidas na pesquisa individual com os colegas de grupo e confeccionem fichas de pelo menos cinco DSTs que contenham as seguintes informações:
• Nome da doença:
• Agente causador:
• Contágio:
• Principais sintomas:
• Prevenção:
• Tratamento:
3ª Etapa: Confeccionando um folder alertando a comunidade escolar para o problema
Nesta última etapa os alunos deverão confeccionar um folder, com as informações sistematizadas na aula anterior. O folder deverá divulgar, para a comunidade escolar, informações sobre as DSTs. Um dos objetivos de um folder é transmitir uma visão abrangente e rápida de determinado assunto. Portanto deve usar linguagem direta (textos enxutos) e ser visualmente eficaz. Neste último caso, não se esqueça de sugerir a eles que complementem as informações com imagens. Esta aula deverá ser realizada no laboratório de informática utilizando como recurso para confecção do folder o PowerPoint, Word ou qualquer outro programa similar.