Conteúdos

aborto

Objetivos

Identificar as conseqüências da realização de um aborto induzido clandestino.
Conhecer os países onde o aborto induzido é liberado.
Posicionar-se frente a legalização ou não do aborto induzido.

Links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba Saiba Mais.

1ª Etapa: Sensibilização
Prepare uma aula expositiva dialogada para dar início à discussão deste tema com os alunos. Como questões geradoras você pode escolher dentre as questões a seguir e/ou sugerir outras que envolvem o tema:
• O que é aborto induzido;
• Países onde o aborto induzido é liberado e países onde não é liberado;
• Perfil etário e sócio-econômico de mulheres que optam pelo aborto induzido;
• Principais métodos abortivos;
• Principais conseqüências do aborto induzido para a saúde feminina.

O professor poderá encontrar recursos para elaborar esta aula acessando o link sugerido no item 1 do tópico “Para saber mais”. Para tornar a aula mais dinâmica utilize o quadro “Geografia do Aborto” sugerido no item 4 do tópico “Para saber mais”.
Providencie cópias xerox dos textos indicados nos itens 3, 4 e 5 do tópico “Para saber mais”, distribua uma cópia para cada aluno e solicite a leitura, como lição de casa,  para a próxima etapa.

2ª Etapa: Socialização de informações e elaboração de seminários
Divida a classe em grupos, sendo que cada grupo deverá representar os diferentes setores da sociedade que estão diretamente ligados ao tema do aborto induzido: Mulheres; Igreja Católica; Médicos; Feministas e Representantes do Poder Judiciário.
Solicite aos alunos que, nos grupos, discutam os textos lidos e preparem uma apresentação para os demais colegas na qual deverão elencar os seguintes conteúdos:

• Característica do grupo estudado;
• Posição do grupo em relação ao aborto induzido;
• Principais argumentos para defender ou refutar essa prática;
• Principais ações do grupo que amparam as suas idéias (na mídia, por exemplo). Oriente-os que a apresentação deverá durar por volta de 10 minutos e que as informações deverão ser retiradas dos textos lidos.

3ª Etapa: Apresentação dos seminários
Cada grupo deverá apresentar o resultado de sua pesquisa por meio de seminários. O professor deverá dar encaminhamento a estas apresentações, acrescentando informações que considerar necessárias.

4ª Etapa: Plebiscito
 Organize um plebiscito com os alunos que participaram deste plano de aula. Eles deverão se posicionar, de acordo com as informações obtidas nos seminários, em relação à questão: Aborto induzido: legalizar ou não?

 

1ª Etapa: teste 2

teste 2

2ª Etapa: teste 2

teste 2

Materiais Relacionados

1) No site http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/livreto.pdf o professor terá acesso a uma publicação do Ministério da Saúde sobre os 20 anos de pesquisa sobre o aborto no Brasil.

2) A publicação do NEPO (Núcleo de Estudos da População) da UNICAMP disponível no link http://www.nepo.unicamp.br/textos/publicacoes/livros/aborto/aborto.pdf traz uma série de artigos sobre o tema aborto.

3) O link http://www.comciencia.br/reportagens/2005/05/05.shtml traz uma excelente reflexão sobre quem deve decidir sobre o aborto: a mulher ou a sociedade.

4) A matéria da Revista Veja on line disponível em http://veja.abril.com.br/280109/p_068.shtml aborda a realidade dos consultórios, onde a cada dia que passa mais médicos ajudam suas pacientes a interromper uma gravidez indesejada. Neste link o professor também tem acesso a um quadro (Geografia do Aborto) bastante didático em relação ao aborto no mundo.

5) As principais consequências do aborto induzido podem ser encontradas no link http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4549&ReturnCatID=1827
 

Arquivos anexados

  1. Dossiê Sexualidade – Aborto induzido: Legalizar ou não?

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.