Conteúdos

 Código Florestal

Objetivos

Conhecer o histórico e a atual proposta do Código Florestal Brasileiro.
Identificar a opinião de diferentes setores da sociedade sobre o Novo Código Florestal.
Promover um debate, no qual grupos de alunos representarão os diferentes setores da sociedade envolvidos na discussão do Novo Código Florestal.

Antes de dar início às Etapas, acesse a aba Para Organizar Seu Trabalho e Saber Mais.

1ª Etapa: Organização da atividade

Divida a classe em 5 grupos que irão representar os diferentes setores da sociedade envolvidos na polêmica do Novo Código Florestal. Os setores que serão representados pelos alunos são: Governo Federal, Deputado Aldo Rebelo, Ambientalistas, Ruralistas e Comunidade Científica. Faça um sorteio para que cada grupo saiba o setor que irá representar.

2ª Etapa: Introdução ao Tema

Com o intuito de iniciar uma discussão sobre o tema, a partir dos materiais disponibilizados nos itens 1, 2 e 3 do tópico anterior, prepare uma aula introdutória expositiva sobre o assunto. A linha do tempo, disponível no link nº 1, o infográfico disponível no item 3d e o vídeo disponível no item 3c são excelentes recursos audiovisuais para ilustrar a sua aula, que poderá se estender para duas, tendo em vista a complexidade do tema.

3ª Etapa: Organização do trabalho em grupo

Distribua o material sugerido no item 4 a cada um dos grupos. Os representantes de cada setor deverão receber os seguintes textos:

Deputado Aldo Rebelo – item 4 a

Ambientalistas – item 4 b

Governo Federal – item 4 c

Ruralistas – 4 d

Comunidade Científica – 4 e.

 

Solicite que cada grupo faça a leitura dos textos como lição de casa e peça que complementem as informações com novas pesquisas

 

4ª Etapa: Trabalho em grupo

Em sala de aula reúna os alunos nos grupos que eles representam e permita que eles troquem informações sobre as pesquisas realizadas por cada um dos seus componentes. Oriente que a proposta desta aula é a preparação para a discussão, em forma de debate, que ocorrerá na próxima aula. Não se esqueça de estimulá-los a organizar a participação deles com respaldo teórico e não simplesmente com “achismos”. 

5ª Etapa: Debate

O papel do professor, como mediador deste debate será fundamental para que os alunos explorem ao máximo todas as informações e que possam assumir uma atitude crítica frente à questão da aprovação do Novo Código

6ª Etapa: Produção de texto

Solicite aos seus alunos que elaborem um texto dissertativo no qual irão defender a sua opinião pessoal sobre o Novo Código Florestal Brasileiro. 

Materiais Relacionados

1) Acesse aqui  a linha do tempo que mostra a evolução histórica do Código Florestal Brasileiro.

2) Para conhecer a íntegra da proposta do Novo Código Florestal que foi aprovada pelo Congresso no dia 25 de maio deste ano acesse aqui o link da Casa Civil do Planalto.

3) Para entender a polêmica em torno do Novo Código Florestal temos várias possibilidades. 

3a. http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/05/entenda-polemica-que-envolve-o-novo-codigo-florestal.html traz um resumo bem elaborado das principais alterações no Código e de suas  possíveis conseqüências.  

3b. http://www.sosflorestas.com.br/pl1876.php além do resumo traz alguns vídeos sobre a importância do Código Florestal. 

3c. O vídeo “Matéria PGM-Novo Código Florestal também é bastante ilustrativo.  disponível em http://www.youtube.com/watch?v=p8AWr0mFe38 

3d. Um infográfico bastante didático sobre os principais pontos do Novo Código está no link de O Globo http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/05/25/confira-os-principais-pontos-do-novo-texto-do-codigo-florestal-aprovado-na-camara-924540163.asp 

3e. O histórico e as conseqüências da aprovação do Novo Código são apresentados na cartilha da ONG WWF em http://assets.wwfbr.panda.org/downloads/cartilha_codigoflorestal_20012011.pdf 

4) Para conhecer as posições dos diferentes setores da sociedade envolvidos com a discussão sobre o Código Florestal acesse:

4a. Posição do Deputado Aldo Rebelo, autor da proposta http://www.youtube.com/watch?v=_SeCzDWijDc 

4b. Resumo da posição das principais ONGs relacionadas ao meio ambiente 

http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/05/para-ambientalistas-aprovacao-do-novo-codigo-florestal-e-retrocesso.html 
4c. A Posição do Governo Federal está apresentada em http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/05/26/dilma-espera-que-senado-siga-posicao-do-governo-sobre-codigo-florestal.jhtm  e http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/05/dilma-nao-hesitara-em-vetar-pontos-divergentes-no-codigo-diz-vaccarezza.html 
 
4d. A posição e os possíveis benefícios dos ruralistas com o novo código está em http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2011/04/19/interna_politica,248538/novo-codigo-florestal-beneficia-15-deputados-e-tres-senadores-ruralistas.shtml 
 
4e. O link http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/05/10/novo-codigo-florestal-nao-considera-avanco-cientifico-diz-sbpc-924430213.asp apresenta uma entrevista com José Antonio de Aleixo da Silva, diretor da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC).
 

Arquivos anexados

  1. Dossiê Florestas: Discutindo o novo Código Florestal

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