Conteúdos

Abdias Nascimento e o Papel do Negro

 

Objetivos

Trabalhar sobre o pensamento de Abdias do Nascimento e a sua contribuição para a compreensão do papel do negro na sociedade brasileira;

Destacar os pioneirismo de Abdias em variados segmentos (arte, política, academia e teatro) e diferentes épocas (período de ditadura militar brasileira e reabertura democrática);

Pesquisar sobre o Teatro Experimental do Negro (TEN) e o Museu de Arte Negra (MAN), ambos os  projetos foram desenvolvidos por Abdias.


 

1ª Etapa: Introdução.

Introduza a aula apresentando informações sobre Abdias do Nascimento. Utilize como base o material proposto acima. Não deixe de mencionar:

Os dados biográficos de Abdias Nascimento e os principais marcos de sua vida;

O contexto da criação do  Teatro Experimental do Negro no Rio de Janeiro, em 1944;

A criação do Comitê Democrático Afro-Brasileiro e do jornal  Quilombo. E também sua atuação como curador e fundador do projeto Museu de Arte Negra (MAN).

Seu contato com os movimentos de libertação africanos e com movimentos pelos direitos civis e direitos humanos dos negros nos Estados Unidos. 

A criação do TEN (Teatro Experimental do Negro), suas temáticas voltadas para  assuntos  direcionados à reflexão sobre a situação do negro no Brasil, seus embates com o regime autoritário. 

 

2ª Etapa: Proposta de trabalho

Proponha questões para discussão inicial sobre Abdias Nascimento e o TEN, que serão aprofundadas com a pesquisa:

  • Como Abdias Nascimento colaborou para a cultura afro-brasileira?
  • Qual o papel de seu pensamento e de suas ações para a sociedade brasileira?
  • Porque Abdias usou o teatro para denunciar o racimo e a falta de espaço dos negros nos vários contextos da sociedade?

3ª Etapa: Levantamento de dados sobre o Teatro Experimental do Negro

Divida a classe em 4 grupos e sugira que cada um deles estude e registre tópicos relacionadas a Abdias e ao movimento no Teatro Experimental do Negro: 

Grupo 1: o Teatro Experimental do Negro (TEN) e sua história: criação, história,  perseguições políticas  (Ditadura militar)

Grupo 2: o Teatro Experimental do Negro (TEN) e sua produção: as peças e as pessoas envolvidas no Projeto; 

Grupo 3: Abdias Nascimento: biografia e trajetória

Grupo 4: Abdias do Nascimento: produção, pensamento e arte (os estudos, as obras literárias e artísticas.  

Organize a apresentação dos elementos reunidos pelos grupos:  os ideais,  os objetivos pelos quais Abdias lutou e a importância do TEN. 

4ª Etapa: Retomada das questões iniciais

Retome as questões iniciais, propostas na 2ª etapa. Convide os alunos, agora a retomá-las e respondê-las utilizando as informações pesquisadas. 

Como Abdias Nascimento colaborou para a cultura afro-brasileira?

Qual o papel de seu pensamento e de suas ações para a sociedade brasileira?

Porque Abdias usou o teatro para denunciar o racimos e a falta de espaço dos negros nos vários contextos da sociedade?

5ª Etapa: Ampliação
Apresente o vídeo “Abdias do Nascimento – Marcha da Consciência Negra de 1988”.
Proponha aos grupos a questão: “Vocês acham que a situação dos afrodescendentes melhorou desde a produção deste vídeo?

Proponha então que reúnam informações que embasem os seus argumentos e que busquem informações sobre as Secretarias de Participação da População Negra: o que são, como foram criadas e como atuam. 

Para fechar este trabalho proponha aos alunos que elaborem, em diferentes linguagens, produtos a partir do que estudaram, como, por exemplo: 

 

Um mural sobre Abdias do Nascimento e a sua contribuição para o questionamento acerca da posição do negro no Brasil;

Uma apresentação teatral de trechos encenados pelo TEN;

Um áudio visual que apresente as diferentes percepções acerca do tema tratado;

Sugestões dos alunos.

 

 

 

Materiais Relacionados

Consulte vídeo e textos sobre Abdias do Nascimento. 

 
 
 
Indicações de Leitura e Vídeos:
O quilombismo, 2ª ed. Brasília/ Rio de Janeiro: Fundação Cultural Palmares/ OR Produtor Editor, 2002.
 
A Luta Afro-Brasileira no Senado. Brasília: Senado Federal, 1991.
Combate ao Racismo, 6 vols. Brasília: Câmara dos Deputados, 1983-86. (Discursos e projetos de lei.)
 
Povo Negro: A Sucessão e a "Nova República". Rio de Janeiro: Ipeafro, 1985.
 
Axés do Sangue e da Esperança: Orikis. Rio de Janeiro: Achiamé e RioArte, 1983. (Poesia.)
 
Sitiado em Lagos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.

Arquivos anexados

  1. Dossiê Cultura Afro: O teatro experimental do Negro: Abdias Nascimento
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