Conteúdos
Abdias Nascimento e o Papel do Negro
Objetivos
Trabalhar sobre o pensamento de Abdias do Nascimento e a sua contribuição para a compreensão do papel do negro na sociedade brasileira;
Destacar os pioneirismo de Abdias em variados segmentos (arte, política, academia e teatro) e diferentes épocas (período de ditadura militar brasileira e reabertura democrática);
Pesquisar sobre o Teatro Experimental do Negro (TEN) e o Museu de Arte Negra (MAN), ambos os projetos foram desenvolvidos por Abdias.
1ª Etapa: Introdução.
Introduza a aula apresentando informações sobre Abdias do Nascimento. Utilize como base o material proposto acima. Não deixe de mencionar:
• Os dados biográficos de Abdias Nascimento e os principais marcos de sua vida;
• O contexto da criação do Teatro Experimental do Negro no Rio de Janeiro, em 1944;
• A criação do Comitê Democrático Afro-Brasileiro e do jornal Quilombo. E também sua atuação como curador e fundador do projeto Museu de Arte Negra (MAN).
• Seu contato com os movimentos de libertação africanos e com movimentos pelos direitos civis e direitos humanos dos negros nos Estados Unidos.
• A criação do TEN (Teatro Experimental do Negro), suas temáticas voltadas para assuntos direcionados à reflexão sobre a situação do negro no Brasil, seus embates com o regime autoritário.
2ª Etapa: Proposta de trabalho
Proponha questões para discussão inicial sobre Abdias Nascimento e o TEN, que serão aprofundadas com a pesquisa:
- Como Abdias Nascimento colaborou para a cultura afro-brasileira?
- Qual o papel de seu pensamento e de suas ações para a sociedade brasileira?
- Porque Abdias usou o teatro para denunciar o racimo e a falta de espaço dos negros nos vários contextos da sociedade?
3ª Etapa: Levantamento de dados sobre o Teatro Experimental do Negro
Divida a classe em 4 grupos e sugira que cada um deles estude e registre tópicos relacionadas a Abdias e ao movimento no Teatro Experimental do Negro:
• Grupo 1: o Teatro Experimental do Negro (TEN) e sua história: criação, história, perseguições políticas (Ditadura militar)
• Grupo 2: o Teatro Experimental do Negro (TEN) e sua produção: as peças e as pessoas envolvidas no Projeto;
• Grupo 3: Abdias Nascimento: biografia e trajetória
• Grupo 4: Abdias do Nascimento: produção, pensamento e arte (os estudos, as obras literárias e artísticas.
Organize a apresentação dos elementos reunidos pelos grupos: os ideais, os objetivos pelos quais Abdias lutou e a importância do TEN.
4ª Etapa: Retomada das questões iniciais
Retome as questões iniciais, propostas na 2ª etapa. Convide os alunos, agora a retomá-las e respondê-las utilizando as informações pesquisadas.
• Como Abdias Nascimento colaborou para a cultura afro-brasileira?
• Qual o papel de seu pensamento e de suas ações para a sociedade brasileira?
• Porque Abdias usou o teatro para denunciar o racimos e a falta de espaço dos negros nos vários contextos da sociedade?
5ª Etapa: Ampliação
Apresente o vídeo “Abdias do Nascimento – Marcha da Consciência Negra de 1988”.
Proponha aos grupos a questão: “Vocês acham que a situação dos afrodescendentes melhorou desde a produção deste vídeo?
Proponha então que reúnam informações que embasem os seus argumentos e que busquem informações sobre as Secretarias de Participação da População Negra: o que são, como foram criadas e como atuam.
Para fechar este trabalho proponha aos alunos que elaborem, em diferentes linguagens, produtos a partir do que estudaram, como, por exemplo:
• Um mural sobre Abdias do Nascimento e a sua contribuição para o questionamento acerca da posição do negro no Brasil;
• Uma apresentação teatral de trechos encenados pelo TEN;
• Um áudio visual que apresente as diferentes percepções acerca do tema tratado;
• Sugestões dos alunos.
Materiais Relacionados
Consulte vídeo e textos sobre Abdias do Nascimento.
4. Abdias do Nascimento – Marcha da Consciência Negra de 1988
O quilombismo, 2ª ed. Brasília/ Rio de Janeiro: Fundação Cultural Palmares/ OR Produtor Editor, 2002.