Conteúdos

Compreensão do conceito de alimentação saudável.
Alimentos prejudiciais ao organismo.

Objetivos

– Discutir com os alunos o significado de alimentação saudável.

– Permitir que os alunos identifiquem, por meio de um questionário,  se estão apresentando uma alimentação saudável.

– Conhecer os alimentos que promovem uma alimentação saudável e aqueles que são prejudiciais ao organismo.

Caro professor, antes de dar sequência às atividades sugeridas neste plano de aula, consulte as abas "Material de Apoio" e "Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais".

1ª Etapa: Comparando os resultados com a proposta de alimentação saudável do site

Distribua aos alunos o material sugerido no item 2 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”, e solicite que, individualmente, façam uma comparação e análise entre o que é proposto nos dez passos, o resultado obtido por eles no questionário e o tipo de alimentação que apresentam e que foi discutido na etapa 2.



Peça aos alunos que anotem, em uma cartolina, os passos que estão realizando corretamente e aqueles que precisam melhorar, bem como os alimentos que devem ingerir e eliminar de sua dieta para atingir a alimentação saudável.

 

2ª Etapa: Socializando a discussão

Esta etapa deve estar reservada para a exposição dos cartazes produzidos na etapa anterior pelos alunos. Cada um deve apresentar ao restante da classe a sua cartolina, com os aspectos que estão presentes na sua alimentação e que devem ser melhorados. É fundamental que o professor faça um fechamento com os alunos, destacando na lousa os aspectos que devem ser melhorados e os tipos de alimentos que devem passar a ser consumidos, para a conquista de uma alimentação saudável.

 

3ª Etapa: Elaborando um cardápio saudável

Divida a classe em 7 grupos e solicite a cada um que elabore um cardápio diário, baseado no conhecimento adquirido no plano de aula sobre alimentação saudável,  que inclua quatro refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Cada grupo deverá elaborar um cardápio para um dos dias da semana de forma que, ao final da atividade, a classe tenha um cardápio semanal para sugerir aos demais colegas da escola, na forma de cartazes.

4ª Etapa: Preparação

Consulte os sites e materiais sugeridos na aba Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais, selecione os textos que pretende utilizar e providencie as cópias com antecedência.

5ª Etapa: Reconhecendo os conhecimentos prévios dos alunos sobre alimentação saudável

Com a turma reunida, promova um debate sobre o significado de alimentação saudável para cada um deles. Anote na lousa as contribuições dos alunos e solicite que eles copiem em seus cadernos. Utilize o material sugerido no item 3 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais” para promover uma boa discussão com os alunos.

6ª Etapa: Como estamos nos alimentando

No laboratório de informática, solicite aos alunos que, individualmente, acessem e preencham a pesquisa indicada no item 1 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”, produzido pela Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição. Peça aos alunos que escrevam em seus cadernos o número de pontos que fizeram e as orientações dadas pelo site em relação à sua alimentação.

 

7ª Etapa: Comparando os resultados com a proposta de alimentação saudável do site

Distribua aos alunos o material sugerido no item 2 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”, e solicite que, individualmente, façam uma comparação e análise entre o que é proposto nos dez passos, o resultado obtido por eles no questionário e o tipo de alimentação que apresentam e que foi discutido na etapa 2.



Peça aos alunos que anotem, em uma cartolina, os passos que estão realizando corretamente e aqueles que precisam melhorar, bem como os alimentos que devem ingerir e eliminar de sua dieta para atingir a alimentação saudável.

 

8ª Etapa: Socializando a discussão

Esta etapa deve estar reservada para a exposição dos cartazes produzidos na etapa anterior pelos alunos. Cada um deve apresentar ao restante da classe a sua cartolina, com os aspectos que estão presentes na sua alimentação e que devem ser melhorados. É fundamental que o professor faça um fechamento com os alunos, destacando na lousa os aspectos que devem ser melhorados e os tipos de alimentos que devem passar a ser consumidos, para a conquista de uma alimentação saudável.

 

9ª Etapa: Elaborando um cardápio saudável

Divida a classe em 7 grupos e solicite a cada um que elabore um cardápio diário, baseado no conhecimento adquirido no plano de aula sobre alimentação saudável,  que inclua quatro refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Cada grupo deverá elaborar um cardápio para um dos dias da semana de forma que, ao final da atividade, a classe tenha um cardápio semanal para sugerir aos demais colegas da escola, na forma de cartazes.

10ª Etapa: Preparação

Consulte os sites e materiais sugeridos na aba Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais, selecione os textos que pretende utilizar e providencie as cópias com antecedência.

11ª Etapa: Reconhecendo os conhecimentos prévios dos alunos sobre alimentação saudável

Com a turma reunida, promova um debate sobre o significado de alimentação saudável para cada um deles. Anote na lousa as contribuições dos alunos e solicite que eles copiem em seus cadernos. Utilize o material sugerido no item 3 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais” para promover uma boa discussão com os alunos.

12ª Etapa: Como estamos nos alimentando

No laboratório de informática, solicite aos alunos que, individualmente, acessem e preencham a pesquisa indicada no item 1 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”, produzido pela Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição. Peça aos alunos que escrevam em seus cadernos o número de pontos que fizeram e as orientações dadas pelo site em relação à sua alimentação.

 

Materiais Relacionados

1) O site “Política Nacional da Alimentação e Nutrição” traz um questionário bastante completo e didático sobre alimentação.

2) O documento Alimentação Saudável para Adolescentes informa, por meio de dez passos, o conceito de alimentação saudável para os adolescentes.

3) O site da Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde traz uma série de informações sobre o conceito de alimentação saudável.

Arquivos anexados

  1. Dossiê Alimentos: Você se alimenta bem?

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.