Conteúdos

Alimentos transgênicos;
Tecnologia do DNA recombinante.

Objetivos

– Compreender o conceito de tecnologia do DNA recombinante na produção de OGM (Organismos Geneticamente Modificados).

– Reconhecer as principais categorias de alimentos geneticamente modificados (transgênicos).

– Posicionar-se por meio de argumentos consistentes contra ou a favor de alimentos geneticamente modificados (transgênicos).

Caro professor, antes de dar sequência às atividades sugeridas neste plano de aula, consulte as abas "Material de Apoio" e "Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais".

 

1ª Etapa: Construindo conceitos

Inicie esse plano de aula introduzindo o conceito de OGM (Organismos Geneticamente Modificados) por meio de uma aula expositiva. Para isso você poderá utilizar informações disponíveis nos itens 4 e 5 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.

2ª Etapa: Obtendo informações sobre os transgênicos

Assista com seus alunos aos vídeos sugeridos no item 1 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Solicite aos alunos que anotem as dúvidas e que façam comentários sobre questões que gostariam de discutir em uma próxima etapa.

3ª Etapa: Esclarecendo dúvidas

Esta etapa deve ser reservada para um debate com a turma sobre o vídeo que assistiram na etapa anterior. Esclareça todos os pontos nos quais os alunos têm dúvidas, procurando relacionar, na medida do possível, os conceitos trabalhados durante a etapa 1 com o vídeo que está sendo analisado.

 

4ª Etapa: Conhecendo duas visões sobre o assunto

Assista com a turma aos vídeos sugeridos nos itens 2 e 3 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Discuta com a classe alguns aspectos do vídeo como, por exemplo, qual é o assunto tratado em cada um dos vídeos? Podemos afirmar que um está dizendo a verdade e o outro não? Qual deles parece apresentar argumentos mais favoráveis à utilização ou não de OGMs?

5ª Etapa: Defendendo diferentes ideias

Divida a classe em grupos de no máximo 4 alunos. Metade dos grupos deverá defender a utilização de transgênicos utilizando como recurso o vídeo da Monsanto enquanto a outra metade deverá defender a não utilização destes organismos utilizando o vídeo do Greenpeace. As exposições poderão acontecer na forma de peças de teatro, produções em vídeo, apresentações em PowerPoint (ou similares) ou qualquer outra sugerida pelos alunos.

6ª Etapa: Exposição dos trabalhos

Reservada para as exposições dos alunos e fechamento da discussão.

 

7ª Etapa: Posicionamento em relação aos transgênicos

Solicite aos alunos que, individualmente, produzam um texto argumentativo, com base no conhecimento adquirido, no qual irão se manifestar em relação a utilização dos alimentos transgênicos.

Materiais Relacionados

1. Os vídeos do Programa Cidade e Soluções Especial: Alimentos transgênicos procura esclarecer alguns aspectos do amplo debate entre aqueles que defendem a liberação do cultivo de transgênicos e aqueles que são totalmente contrários. Estão disponíveis em:

1.1 Programa 1 – parte 1

1.2 Programa 1 – parte 2

1.3 Programa 2 – parte 1

1.4 Programa 2 –  parte 2

2. O vídeo Evolução tecnológica, apresenta uma chamada para a comercialização de uma variedade de milho transgênico.

3. Assista ao vídeo da propaganda do Greenpeace sobre os transgênicos

4. O texto “A Tecnologia do DNA Recombinante e Suas Múltiplas Aplicações” traz informações bastante didáticas sobre a tecnologia do DNA recombinante e suas múltiplas aplicações.

5. O vídeo Recombinant DNA ©2004 Demonstratives, Inc. apresenta imagens sobre a obtenção de DNA recombinante. O vídeo não exibe áudio e as explicações estão em inglês, mas as imagens são muito ilustrativas. OBS: Não é necessário assistir ao vídeo até o final para entender o processo.

Arquivos anexados

  1. Dossiê Alimentos: Sim ou Não aos transgênicos?

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