Conteúdos

Características do cerrado.
Conceito de expansão de fronteiras agrícolas.
Desmatamento do Cerrado.

Objetivos

– Conhecer as principais características do bioma Cerrado.

– Compreender o significado de expansão agrícola e identificar as diferentes posições de setores da sociedade sobre essa questão.

– Debater sobre a expansão agrícola no Cerrado brasileiro.

Caro professor, antes de dar sequência às atividades sugeridas neste plano de aula, consulte as abas "Material de Apoio" e "Para Organziar o seu Trabalho e Saber Mais".

1ª Etapa: Preparação

Professor, consulte o material sugerido na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”, os links e prepare as cópias dos textos que serão utilizados no desenvolvimento deste plano.

2ª Etapa: Conhecendo o Cerrado

Assista com os alunos aos vídeos sugeridos no item 1 do tópico “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Solicite aos alunos que, durante a apresentação dos vídeos, façam anotações relacionadas às características deste bioma e também as razões pelas quais este bioma se transformou em uma das possibilidades para a expansão das fronteiras agrícolas.

3ª Etapa: Socializando informações

Organize uma discussão, com a turma reunida, para elucidar eventuais dúvidas da etapa anterior. O embasamento teórico para essa discussão pode ser obtido na sugestão do item 3 do tópico “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.

4ª Etapa: Organizando um debate

Divida a classe em 4 grupos que representarão os setores da sociedade envolvidos com a expansão agrícola no cerrado: Governo federal, cientistas / pesquisadores, população local, ambientalistas. Cada um dos grupos deverá se preparar, nesta etapa, para defender a opinião de cada um dos setores que representam. Para se preparar de forma adequada os grupos deverão proceder à leitura dos textos sugeridos no item 2 do tópico “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.



Professor, faça a mediação, na medida em que considerar necessário, da discussão de cada um dos grupos.

5ª Etapa: O debate acontece

Esta etapa deve estar reservada para o debate propriamente dito. Cada um dos setores da sociedade, representados por cada um dos grupos de alunos, deverão expor suas ideias favoráveis ou desfavoráveis à expansão da fronteira agrícola no Cerrado da forma com que vem sendo realizada. Professor, é muito importante a sua mediação neste momento!

6ª Etapa: Defendendo uma ideia

Solicite aos alunos que, individualmente, redijam uma carta que será endereçada à Presidente da República, no qual manifestem sua opinião acerca da expansão das fronteiras agrícolas. Destaque que nesta carta, além da opinião, eles devem indicar alternativas para minimizar o problema do desmatamento neste importante bioma brasileiro, caso eles sejam contrários à expansão da fronteira agrícola da forma como vem sendo realizada.

Materiais Relacionados

1) Para conhecer algumas características do Cerrado e a expansão da fronteira agrícola neste importante bioma brasileiro acesse os episódios 1 e 2 da série apresentada no Jornal Nacional:
Episódio 1

Episódio 2

2)  Confira as diferentes opiniões acerca da expansão da fronteira agrícola no Cerrado:

a) Expansão indiscriminada das fronteiras agrícolas levou a destruição a todos os biomas do país

b) Cerrado, o avanço da devastação

c) O fim do Cerrado: Estudos mostram que a vegetação deve desaparecer até 2030

3) No texto Aspectos do Cerrado o professor poderá acessar informações sobre o bioma do Cerrado (distribuição, clima, solo, flora e fauna, entre outros).
 

Arquivos anexados

  1. Dossiê Alimentos: Expansão das fronteiras agrícolas ou destruição de biomas?

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.