Conteúdos
Filosofia;
Música;
Arquiteturas clássica e moderna;
Práticas esportivas; Jogos.
Objetivos
• Conhecer relações entre
1ª Etapa: Exibição do Filme
O curta-metragem Donald no País da Matemágica tem 27 minutos, portanto, pode ser exibido em uma aula e discutido em duas ou mais. Uma introdução sobre as interdisciplinaridades evocadas no documentário é relevante para atentar os alunos sobre as temáticas abordadas. Faz-se necessário explicar que se trata de uma obra de 1959, candidata ao Oscar, que foi amplamente utilizada e apreciada por escolas do mundo todo.
2ª Etapa: Debate sobre o filme
Após a exibição do documentário, pode haver um bate-papo para que os jovens apontem suas principais impressões. O educador pode provocar reflexões acerca da forma como a história é contada: quais são os temas levantados? Como Donald interage com o Espírito da Aventura? Há relação com a história de “Alice no País das Maravilhas”? Quais?
3ª Etapa: Filosofia – reflexões
Em Filosofia, trabalhos de pesquisa sobre os Pitagóricos e suas principais contribuições para a música, arte e compreensão do universo são uma boa dica. Como eles se reuniam? Todos podiam participar dos encontros? Qual signo de identificação eles utilizavam para se identificarem? O que esse símbolo tem a ver com suas contribuições matemáticas? As áreas do conhecimento (filosofia, matemática, música) eram abordadas simultaneamente ou separadamente como nas escolas hoje? Como eles relacionavam as formas geométricas com os elementos da natureza?
4ª Etapa: Interdisciplinaridade – Filosofia, Matemática, Música, Arquitetura e Arte.
Propor uma atividade em que os educandos dividam-se em grupos de interesse e se apropriem dos ensinamentos adquiridos pós-pesquisa. Nesses seminários, cada grupo poderá explicar, por exemplo, a misteriosa regra de ouro contida no pentagrama, o segredo para construir o retângulo de ouro e como suas proporções se desdobram infinitamente. E como o retângulo de ouro (segmento áureo) está presente em vários dos elementos do cotidiano, como as medidas dos cartões de crédito, e na arquitetura ao longo dos tempos: é possível também relacionar o templo de Parthenon, a catedral de Notre Dame, o prédio da Sede da Organização das Nações Unidas.
5ª Etapa: Jogos.
O filme inspira a realizar uma enriquecedora dinâmica com os jogos apresentados no desenho. Pode-se convidar os educandos para visualizarem nos jogos as formas geométricas ali contidas: xadrez, basquete, futebol, amarelinha, bilhar etc. A cena do jogo de bilhar, descreve os cálculos envolvidos no jogo como "sistema de retângulos e losangos". A habilidade de visualizar os ângulos na mesa de bilhar e realizar as operações matemáticas necessárias para conseguir fazer as jogadas é fantástica!
Materiais Relacionados
1. O filme pode ser encontrado no youtube, dublado em Português, por meio do seguinte link.