Conteúdos

Filosofia;

Música;

Arquiteturas clássica e moderna;

Práticas esportivas; Jogos.

Objetivos

Conhecer relações  entre 

Conhecer as descobertas que articulam  Filosofia, Música e Matemática; 
Identificar proporções geométricas nos elementos da natureza;
Aprender sobre os filósofos “pitagóricos” e suas contribuições para a música, arquitetura e arte;
Reconhecer os padrões matemáticos nos jogos e práticas esportivas;
 

1ª Etapa: Exibição do Filme

O curta-metragem Donald no País da Matemágica tem 27 minutos, portanto, pode ser exibido em uma aula e discutido em duas ou mais. Uma introdução sobre as interdisciplinaridades evocadas no documentário é relevante para atentar os alunos sobre as temáticas abordadas. Faz-se necessário explicar que se trata de uma obra de 1959, candidata ao Oscar, que foi amplamente utilizada e apreciada por escolas do mundo todo.

2ª Etapa: Debate sobre o filme

Após a exibição do documentário, pode haver um bate-papo para que os jovens apontem suas principais impressões. O  educador pode provocar reflexões acerca da forma como a história é contada: quais são os temas levantados? Como Donald interage com o Espírito da Aventura? Há relação com  a história de “Alice no País das Maravilhas”? Quais?

 

Em seguida, ao descrever como Donald adentra o país da matemágica, assim como Alice (pela toca do coelho), o que ele vai encontrando em sua trajetória? Quais são os aprendizados que ele adquire ao ouvir a voz do Espírito da Aventura? Ele vibra com o conhecimento que lhe é passado? Atente para as respostas dos alunos, pois, muitas vezes, elas indicam quais são suas respectivas áreas de interesse. Isso ajudará a direcionar os educandos para as atividades que mais os motivam.

 

3ª Etapa: Filosofia – reflexões

Em Filosofia, trabalhos de pesquisa sobre os Pitagóricos e suas principais contribuições para a música, arte e compreensão do universo são uma boa dica. Como eles se reuniam? Todos podiam participar dos encontros? Qual signo de identificação eles utilizavam para se identificarem? O que esse símbolo tem a ver com suas contribuições matemáticas? As áreas do conhecimento (filosofia, matemática, música) eram abordadas simultaneamente ou separadamente como nas escolas hoje? Como eles relacionavam as formas geométricas com os elementos da natureza? 

 

Além disso, é enriquecedor reproduzir as conquistas desses filósofos ao relacionar a divisão das cordas com as notas musicais, suas oitavas etc. Fixar essa relação é importante extrair o máximo de compreensão que o desenho nos oferece. 

 

4ª Etapa: Interdisciplinaridade – Filosofia, Matemática, Música, Arquitetura e Arte.

Propor uma atividade em que os educandos dividam-se em grupos de interesse e se apropriem dos ensinamentos adquiridos pós-pesquisa. Nesses seminários, cada grupo poderá explicar, por exemplo, a misteriosa regra de ouro contida no pentagrama, o segredo para construir o retângulo de ouro e como suas proporções se desdobram infinitamente. E como o retângulo de ouro (segmento áureo) está presente em vários dos elementos do cotidiano, como as medidas dos cartões de crédito, e na arquitetura ao longo dos tempos: é possível também relacionar o templo de Parthenon, a catedral de Notre Dame, o prédio da Sede da Organização das Nações Unidas.

 

Pode-se também relacionar as notas musicais e suas oitavas. Como elas são concebidas? Qual o conceito matemático por trás das escalas? 

 

Outra abordagem interessante são os conceitos pitagóricos e sua relação com as formas geométricas e com os elementos da natureza. Atentar para a frase de Galileu que fecha o desenho: “A matemática é a linguagem pela qual Deus criou o universo”. Reproduzir algumas das secções das figuras geométricas apresentadas para a concepção de lentes, engrenagens etc.

 

Em Arte, atividades para visualizar a presença do retângulo de ouro nas artes plásticas e como, por meio dele, concebe-se a exata proporção do corpo humano.    

 

5ª Etapa: Jogos.

O filme inspira a realizar uma enriquecedora dinâmica com os jogos apresentados no desenho. Pode-se convidar os educandos para visualizarem nos jogos as formas geométricas ali contidas: xadrez, basquete, futebol, amarelinha, bilhar etc. A cena do jogo de bilhar, descreve os cálculos envolvidos no jogo como "sistema de retângulos e losangos". A habilidade de visualizar os ângulos na mesa de bilhar e realizar as operações matemáticas necessárias para conseguir fazer as jogadas é fantástica! 

Materiais Relacionados

1. O filme pode ser encontrado no youtube, dublado em Português, por meio do seguinte link.

 
2. No link há uma proposta de atividade em matemática.
 
3. É possível saber mais sobre o curta no link.
 
Sinopse: O Pato Donald, segurando um rifle de caça, passa por uma porta e descobre que ele entrou em um lugar chamado "País da Matemágica". Lá ele encontra árvores com "raízes quadradas", um rio com correnteza de números e um lápis ambulante que lhe desafia para um jogo da velha (e ganha). Curiosamente, uma ave geométrica recita (incorretamente) os primeiros 15 dígitos de Pi. Logo, Donald ouve uma voz que se denomina "O Verdadeiro Espírito da Aventura", que o guiará em sua jornada através do "País das Maravilhas da Matemática".
     
Ficha Técnica: Donald no País da Matemágica (Walt Disney) 26 de Junho de 1959  Direção: Hamilton Luske e Les Clark  Narração: Paul Frees (Espírito da Aventura – Original) Dublagem: Ronaldo Baptista  Gênero: Desenho animado  País/ano de produção: EUA. 1959   Duração: 27 min 
 

Arquivos anexados

  1. Donald no País da Matemágica (Walt Disney)

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.