Conteúdos

Dom Casmurro – Machado de Assis

Objetivos

Compreender Dom Casmurro como um romance que ultrapassa os cânones do Realismo-Naturalismo brasileiro.
Compreender de que maneira a escolha do foco narrativo é determinante para a interpretação de Dom Casmurro.
Por meio da leitura e análise da obra, promover reflexões e debates acerca do conceito de verdade versus aparência de verdade.

Anter de dar início às etapas abaixo, consulte a aba Para Saber Mais.

1ª Etapa: Introdução ao contexto histórico do Realismo-Naturalismo e à obra de Machado de Assis

Divida a classe em 5 grupos e proponha que cada um deles escolha dois tópicos para pesquisa sobre o Realismo-Naturalismo no Brasil e sobre Machado de Assis e sua obra. Para tanto, peça que acessem os links sugeridos nos itens 5 e 6  de “Para organizar seu trabalho”. Os tópicos sugeridos para pesquisa são os que seguem:

• Realismo-Naturalismo no Brasil

• Autores do Realismo-Naturalismo brasileiro

• Obras escritas por machado de Assis

• Características das obras de Machado de Assis

• Dados biográficos

• Iconografia de Machado de Assis e Carolina Novaes M. de Assis

• Exposição “Rua Cosme Velho, 18”

• Estudos e artigos sobre o autor

• A obra Dom Casmurro

• Personagens principais de Dom Casmurro

Realizada a pesquisa, reserve 2 aulas para que os alunos exponham o resultado dela para o restante do grupo.

2ª Etapa: Leitura da obra

Junto com os alunos, inicie a leitura da obra, cujo acesso pode ser obtido no item 1 de “Para organizar seu trabalho”. Para essa atividade, sugere-se a leitura compartilhada com os alunos, dinâmica que consiste em dividir, com o grupo, a leitura do livro. Em conformidade com o perfil da turma, solicite, aos poucos, a leitura dos capítulos para casa. Reserve de 2 a 3 semanas para essas atividades cuidando para que, após cada leitura realizada em casa pelos alunos, sejam feitas complementações em sala de aula.

Quando ler o primeiro capítulo junto com a turma, proponha a seguinte questão para os alunos:

• Quem conta a história, um narrador em primeira ou em terceira pessoa?

• Há no romance uma ambigüidade em relação ao olhar do narrador. Em que a escolha do foco contribuiria para essa ambigüidade? Por quê?

Peça para os alunos escreverem as respostas e, em seguida, solicite a leitura de algumas delas.

Ao longo da leitura do romance faça questionamentos como:

• A acusação do narrador em relação à traição de Capitu estaria relacionada ao ciúme e insegurança de Bentinho? Por quê?

• O reduzido contato de Bentinho com outras mulheres além da mãe dele e de Capitu contribuiria para o perfil que ele traça desta última personagem?

Nas complementações para os alunos, durante as leituras compartilhadas e discussões em classe, sugere-se que  sejam feitas as seguintes observações:

• O narrador que se apresenta para o leitor, no início do livro, é Dom Casmurro, que sobreviveu a uma história de amor com final trágico. Mas o nome dele é Bento Santiago. O apelido “Dom Casmurro” lhe foi dado por um rapaz do trem, que ele conhecia de “vista e de chapéu”.

• Por pensar que foi traído por Capitu, sua esposa, e pelo melhor amigo, Escobar, Dom Casmurro encontra-se emocionalmente mutilado quando narra sua história. No início romance, mostra-se como um velho amargurado que quer acertar as contas com o passado e provar que não errou quando não reconheceu Ezequiel como filho e quando expulsou Capitu de casa, fazendo-a morar no exterior.

• Aos poucos, Bento vai apresentando ao leitor as reminiscências do passado: ficamos sabendo quem era sua família, quem era a vizinha Capitu, como ficou amigo de Escobar, como se tornou advogado etc.

• Bentinho é um narrador persuasivo, que constrói um retrato de Capitu como mulher infiel. No entanto, ele narra apenas suas impressões sobre os fatos. Empresta a eles aparência de verdade porque quer se convencer da justiça de sua causa.

• Durante muito tempo, no Brasil, os leitores concordaram com Dom Casmurro e acreditaram que Capitu havia realmente traído o marido. No entanto, na década de 50, uma escritora americana, Hellen Caldwell, fez uma leitura bastante convincente sobre o romance. Na obra, a autora argumenta que Capitu é inocente do adultério e tenta provar que a visão que os leitores formaram de Capitu era, se não de todo, em parte, inadequada.

• A partir daí, os leitores começaram a enxergar um lado do narrador que não haviam visto até então: Dom Casmurro é um advogado que tenta provar a culpa de Capitu. Para tanto, utiliza-se de argumentos bastante convincentes.

A ambigüidade sobre a traição ou não de Capitu, no entanto, nunca vai se desfazer, e um dos recursos que o narrador utilizou habilmente foi contar a história do ponto de vista dele. Ele é um narrador parcial e conta apenas o que vê e sente.

 

3ª Etapa: Atividades

Mesmo realizadas essas observações, devemos considerar a possibilidade da culpa de Capitu, já que, do ponto de vista lógico, a traição pode ter ocorrido. Como vimos, esse é um romance que pode promover intensos debates acerca da traição da mulher de Bentinho.

Organização do debate:

• Divida a classe em dois grupos: os que defendem que Capitu traiu e aqueles que querem provar a inocência da personagem.

• Na seqüência, peça para os alunos selecionarem criteriosamente trechos do livro que sirvam de argumentos para a defesa dos pontos de vista em questão.

Marque um dia para a apresentação do debate. Se possível, convide outras turmas para vê-lo.

• Lembre aos alunos, no entanto, de que eles devem evitar posições extremadas na defesa das teses e que, o que importa, não é o fato de Capitu ter traído ou não o marido, mas as reflexões que a leitura do livro proporciona.

• Desse modo, a função do debate relaciona-se mais com os exercícios de oratória e retórica, como, por exemplo, a qualidade dos argumentos lógicos utilizados pelos alunos e a maneira de eles se expressarem do que com a questão da traição ou não de Capitu. 

Algumas observações que podem ser realizadas quando da finalização do debate:

• A questão da dúvida sobre o que conhecemos sobre as pessoas e o que elas realmente são.

• O conceito de verdade absoluta, visto que, do ponto de vista lógico, jamais sabemos se Capitu traiu ou não o marido, como mencionado anteriormente.

• O fato de essas questões surgirem em função de o livro ser uma obra aberta, cuja estrutura impede que o essencial do significado deixe-se transparecer para o leitor.

Materiais Relacionados

Leia Dom Casmurro na íntegra

Para um estudo sucinto da obra clique aqui.

Obtenha informações confiáveis sobre a vida e a obra de Machado de Assis, acessando aqui.

Conheça um belo artigo da atriz Fernanda Montenegro sobre a personagem Capitu, clicando aqui.

No site da Academia Brasileira de Letras, há informações preciosas sobre a vida e a obra de Machado de Assis. Para obtê-las, clique aqui.

Fique bem informado sobre Dom Casmurro e o Realismo-Naturalismo no Brasil.

Idealização e Edição Final NET EDUCAÇÃO | Plano de aula: Dom Casmurro. Profa. Ms. Evaneide Nóbrega de Albuquerque.

Arquivos anexados

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