Conteúdos

Neste plano de aula, sugerimos uma revisão sobre os principais hormônios, onde são produzidos e suas funções no corpo humano. É possível utilizar um quiz (plataforma Kahoot) ou a confecção de um mapa mental analógico ou digital. Após essa retomada, é possível iniciar com questionamentos e com o levantamento dos conhecimentos prévios sobre doenças crônicas não transmissíveis – diabetes mellitus.

Objetivos

  • Relembrar o funcionamento metabólico e os principais hormônios produzidos, bem como suas respectivas funções no organismo;
  • Compreender o que são doenças crônicas não transmissíveis;
  • Conhecer os tipos de d

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Relembrar os principais conceitos de metabolismo, produção de hormônios e suas funções;
  • Doenças crônicas não transmissíveis;
  • Tipos de diabetes; e
  • Trabalho de levantamento de dados e divulgação de informações junto à comunidade escolar.

Palavras-chave:

Biologia.

Previsão para aplicação:

 3 aulas (50 min/aula).

Neste plano de aula, sugere-se que seja feita uma revisão sobre os principais hormônios, onde são produzidos e suas funções no corpo humano. Após essa retomada, é possível iniciar com questionamentos e com o levantamento dos conhecimentos prévios sobre doenças crônicas não transmissíveis – diabetes mellitus.

Utilize alguma estratégia de anotação para registrar e retomar no momento da consolidação da aprendizagem. A sugestão é utilizar uma plataforma digital em formato de mural ou o próprio quadro.

1ª Etapa: Relembrar metabolismo

Inicie este momento relembrando como funcionam as vias metabólicas: anabolismo e catabolismo. Para apoiar este momento, pode ser utilizado o vídeo Introdução ao metabolismo, anabolismo e o catabolismo | Energia e enzimas | Biologia | Khan Academy – YouTube.

Acesso em: 24 de outubro de 2023.

Relembre sobre os principais hormônios e suas funções em nosso organismo, utilizando algum instrumento para fazer anotações trazidas pelos alunos.

Após relembrar metabolismo e os principais hormônios produzidos em nosso organismo, faça questionamentos com foco na insulina, pois ela irá guiar os estudos e o aprofundamento sobre diabetes. Veja abaixo sugestões de perguntas:

  • O que é a insulina?
  • Em qual órgão ocorre a produção de insulina?
  • Qual a função da insulina no organismo humano?
  • Quando alguém tem produção insuficiente ou má absorção de insulina, vocês sabem qual tipo de doença a pessoa desenvolve?

Para as perguntas realizadas acima, pode utilizar um quiz (sugestão: utilizar Kahoot), agrupando os alunos de maneira produtiva. Desta forma, a retomada fica mais dinâmica, interativa e significativa.

2ª Etapa: Doenças crônicas não transmissíveis – diabetes mellitus

Para dar sequência à aula e aprofundar sobre diabetes mellitus, oriente os alunos para uma aula invertida, na qual eles devem procurar sobre doenças crônicas não transmissíveis, com foco em diabetes. Na sequência, faça uma roda de conversa e questione os alunos acerca dos seguintes pontos:

  • O que é Doença Crônica Não Transmissível (DCNT)?
  • Quais as principais DCNTs?
  • Já ouviram falar sobre PNPS (Política Nacional de Promoção da Saúde)?
  • Diabetes é uma DCNT?
  • Quais as principais causas de DCNTs?
  • Na família de vocês existem casos de DCNTs? Qual/quais delas? É um fator genético ou desenvolvido por fatores como sedentarismo, tabagismo e estresse?

Para finalizar este momento e iniciar a próxima aula, construam um mapa mental colaborativo, utilizando o material a seguir:

DCNTs e Fatores de Risco | ACT BR.

Acesso em: 24 de outubro de 2023.

3ª Etapa: Diabetes mellitus

Sugerimos que inicie com um brainstorm (discussão em grupo) junto aos alunos, com o seguinte questionamento: “O que é diabetes?”. Registre no quadro o que é falado pelos alunos.

Após esse momento inicial, o professor pode utilizar o vídeo Você sabe o que é diabetes? do canal SBDCast – Diabetes Play.

Acesso em: 24 de outubro de 2023.

Apresente o material aos alunos e peça que anotem conceitos importantes, como:

  • Glicemia: quantidade de glicose presente no sangue.
  • Hiperglicemia: aumento excessivo de glicose no sangue, que pode ocorrer por dois fatores: produção insuficiente de insulina no corpo e resistência das células do corpo à ação da insulina – má absorção da insulina.
  • Insulina: hormônio responsável por retirar a glicose do sangue e enviá-lo para dentro das células. Esse hormônio é produzido pelo pâncreas.

Após apresentar os conceitos, chega o momento de tratar dos tipos de diabetes:

  • Diabetes tipo 1: Hereditária. Em algumas pessoas, o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta. Logo, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo.  Como resultado, a glicose fica no sangue em vez de ser usada como energia.

Esse é o processo que caracteriza o tipo 1 de diabetes, que concentra entre 5% e 10% do total de pessoas com a doença. O tipo 1 aparece, geralmente, na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Essa variedade é sempre tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.

  • Diabetes tipo 2: O tipo 2 aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz; ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia. Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o tipo 2, que se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar.

Dependendo da gravidade, ele pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose.

  • Diabetes gestacional: Durante a gravidez, para permitir o desenvolvimento do bebê, a mulher passa por mudanças em seu equilíbrio hormonal. A placenta, por exemplo, é uma fonte importante de hormônios que reduzem a ação da insulina, responsável pela captação e utilização da glicose pelo corpo.

O pâncreas, consequentemente, aumenta a produção de insulina para compensar esse quadro. Em algumas mulheres, entretanto, o processo não ocorre como deveria, e elas desenvolvem um quadro de diabetes gestacional, caracterizado pelo aumento do nível de glicose no sangue.

Quando o bebê é exposto a grandes quantidades de glicose ainda no ambiente intrauterino, há maior risco de crescimento excessivo (macrossomia fetal) e, consequentemente, de partos traumáticos, hipoglicemia neonatal e até mesmo de obesidade e diabetes na vida adulta.

  • Pré-diabetes: O termo “pré-diabetes” é usado quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas não o suficiente para um diagnóstico de diabetes tipo 2. Obesos, hipertensos e pessoas com alterações nos lipídios estão no grupo de alto risco.

É importante destacar que 50% dos pacientes nesse estágio “pré” vão desenvolver a doença. O pré-diabetes é especialmente importante por ser a única etapa que ainda pode ser revertida ou que permite retardar a evolução para o diabetes e suas complicações.

O pré-diabetes, se não tratado, pode prejudicar nervos e artérias, favorecendo diversos outros males, a exemplo de infarto e derrames. A mudança de hábito alimentar e a prática de exercícios são os principais fatores de sucesso para o controle. Ninguém morre de diabetes, e sim do mau controle da doença.

Após trabalhar com os alunos os tipos de diabetes, sugerimos dois podcasts e um vídeo:

Sintomas do Diabetes | #SBDCast – Diabetes Play

Como é feito o diagnóstico do diabetes #SBDCast – Diabetes Play

ADJ – Diabetes nas escolas 4 – Alimentação – YouTube

Acessados em: 24 de outubro de 2023.

Após ouvirem os podcasts e assistirem ao vídeo, a aula pode ser finalizada com a criação de um mapa mental sobre diabetes mellitus.

4ª Etapa: Diabetes em sua comunidade escolar

Professor, nesta etapa solicite aos alunos que formem grupos e elaborem um formulário, utilizando o Google formulários, a fim de realizar um levantamento do número de pessoas que possuem diabetes na comunidade escolar (alunos, responsáveis, professores, gestão escolar, merendeiras, responsáveis pela limpeza etc.). Sugestões de perguntas para os formulários:

  • Você sabe o que é diabetes?
  • Você tem diabetes?
  • Conhece alguém que tem diabetes?
  • Você sabia que a diabetes pode levar ao desenvolvimento de doenças cardíacas?
  • O que fazer para prevenir a diabetes?
  • Conhece os sintomas da diabetes?

Após os resultados obtidos, os alunos devem construir, em grupo e em sala de aula, gráficos com as respostas obtidas para a partir disso produzirem conteúdos informativos.

Podem ser infográficos ou podcasts com algum profissional de saúde ou uma pessoa que tenha diabetes.

Nesta atividade, cujo formato ficará a critério do professor, de acordo com o perfil da turma, devem constar dados da pesquisa realizada com a comunidade escolar – exemplo: de acordo com o formulário respondido pela comunidade escolar, 5% dos alunos entre 12-15 anos possuem diabetes tipo 1; 50% dos alunos que responderam conhecem alguém com diabetes etc.

É importante ainda que os resultados obtidos na pesquisa sejam divulgados junto à comunidade escolar, bem como informações acerca de sintomas, causas, prevenção e o que fazer em caso de sintomas de diabetes.

Materiais Relacionados

Acesso em: 19 de outubro de 2023.

Acesso em: 19 de outubro de 2023.

Acesso em: 23 de setembro de 2023.

Plano de aula elaborado pela professora Larissa B Gallo Astolfi.

Coordenação Pedagógica: professora dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: Freepik.com

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